A laje é um dos elementos estruturais em qualquer construção civil, cumprindo uma função primordial. A estrutura realiza a interface entre pavimentos de uma edificação, dando suporte às paredes, podendo dar suporte a contrapisos em construções com mais de um andar ou funcionar como teto. A seguir veja tipos de laje: conheça os principais!
Geralmente, a laje em uma edificação apoia-se em vigas que, por sua vez, apoiam-se em pilares, realizando a distribuição adequada da carga da construção.
A concepção estrutural da laje é a de uma placa em que o comprimento e a largura são muito superiores à sua espessura, com cargas transversais a ela e submetida à flexão.
Para efeito de comparação, recorde-se de como as casas sem laje, apenas com cobertura de telhas, geralmente são mais quentes e abafadas.
Para entender melhor os diferentes modelos, suas aplicações e quais as lajes ideais para cada obra, nós vamos lhe ajudar a encontrar a laje perfeita para o seu projeto.
No Brasil, predominam dois modelos macro de execução de lajes: a laje pré-moldada e a laje que é moldada no local da obra.
VEJA TAMBÉM: Erros em reformas hidráulicas: Quais são e como evitar
A laje pré-moldada geralmente é uma estrutura praticamente pronta, sendo montada in loco. Geralmente, utiliza uma ferragem treliçada, com vigas triangulares, onde são colocadas placas de materiais entre as vigas, podendo variar de acordo com o projeto.
Já a laje pré-moldada in loco é constituída de uma malha de vigas retas lançadas sobre uma forma que depois é preenchida por concreto.
Tipos de lajes: Conheça os principais
Os principais tipos de lajes utilizados são a laje maciça, laje cogumelo, laje nervurada, laje treliçada e laje alveolar.
Laje maciça

A laje de tipo maciça é a mais clássica de todas. Moldada na obra, é uma placa formada por concreto armado utilizada em pequenos vãos, onde a espessura é pequena, como residências.
Também dá para utilizar em vãos maiores, mas existe o inconveniente de aumentar excessivamente o peso da estrutura, desperdiçando material sem ganho expressivo de resistência.
Por isso, existem outras soluções para edifícios comerciais, grandes vãos e outros casos. Para edificações de estacionamento, por exemplo, a laje precisa ter uma espessura mínima de 15 cm, onde será preciso muito concreto para preencher a laje e também haverá a necessidade de reforço do resto da estrutura.
Tipos de lajes: Conheça os principais – Laje cogumelo

A laje cogumelo ou lisa tem um sistema estrutural diferente. Enquanto a tradicional laje maciça precisa de um conjunto de pilares e vigas, a laje cogumelo leva apenas pilares e capitéis. Os capitéis podem possuir diferentes formatos, sendo parecidos com cogumelos, o que acabou justificando o nome.
Ao eliminar o elemento viga no perímetro do edifício, o sistema estrutural das lajes cogumelo traz maior liberdade de iluminação e ventilação ao pavimento, permitindo que a luz que atravessa a vedação vertical com vidro alcance mais o interior.
Nos estacionamentos, subterrâneos ou não, esse tipo de laje aumenta o limite da altura dos veículos. O maior inconveniente em usar esse tipo de laje é que dá muito mais trabalho se comparado com o sistema tradicional com vigas.
Laje nervurada

A lave nervurada é formada por um conjunto de vigas “T”, onde pode haver nervuras em uma ou duas direções. É recomendada quando se deseja vencer grandes vãos sem pilares ou vigas intermediários, o que dá maior flexibilidade aos ambientes.
Dá para remodelar facilmente um espaço para escritórios ou várias salas com um conjunto de laje nervurada e paredes em gesso acartonado .
Esse tipo de laje pode ser produzida por meio de formas especiais ou então usando chapas de madeirite ou compensado associadas a blocos de EPS (poliestireno expandido).
No caso de formas especiais, essas se produzem em material plástico, com fundo curvo, agregando beleza estética e valor ao produto final.
Tipos de lajes: Conheça os principais – Laje treliçada

A laje treliçada é um dos tipos de lajes pré moldadas. É uma solução que envolve vigotes em concreto com armaduras no formato de treliça, onde são colocadas tavelas cerâmicas ou EPS, cobrindo-se no final com uma camada de concreto.
Esse tipo de laje também pode ser executada com peças de isopor, o que oferece maior conforto pelo bom isolamento térmico e acústico.
Por sua praticidade e economia, a laje pré-moldada treliçada costuma ser usada em pequenas residências e prédios de pequeno porte.
Tipos de lajes: Conheça os principais – Laje alveolar

Assim como a laje treliçada. a laje alveolar é outra solução que envolve pré-fabricados. Leva esse nome porque existem dutos ou alvéolos no interior das placas pré-moldadas que são utilizadas em sua produção.
Diferentemente de todas as outras lajes, a laje alveolar torna mais enxuto o cronograma de execução, melhorando a gestão do empreendimento de construção, podendo ser empregada em estacionamentos e grandes edifícios como depósitos.
Por um lado, não é preciso fazer o cimbramento mas, por outro, são necessários equipamentos para içar as peças.
Se for utilizada como laje de piso, assim como a treliçada, é importante fazer contrapiso de regularização.
VEJA TAMBÉM: Ideias práticas para bancadas de cozinha
Mesmo conhecendo as diferentes soluções e quais são as mais indicadas para cada tipo de projeto, ainda assim é uma tarefa complexa definir qual a melhor estrutura. Por isso é importante a ajuda de um profissional qualificado para obter uma melhor orientação.
Se esse artigo foi útil para você, partilhe com amigos e familiares. Não se esqueça de curtir e deixar o seu comentário.