ALVENARIA ESTRUTURAL PARA OBRA RESIDENCIAL

A alvenaria estrutural hoje é a referência na construção de casas, ela ganhou espaço por volta da década de 1990, disseminada na construção de blocos residenciais.

ALVENARIA ESTRUTURAL PARA OBRA RESIDENCIAL
Este novo sistema usa de peças industrializadas, seu tamanho e peso são de fácil manuseio e são ligadas entre si por argamassa, para formar a alvenaria. São simples blocos de concreto que além de ter a função de vedar a casa, foram projetados para suportar o peso das próprias paredes, da laje e por ai vai. Ela é somente feita para que se possa aumentar a casa, ou seja, ter outros andares.

Hoje ela tem sido muito escolhida pelas construtoras, pois torna a obra mais barata e mais rápida. Ele hoje pode ser usado para sobrados, edifícios, casas e outros.

Mas como ela se torna a estrutura da casa, ela não pode ser quebrada, no caso de querer reformar ou abrir uma porta aqui e ali.

É um sistema construtivo de fácil execução, o que faz com que não se precise de muita mão de obra e pouca sobra de material. A alvenaria tem boas condições de durabilidade, desempenho térmico, estética e acústica. Quando a obra a ser realizada com a mesma é bem planejada e executada, há uma velocidade maior para o termino da obra e a baixa quantidade na mão de obra. Dá uma dupla função as paredes, de resistência e vedação.

Veja Agora: Catálogos de modelos de casas 2017

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens:

• A execução da obra é mais simplificada, ou seja, ela fica mais rápida já que os blocos já vêm prontos.

• Facilidade para treinamento de uma nova mão-de-obra.

• Há uma chance de se reduzir a quantidade da mão-de-obra na parte de estruturação da casa.

• É bem mais simplificada a forma de fazer a instalação elétrica e hidráulica da casa.

• Há também uma redução considerável no gasto com aço e concreto.

Desvantagens:

• Você acaba por ter um sistema arquitetônico mais limitado. Como as paredes são blocos inteiros e não podem ser abertos, não há como trazer novidades para dentro de casa.

• Se no futuro, você quiser fazer algumas mudanças nos locais das paredes, ou intervenções na edificação, fica impossibilitado de realizar.

• Fica sem poder fazer a mudança de uso do prédio, por exemplo, se você usa o prédio como residência, você fica impossibilitado de fazer a mudança para uso comercial.

TIPOS DE ALVENARIA

Na alvenaria estrutural, os blocos que os montam podem vir a ser de cerâmica e de concreto. Eles são sempre mais alongados para a vertical e vazados, eles não tem fundo. Quando se é feito o trabalho é utilizado o meio do bloco para que se possa fazer a amarração.

Elas funcionam como encaixe, e devem sempre seguir o modelo uma da outra, principalmente as partes das paredes que se encontram os cantos.

Dá-se para dividir os tipos em alvenaria em três: Alvenaria Estrutural Armada, Alvenaria Estrutural Não Armada e Alvenaria Estrutural Parcialmente Armada, vamos as explicações:

I. Alvenaria estrutural armada: É aonde os blocos vêm os vazados na vertical, eles são preenchidos com graute (micro concreto de fluidez elevada) que envolve as barras e fios de aço.

Eles são utilizados em construções com até 20 andares. Normalmente eles são feitos com feitos em material cerâmico ou concreto, o tamanho do bloco eu seja usado na obra é definido quando esta se montando o projeto, pois há a necessidade de planejamento de cada parede.

II. Alvenaria estrutural não armada: É uma estrutura para suporte das paredes, mas sem a armação. O reforço para a montagem deles é colocada nas cintas, contra-vergas, vergas e na armação entre as paredes das vigas horizontais, isso somente para que evite futuras fissuras na obra. Este tipo de sistema é o mais utilizado hoje em dias para edificações com no máximo 8 andares.

III. Alvenaria estrutural parcialmente armada: Nesta, é possível usar a alvenaria armada e a não armada na construção, quando se decide por uma, a outra completa o que faltou, a famosa estrutura mista. Dá para incluir também madeira, aço, concreto e outros. Este tipo é mais utilizado quando a obra tem no máximo 5 andares, pois também é extremamente econômico.

Ele vem com grandes limitações e para a sua construção ou mudanças futuras na construção é preciso ter cuidados, pois a carga restante que esta para cima, deve continuar sendo vem distribuída.

FALANDO UM POUCO SOBRE GRAUTE

O graute é muito usado na obra, então caso apareça este nome estranho, é bom estar familiarizado.
Graute é uma mistura de vários materiais, na verdade são os mesmos materiais que usamos para fazer o concreto tradicional, a diferença entre os dois está no tamanho do agregado e na quantidade de cimento e água.

Sua aplicação é feito entre os blocos de concreto, no vazado deles. Seu objetivo é proporcionar a união entre a armadura e a alvenaria independente do tipo de alvenaria escolhido. E também com o intuito de aumentar a resistência da parede.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *