Sobrado ou casa térrea: veja as diferenças e o que compensa mais

O planejamento e a construção da casa própria é um processo cheio de dúvidas. São muitas decisões a tomar, desde a escolha do terreno até o acabamento. Sobrado ou casa térrea? Se você ainda não definiu isso, vamos te auxiliar.

Por isso, é importante ter objetivos muito claros, pesar bem todas as possibilidades, para que tudo seja avaliado e analisado racionalmente por todos os futuros moradores da casa e pela equipe encarregada da construção. 

Depois que terreno foi escolhido, é hora de decidir como será a casa. E uma das maiores dúvidas é: construir uma casa térrea ou um sobrado? Nesse artigo, listamos alguns pontos que devem ser levados em consideração. As vantagens e as desvantagens de cada tipo de construção para ajudar você a decidir como será a sua casa. 

Sobrado ou casa térrea? 

A primeira coisa a fazer é dar uma boa olhada no terreno e observar o entorno do lote. Se a casa for mais baixa que as construções vizinhas, ela pode se tornar fria e úmida, por exemplo.

A seguir, deve-se considerar o tamanho da família e o estilo de vida dos moradores; a topografia e as dimensões do terreno. 

Uma casa térrea necessariamente irá demandar um terreno maior, tendo que planejar bem a distribuição dos cômodos para tornar a habitação aconchegante. No caso do sobrado, deve-se observar o relevo do terreno para aproveitar melhor o espaço e evitar gastos com terraplanagem que não sejam necessários. 

Deixando de lado as preferências pessoais, vamos analisar alguns fatores, as vantagens e as desvantagens de cada tipo de construção, começando pela casa térrea.

Casa térrea

De um modo geral, você vai economizar tempo, mão de obra, materiais de construção e também o custo dos projetos para construir uma casa térrea. Você vai perceber isso já na fase do planejamento. Já que todos os ambientes ficam no mesmo andar, a habitação pode precisar de menos banheiros. Também não será preciso gastar com escadas, evidentemente.

Uma casa térrea também não precisará de andaimes e que materiais sejam transportados para o andar de cima, sem falar que os métodos construtivos serão mais simples. A fundação e a sustentação também costumam sair mais barato que um sobrado. 

É preciso também analisar bem caso a caso os custos de construção. Se por um lado, você gasta menos com a estrutura de uma casa térrea, irá precisar de um terreno maior. Isso tem a ver com o aproveitamento do espaço. Enquanto o sobrado você pode continuar construindo para cima, numa casa você só pode expandir horizontalmente.

VEJA TAMBÉM: Cozinha integrada: dicas, decoração e fotos para te inspirar

Ou seja, para ter a mesma área útil de um sobrado, pode ser que precise de um terreno duas vezes maior para a casa. É possível que não sobre espaço para uma área de lazer. E também vai gastar o dobro na construção do telhado. 

A casa térrea, entretanto, é a melhor opção para quem dá prioridade à facilidade de locomoção. Uma construção de dois pavimentos vai precisar de escadas, que representam perigo maior de queda para idosos e crianças. 

Vantagens de casa térrea

  • Um dos maiores atrativos é o custo. A mão de obra é mais barata e os métodos construtivos são bem mais simples;
  • Acessibilidades: não causa problemas de locomoção para crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Atividades como mudança de móveis e circulação são mais fáceis;
  • A construção será mais rápida, já que só tem um pavimento;
  • A estrutura da casa térrea pode ser muito mais leve, economizando na fundação e nos custos com a estrutura;
  • Caso o terreno ajude, a distribuição dos ambientes pode ser uma aliada no conforto térmico da residência, onde a ventilação e a iluminação dos ambientes poderão ser melhor aproveitados;
  • Maior integração com outros ambientes, como o quintal, área verde ou área de recreação. 

Desvantagens de casa térrea

  • Em terrenos pequenos, a distribuição dos ambientes pode ser dificultada, limitando o aproveitamento dos espaços;
  • Haverá menos espaço externo para jardim, área de lazer, piscinas;
  • Falta de vista lateral, uma vez que tudo o que se irá ver dos dois lados da casa são paredes. Para muita gente, este é um aspecto muito importante;
  • O aspecto visual pode não ser tão atrativo como num sobrado, por ser térreo e possuir pouca visibilidade da rua.

Sobrado

Você quer ter uma casa mais ampla mas o terreno não ajuda? O sobrado pode ser a solução. Dá para ter um bom aproveitamento do espaço, distribuindo os ambientes em dois pisos e ainda liberando espaços no terreno, se for o caso, nesse tipo de construção. 

Outra vantagem tem a ver com a privacidade. Um casa com dois andares permite separar com mais facilidade o espaço para visitas da área privada da família. Geralmente, os dormitórios ficam no pavimento superior, enquanto ás áreas comuns como sala, cozinha, área de lazer e outros na parte térrea, 

O sobrado também pode permitir a execução de uma fachada mais moderna e arrojada. No entanto, é preciso considerar que investir na estética arquitetônica irá aumentar os custos da obra, sem falar que se gasta mais também com o reforço dos alicerces e fundações. 

Regra geral, os custos de construção de um sobrado são de 10% a 12% maiores que os de uma casa térrea. O tempo de construção também aumenta com o escoramento da laje superior, acrescentando cerca de um mês a mais de gastos com mão de obra. 

Como o projeto de construção de um sobrado é diferenciado, você acaba pagando mais com a mão de obra. Também deverão receber tratamento diferenciado as fundações, colunas, lajes e outras estruturas. 

Construir um sobrado é útil quando se necessita construir uma casa muito grande e o terreno não permite. Nestes casos, um segundo piso vai duplicar o espaço disponível, permitindo construir uma casa grande em um espaço relativamente pequeno.

Como já se referiu anteriormente, o sobrado tem o problema das escadas, que podem dificultar a locomoção de idosos, crianças e pessoas com deficiência. Por outro lado, a altura da edificação irá favorecer uma melhor ventilação e, muitas vezes, uma vista mais ampla da região. 

Outro ponto que deve ser levado em conta é a valorização de um sobrado. Apesar de muita gente não gostar, esse tipo de construção acaba sendo mais valorizado que uma casa térrea. 

Vantagens do sobrado

  • Garantia de mais espaços, pois os ambientes se distribuem em dois ou mais andares;
  • Separação bem resolvida e sem dificuldades da área social da casa e área privativa familiar;
  • Valorização da arquitetura, dando maior visibilidade ao imóvel.

Desvantagens do sobrado

  • Custos mais elevados com as fundações e a estrutura;
  • Escadas como item que traz dificuldades à locomoção e pessoas e móveis;

Falso sobrado

É um tipo de construção que está virando uma tendência. Geralmente, se faz uma sala com pé direito duplo e na parte de cima é construído um cômodo. Ou seja, a casa ganha uma fachada robusta, que faz parecer um sobrado completo, mas a parte de trás é uma casa térrea comum.

Pode ser uma solução interessante para aumentar o espaço, valorizar o imóvel sem gastar muito mais. 


Conclusão

Como deu para perceber, analisar custos de construção pode ser um processo bastante subjetivo.

Vimos que uma casa térrea vai gastar mais com telhados, enquanto os sobrados irão requerer métodos de construção mais sofisticados, além de ser necessário mais tempo para concluir a obra. 

VEJA TAMBÉM: Cantinho do café: dicas, decoração e fotos para te inspirar

Ao fim e ao cabo, a escolha entre construir uma casa térrea ou um sobrado deve levar em conta o seu estilo de vida, o tamanho de sua família, suas perspectivas de futuro.

Mas é claro que conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de construção irá ajudar você a ter mais certeza sobre a sua escolha final. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *