Tipos de telhas: conheça os principais e veja fotos

Se você está construindo ou apenas reformando sua casa – e pretende mudar o telhado – é fundamental conhecer os tipos de telhas e suas características.

Escolher corretamente o tipo de telha em um telhado pensado junto com a arquitetura da casa irá proporcionar conforto térmico, iluminação adequada e sofisticação à sua habitação.

Uma escolha incorreta das telhas e um telhado mal executado podem obrigar você a ter que refazer todo o telhado. Por isso, é preciso ter alguns cuidados para não errar na hora de criar o seu projeto.

Tipos de telhas

Você precisa pensar o tipo de telha desde o início, e não quando a casa estiver quase pronta, pois cada projeto possui um estilo e um conceito particular. 

É fundamental seguir a inclinação do telhado segundo as especificações de cada tipo de telha; observar se o material desejado é compatível com o clima da região e com o modelo do telhado, pois algumas telhas resistem às intempéries enquanto outras podem não resistir a uma ventania muito forte.

Enfim, leia esse artigo até o final para aprender mais sobre os tipos de telhas mais utilizados e suas características.

VEJA TAMBÉM: Como decorar uma kitnet ganhando espaço

#1. Cerâmica

tipos telhas ceramicas

A telha de cerâmica é a mais comum no Brasil. É um tipo de telha que possui manutenção barata, é fácil de limpar e que proporciona um bom isolamento térmico.

Existem diversos tipos de telha cerâmica. As mais utilizadas são a francesa, portuguesa, romana, colonial e plan. O formato é a principal diferença entre elas.

A telha francesa, ou Marselha, é utilizada em telhados com uma inclinação maior, sendo indicada para locais afetados por ventos fortes. Em média, uma telha francesa custa 1,75 reais.

Atelha portuguesa é a mais indicada para  telhados ondulados por possuir uma de suas metades arredondadas. Custa em média 1 real. Já a telha romana é toda plana e fácil de encaixar, sendo das telhas mais baratas do mercado. Em média, custa 0,89 centavos cada telha.

De formato côncavo, a telha colonial é a ideal para regiões com muita chuva pois tem um modo de assentamento que permite um melhor escoamento de água.  O custo médio é de 1 real a unidade. Por fim, temos a telha plan, que é muito parecida com a telha colonial, mas tem formato reto. Você encontra a partir de 1 real a unidade.

Mesmo com formatos diferentes, todas elas medem 23,5 centímetros de comprimento, com exceção das telhas plan e colonial que possuem a metade do tamanho das demais. Portanto, são necessárias cerca de 15 a 18 telhas de cerâmica para cobrir um metro quadrado. A inclinação mínima recomendada para telhas cerâmicas é de 30%.

No entanto, como é uma telha mais pesada, você vai ter que investir em uma estrutura mais resistente, o que certamente aumentará os custos de construção.


#2. Concreto

tipos telhas concreto

A telha de concreto, ou telha de cimento, como também é conhecida, é recente no mercado e ainda pouco utilizada. Mas ela vem aos poucos ocupando espaços pelas suas vantagens. 

Composta por uma mistura de cimento e areia, é uma telha durável que proporciona conforto térmico, tendo uma variedade de formas e sendo encontrada em várias cores, como verde, vermelho, cinza, café, marfim, entre outras.

O consumo é de 10 a 15 unidades por metro quadrado e a inclinação mínima é de 30 a 35%. 

É uma telha mais impermeável que a telha de cerâmica, mas é mais pesada, necessitando de estruturas reforçadas para o telhado. Outra desvantagem é que possui baixa resistência aos ventos. Em média, cada telha custa 1,40 reais.


#3. Esmaltada

tipos telhas esmaltada

É uma telha feita de cerâmica mas que recebe uma camada colorida chamada vítrea. Esse processo garante maior durabilidade e resistência à telha, além de oferecer uma grande variedade de cores.

Ao deixar a cerâmica mais impermeável, o telhado fica mais resistente a infiltrações e ao crescimento de fungo e mofo.

Cada lado da telha esmaltada pode levar cores diferentes, sendo o tipo de telha ideal em telhados sem forro, por permitirem visualizar o telhado da parte de dentro da casa. Ou seja, é possível combinar o lado externo com a fachada e o interno com a decoração.

Porém, a parte ruim é que vai custar mais que uma telha simples de cerâmica, com um preço médio que varia de 2,10 a 3 reais a unidade.


#4. Tipos de telhas: Vidro

tipos telhas vidros

A telha de vidro proporciona leveza e permite a entrada de luz natural. Geralmente, é utilizada em combinação com a telha de cerâmica ou concreto, por isso se encontra nos mesmos modelos que essas duas.

Para aproveitar a luz natural, precisa ser colocada em casas sem forro. A desvantagem é que é uma telha frágil e que trinca com certa facilidade.


#5. Translúcida (fibra de vidro)

tipos telhas translucidas

A telha translúcida é uma alternativa mais barata que a própria telha de vidro.  Feita de fibra de vidro, é encontrada no modelo translúcido ou até mesmo transparente, podendo ser colorida ou não. A vantagem desse tipo de telha é que é mais leve e fácil de manusear.

Flexível e bastante resistente, é muito usada nas indústrias por proporcionar luz natural e economizar energia elétrica.


#6. Fibrocimento

tipos telhas fibrocimento

É uma telha muito popular, também conhecida como telha Brasilit e telha Eternit. O fibrocimento veio para substituir o amianto, que era utilizado para fabricar telhas onduladas, mas que traz alto risco à saúde humana.

É uma telha leve, durável, barata e resistente, que não precisa de uma estrutura de sustentação reforçada.

Outra vantagem é que esta telha pode ser instalada em locais com pouca inclinação (mínima de 15%). A principal desvantagem é que a telha de fibrocimento absorve muito calor e pode deixar a casa quente. A solução para isso, no entanto, é simples: basta construir um forro ou uma laje.

Esse tipo de telha é comercializada em placas com 1,22 metros de largura por 2,44 de comprimento, sendo  possível encontrar em diversos modelos e espessuras.

O preço de uma telha de fibrocimento com 6 milímetros de espessura e na medida de 1,53 por 0,92 centímetros é, em média, de R$ 28.


#7. Calhetão

tipos telhas calhetao

É uma telha feita de fibrocimento, mas, ao invés de ser ondulada, possui um formato diferente e grande comprimento. Muito utilizada na década de 1980, hoje não se vêem muitas construções com cobertura em calhetão.

Por ser uma telha comprida, permite que o telhado tenha uma inclinação reduzida, no mínimo 5%.

Resistente, durável e leve, é muito usada em vãos livres, entre 3 e 9 metros, como galpões industriais, escolas, estacionamentos e clubes. Tem espessura de 8mm.


#8. Tipos de telhas: Fibra vegetal (telha ecológica)

tipos telhas fibra vegetal

Leve, fácil de instalar e resistente às intempéries, esse tipo de telha tem vindo a substituir as opções de amianto, mas com a vantagem de ser ecologicamente sustentável.

Criada a partir de camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume e protegidas por resina, é encontrada em diversas cores, como vermelho, verde, preto e marrom.


#9. PET 

tipos telhas pet

Outra telha ecológica, feita a partir de materiais reciclados. Como o próprio nome sugere, ela é feita a partir de garrafas PET. Resistente, durável e leve, esse tipo de telha não exige estrutura reforçada, o que faz diminuir o custo total de construção do telhado. 

A telha PET suporta altas temperaturas e não é porosa como a telha de cerâmica, o que reduz a permeabilidade e a criação de mofo ou fungo. Versátil, é possível encontrar a telha PET em modelos parecidos aos de cerâmica, e nas opções colorida e translúcida.


#10. Tipos de telhas: PVC

tipos telhas pvc

A telha de PVC é leve, versátil e pode ser encontrada em diferentes formatos e cores. Fácil de limpar e de instalar, é vendida em placas moldadas em estilo colonial ou em modelo ondulado. 

Feita de material resistente ao fogo e às intempéries, a sua desvantagem é que ela pode aquecer demais o ambiente, pois não possui um bom isolamento térmico (e acústico também), sendo necessário colocar uma manta entre o telhado e forro. 

A telha de PVC é mais cara que a telha de fibrocimento e a de cerâmica, custando em média 75 reais uma peça que mede 2,30 por 0,86 centímetros.


#11. Policarbonato

tipos telhas policarbonato

A telha de policarbonato é leve, maleável e resistente ao fogo, entrando na lista das telhas translúcidas e transparentes. Muito resistente e durável, é muito utilizada para a cobertura de áreas externas, ou para criar áreas de luz dentro da habitação.

Possui eficiente proteção térmica e uma cobertura de proteção UV (ultravioleta), o que garante uma vida útil maior que a tenha de vidro ou PVC. É uma ótima opção à telha de vidro, que é mais frágil.

No entanto, é preciso ter cuidado na hora de limpar, para não corroer ou riscar as chapas. Por isso, nunca se deve usar produtos abrasivos. É uma ótima alternativa à telha de vidro, que é mais frágil.


#12. Metálica

tipos telhas metalicas

Resistente, leve e durável, a telha metálica pode ser feita de aço, cobre, alumínio ou uma mistura de diferentes metais. Uma de suas grandes vantagens é que ela pode cobrir grandes áreas por causa do tamanho de cada unidade – pode chegar a mais de 4 metros de comprimento -, sendo mais utilizada em construções industriais ou comerciais. Dependendo do material, possui uma durabilidade de médio a longo prazo.


#13. Galvanizada (telha de zinco)

telhas galvanizadas

Altamente durável e resistente, a telha galvanizada é fabricada com aço e revestida com uma mistura de alumínio e zinco, o que impede a corrosão e a formação de ferrugem. Uma vantagem é que ele pode ser instalada com apenas 15% de inclinação.

Uma grande desvantagem é que ela possui um isolamento térmico ruim, sendo necessário colocar um forro ou uma laje para contornar esse problema. Além disso, essa telha produz muito barulho quando está chovendo.

VEJA TAMBÉM: Cores de casas: como escolher a cor da fachada

O preço médio de uma telha galvanizada na medida de 1,03 metro por 0,98 centímetros é de 23 reais.


#14. Tipos de telhas: Gravilhada

telhas gravilhadas

A telha gravilhada é um tipo de telha metálica que combina beleza a funcionalidade. Muito parecida com a telha de estilo romana e francesa, ela é revestida com uma camada de rocha moída com acabamento cerâmico.

Ao contrário das telhas metálicas tradicionais, ela proporciona um bom conforto térmico, não irradia calor nem absorve umidade, sendo resistente às intempéries como ventos fortes, geada e neve.

Fácil de instalar, a telha gravilhada não precisa de estrutura reforçada.


#15. Termoacústica

telha termoacustica

A telha termoacústica é produzida como se fosse um sanduíche, pois possui as camadas externas de metal “recheadas” com material isolante térmico (isopor, poliuretano, lã de vidro ou lã de rocha).

A composição desse tipo de telha faz com que ela tenha um ótimo isolamento térmico e acústico, proporcionando um ambiente silencioso e com temperatura agradável.


#16. Fotovoltaica

telhas fotovoltaica

É uma telha com tecnologia nova, que está chegando agora ao mercado brasileiro. Basicamente, é uma telha de cerâmica com células fotovoltaicas encaixadas que geram energia por meio da conversão da luz solar em eletricidade. Para isso, toda a fiação passa por baixo do telhado e se conecta com um conversor.

A geração de energia é de 3kw por 40 metros quadrados de telhado, energia suficiente para uma família. No entanto, prepare-se para gastar porque ainda tem um custo muito alto esse tipo de telha.

Conclusão

Hoje você ficou sabendo quais são os principais tipos de telhas existentes no mercado e suas principais características. Viu também como é importante pensar o telhado junto com o projeto geral da casa.

Percebeu também que clima, modelo e inclinação do telhado são aspectos que devem ser observados quando for escolher um tipo de telha. 

Se você gostou de ficar sabendo tudo sobre as telhas existentes no mercado, partilhe esse artigo com seus amigos e familiares. Não se esqueça de curtir e deixar o seu comentário!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *