Muita gente costuma pintar as paredes da casa por conta própria, sem contratar um pintor. A princípio, a tarefa pode parecer fácil, mas será preciso muito cuidado e conhecimento para ficar bem feito. Neste artigo, vamos responder a algumas dúvidas comuns sobre pintura de parede.
Principais dúvidas sobre pintura de parede

1. Como preparar a parede para pintura?
Para conseguir um bom resultado e evitar problemas no futuro, é fundamental preparar a parede para aplicar a tinta. A primeira coisa a fazer é observar o estado da parede. Está suja? Tem mofo? Tem tinta descascando ou esfarelando? Existem trincas ou buracos?
Preparos
Mesmo que o estado da parede esteja excelente, sem sujeiras ou manchas, trincas ou buracos, existe um procedimento básico de preparar a parede para a pintura. Preste atenção.
Primeiramente, você deve lavar bem a parede e depois secar. Quando estiver bem seca, lixe bem a parede com lixa para ferro n° 36 e retire bem o pó com vassoura de pelo e pano úmido. Se esse procedimento não for feito, a tinta pode descascar depois.
- Se houver manchas ou graxa na parede, lave com água e sabão neutro.
- Se houver mofo na parede, lave com água sanitária e deixe agir por 1 hora antes de enxaguar. Deixe secar antes de pintar.
- Se a tinta está descascando, se tinha papel de parede, adesivos ou alguma textura, lixe a parede ou raspe com a espátula se estiver muito irregular.
- Se estiver esfarelando, então será preciso tirar todo o reboco da parede e fazer tudo de novo.
VEJA TAMBÉM: Organizar a cozinha com nichos: como fazer, ideias
2. Que massa corrida usar na pintura?
Só depois que a parede estiver pronta é que você deve usar a massa corrida para corrigir pequenas irregularidades e tapar buracos (como os buracos de prego, por exemplo), antes de começar a pintar.
Se as imperfeições em sua parede estiverem muito profundas, você terá que aplicar antes argamassa para reboco e esperar secar antes de usar a massa corrida. E se os buracos forem realmente grandes, provavelmente terá que refazer a parte afetada da parede com tijolos.
Então, espere a massa corrida secar e aplique um selador. Só depois aplique a tinta.
3. Toda parede pode receber pintura?
Sim, mas você deve observar que tipo de superfície você tem e se ela está preparada para a aplicação da tinha ou se precisa de algum tratamento anterior.
Parede nova
Se a parede é nova e acabou de ser construída, será preciso esperar pelo menos 28 dias para o reboco secar antes de qualquer preparo para a pintura. Antes de aplicar a massa corrida, é recomendado usar um selador no reboco.
O selador é uma substância que penetra e se expande na parede, preenchendo as superfícies que são muito porosas e deixando-as uniformes para receber a tinta, que assim rende mais com todo esse procedimento.
Parede de gesso
Nesse caso, antes de fazer uma pintura, você pode usar um fundo reparador na parede de gesso, pois ele fixa as partículas soltas e faz a tinta aderir melhor.
Tijolo à vista
Se o tijolo vai ficar á vista, obviamente a parede não recebe reboco, nem massa. Mas ele deve ser impermeabilizado antes de pintar.
4.Qual a melhor tinta pra pintura durar mais tempo?
A composição e a qualidade do material é que vão indicar qual a tinta certa para a pintura durar mais tempo. Existem 3 categorias de tintas:
- As da linha econômica, que duram aproximadamente um ano
- As da linha standard, que chegam a durar dois ou três anos
- As tintas da linha premium, que podem durar até cinco anos após a sua aplicação.
Em geral, existem três linhas de tinta para todos os tipos (látex, acrílica, epóxi, esmalte) e cores.
Se você quer que a sua pintura dure mais, prefira as tintas da linha premium, pois você paga um pouco mais agora, mas a tinta renderá mais e a pintura ficará em boas condições por mais tempo.
Mas lembre-se que não basta uma boa tinta para a pintura render mais: a superfície deve estar bem preparada antes de levar a tinta, é preciso respeitar o tempo certo entre as demãos e escolher a tinta indicada para cada tipo de superfície (alvenaria, madeira, metal, cerâmica) e ambiente (interno/externo, seco/molhado).
Se você não tomar esses cuidados, nem a tinta premium vai livrar você de problemas.
5. Qual a tinta para cada local ou superfície?
Antes de escolher a tinta, você deve verificar se a superfície a ser pintada tem ou não contato com água (banheiro, cozinha e lavanderia precisam de tinta resistente à água) e qual é o tipo de superfície (alvenaria, madeira, metal).
Para pintar em área interna a seca, a tinta usada pode ser látex.
Para pintar em áreas externas ou áreas molhadas (banheiro e cozinha), é recomendado usar tinta acrílica.
Para áreas molhadas, também dá para usar tinta epóxi, que pode ser aplicada desde paredes e pisos até piscinas e caixas d’água, podendo ser aplicada também em azulejos, ferro e aço.
Tem ainda a tinta esmalte, que você pode aplicar independente da área, se a superfície for madeira ou metal.
Sobre acabamento
Existem três tipos de brilho: brilhante, acetinado (também chamado de semi-brilho) e fosco. Eles influenciam na aparência e durabilidade da tinta. Quanto mais brilho tiver a tinta, mais ela vai durar, pois contém mais resina.
Por outro lado, existe o inconveniente de, quanto mais brilhante for a tinta, mais irão aparecer as imperfeições e mais difícil será remover e aplicar pintura novamente. Quanto mais brilhante a tinta, maior a durabilidade e o preço.
Sobre o rendimento
Mais uma vez, existem três tipos: econômica (rendimento baixo), standart (rendimento médio) e premium (alto rendimento). Quanto mais o rendimento, maior será o preço.
No entanto, também serão aplicadas menos demãos e, justamente por levar menos camadas, a pintura vai ficar mais bonita.
Sobre a escolha da cor
É bom experimentar primeiro. Compre latas pequenas para teste e faça quadrados de várias cores na parede para escolher aquela que mais lhe agrada. E só compre a quantidade total de tinta a ser utilizada depois que tiver certeza do tom escolhido.
Ah, não se esqueça: não compre tinta vencida. Confira a data de validade na lata.
VEJA TAMBÉM: Molduras de gesso: como instalar, fotos para se inspirar
A parede está com problemas? Tinta não resolve
Se tiver mofo, infiltração ou rachadura, não pinte. Conserte a parede primeiro. Pintura não vai resolver esses problemas. É o mesmo que jogar o lixo pra baixo do tapete. Só vai enganar por um tempo.