Tipos de piscinas: conheça os principais e escolha o melhor para sua casa

Quem não gostaria de ter uma bela piscina em casa? Curtir momentos agradáveis com amigos e familiares na área de lazer, tomar aquele banho refrescantes nos dias quentes do verão, é o sonho de qualquer pessoa. Conheça os principais tipos de piscinas!

Tipos de piscinas: conheça os principais

Se você está pretendendo realizar esse sonho, é bom conhecer os tipos de piscinas que existem no mercado, os materiais mais utilizados, as vantagens de cada modelo e também os custos envolvidos. Continue lendo esse artigo para poder avaliar qual a melhor opção para o seu projeto.

Em primeiro lugar, você terá que confirmar se tem espaço suficiente e apropriado em sua casa para uma construção desse tipo. Por isso, será necessário um bom projeto de arquitetura.

Vamos ver agora os tipos de piscinas!

Piscinas de concreto/alvenaria 

piscina de concreto

A piscina de alvenaria traz grande versatilidade ao seu projeto porque pode ser projetada em qualquer tamanho, formato ou profundidade, podendo ser encaixada em qualquer local adequado do terreno. Por isso é sempre uma ótima opção para quem deseja uma piscina única.

Além do mais, podem ser utilizados vários acabamentos, como azulejos, pedras e pastilhas, sendo este último o mais popular de todos.

VEJA TAMBÉM: Vantagens de uma cozinha com ilha

Embora a durabilidade de uma piscina de alvenaria seja bastante grande, passando dos 30 anos, se for um projeto muito bem executado, esse tipo de piscina é mais vulnerável a vazamentos, muitas vezes causados pelo adensamento do solo ao seu redor que forma pequenas fissuras no concreto.

Por isso esse tipo de piscina precisa ser muito bem impermeabilizada, o que pode ser feito com argamassa ou manta asfáltica.

A piscina de alvenaria é uma das mais caras do mercado, sendo superada apenas pelas piscinas de vidro. Outra desvantagem é que leva mais tempo para construir que os outros modelos.

Manutenção de piscinas de alvenaria

Com a piscina cheia, para proceder à sua limpeza, é preciso inicialmente verificar se existem algas na água. Se houver, é necessário eliminar estes micro-organismos ANTES de aspirar a piscina. Aplique então um algicida, nas dosagens recomendadas na embalagem, escove bem toda a superfície da piscina e aguarde a reação do produto indicada pelo fabricante nas instruções.

Na sequência, com o equipamento apropriado, que é o rodo aspirador, deve-se aspirar o resíduo sólido no fundo da piscina e, a seguir, peneirar as sujeiras. No final, limpe as bordas da piscina com o produto apropriado, que deve ser biodegradável, de pH neutro e sendo absorvido pela água.

A piscina não mancha se você usar cloro para limpar, mas com algicidas a base de cobre sim, por isso tenha cuidado. Pode-se utilizar escova de aço para limpeza mais pesada.

Cuidados no inverno

Dificilmente alguém se atreve a mergulhar na piscina nas épocas mais frias do ano, mas não é por isso que se deve descuidar, pois pode sair muito caro não limpar a piscina nessa época do ano.

A manutenção não precisa ser tão intensa como no verão durante o período do inverno, podendo utilizar alguns produtos de uso diário no verão apenas uma vez por semana, assim como o filtro, que também pode ser ligado por menos tempo. 

Uma dica é cobrir a piscina com uma lona, evitando que folhas e sujeiras caiam na água. Lembre-se também que piscinas são lugares propícios para o surgimento do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e por isso você é preciso estar atento para que tal não aconteça.

Uma das vantagens da piscina de alvenaria em relação aos outros modelos é que ela pode ser esvaziada no inverno, mas essa pode ser uma prática de custos elevados por causa do preço da água. 


Piscinas em fibra de vidro

piscina fibra vidro

Esse modelo é de baixo custo e fácil manutenção. Para quem busca economia e agilidade na instalação, é a opção perfeita, pois como é uma piscina pré-fabricada, em poucos dias a obra se realiza e já está pronta para uso.

No entanto, se optar por esse tipo de piscina, os formatos e modelos são limitados, podendo escolher apenas entre os já existentes.

A parte boa é que não acumula fungos por causa sua superfície bastante lisa, sendo fácil de limpar com as sujeiras removidas com bastante facilidade.

As chances de ocorrer um vazamento são mínimas, mas são precisos alguns cuidados para que ela possa durar o máximo de tempo possível.

Mantenha a piscina sempre cheia, evitando o escoamento de água. Evite algicidas à base de cobre ao fazer o tratamento da água, pois pode causar manchas amareladas ou azuladas, e também não exagere na aplicação do cobre.

Manutenção de piscinas de fibra de vidro

  • O cloro deve ser bem diluído antes de ser aplicado, principalmente se for usar tricloro granulado, pois sua pintura é muito sensível a manchas de cloro, algicidas e também a arranhões.
  • Se depois da aplicação do cloro se formarem pedras de cloro no fundo da piscina, deve-se varrer com uma escova conectada a uma haste até que se desmanche, evitando a formação de manchas no fundo da piscina.
  • Jamais utilize escova de aço
  • Em hipótese alguma retire mais da metade da altura da água, pois são grandes as chances da piscina quebrar se não for estancada antes de retirar a água
  • Geralmente, a casa de máquina desse tipo de piscina é pequena e fácil de alagar, por isso seja muito cuidadoso no manuseio de registros e limpeza do pré-filtro.

Piscinas de Vinil

piscina de vinil

Fáceis de instalar, as piscinas de vinil possuem a mesma estrutura que as piscinas de alvenaria, sendo versáteis na hora de construir, podendo escolher o formato e a profundidade.

A única diferença em relação à piscina de alvenaria é que o vinil é usado como revestimento da parede de concreto no lugar das pastilhas ou azulejos. 

A instalação e manutenção são semelhantes às da piscina de fibra de vidro, sendo de fácil limpeza e rapidez na instalação, além dos baixos custos envolvidos. 

VEJA TAMBÉM: Tipos de laje: Conheça os principais e saiba como escolher um

As novas tecnologias vem tornando o vinil mais resistente e atualmente ele tem uma duração estimada em 10 anos. Uma das desvantagens é que o vinil é um material com o qual é preciso ter cuidados com objetos cortantes ou pontiagudos, pois pode perfurar causando vazamentos na piscina.

Os cuidados de manutenção são os mesmos da piscina de fibra de vidro. Para encher a piscina de água, é preciso um carro-pipa para não enrugar. 


Piscinas de vidro 

piscina de vidro

Elegantes e sofisticadas, as piscinas de vidro são perfeitas para quem busca uma experiência fora do normal em termos de design de piscinas. A grande vantagem desse tipo de piscina é o valor decorativo que ela agrega à residência.

No entanto, o preço é por demais salgado, sendo preciso desembolsar uma boa grana para ter uma piscina dessas no jardim. 

A piscina de vidro exige um projeto minucioso e coerente em termos de segurança, sendo necessário instalar quadros de aço inox totalmente nivelados e planos para poder receber o vidro. 

Por ser uma piscina de vidro, você pode ficar pensando que ela é frágil. Segundo especialistas, a segurança é total, pois são utilizados vidros laminados múltiplos, compostos por várias camadas de vidro e material plástico altamente flexível.


Piscinas de plástico portátil

piscina plastico portatil

Considerada piscina de “pobre”, a piscina de plástico vem sendo adotada por muitas famílias, pois alguns modelos chegam a ultrapassar a capacidade de 20 mil litros. 

Uma das vantagens desse tipo de piscina é que dá para desmontar no inverno, não necessitando assim da manutenção periódica que as outras piscinas necessitam.

Fáceis de instalar, as piscinas de plásticos necessitam de cuidados especiais na limpeza do local, certificando-se que não haja objetos pontiagudos ou cortantes, que podem danificar o vinil. 

Os modelos tamanho família são acompanhados de escada, bomba de filtragem da água e algumas até possuem sistema para aquecer a água.

A grande vantagem desse tipo de piscina é que ela está ao alcance de todos pelos seus baixos custos. Assim, se você não preza a “boniteza”, esse é o modelo ideal para você. 

Então, já decidiu qual é a piscina que vai instalar na sua casa para curtir adoidado os dias quentes do verão? 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *