Persiana ou cortina: qual a melhor opção?

Persiana ou cortina, eis a questão! Se você está com dúvidas entre colocar cortinas ou persianas na decoração de sua casa, nesse artigo vamos esclarecer algumas coisas sobre os dois itens para ajudar você a encontrar a melhor opção.

Persiana ou cortina

cortina persiana

A cortina

A cortina é um item clássico que é capaz de dar um tom único a qualquer ambiente. É possível conseguir muitos resultados diferentes de uso com a sua infinidade de combinações de tipos e materiais. Além do seu valor puramente estético, a cortina tem a função de garantir a privacidade do cômodo onde está inserida e barrar a entrada da luz.

Vamos ver agora os prós e os contras da cortina:

Prós

A cortina causa um efeito muito particular no ambiente. Escolhendo com cuidado o material, costuras, pregas, e até combinando dois tipos diferentes, é possível alcançar o resultado ideal que se busca para a decoração do espaço. 

Como já referimos, a cortina serve de proteção contra os raios de sol, regulando a entrada de luz conforme suas necessidades, conferindo elegância e aconchego ao lar. Na sala e nos quartos, a cortina preserva móveis e aparelhos eletrônicos da luz do sol.

Além do mais, a cortina não é mais um item exclusivo dos quartos e da sala, surgindo em versões temáticas na cozinha, com estampas de alimentos, o que dá um ar descontraído ao ambiente. Porém, ao contrário dos quartos e da sala, onde a cortina vai até o piso, na cozinha os modelos são mais curtos, terminando no parapeito da janela.

Outra grande vantagem de usar cortinas é o preço, pois elas costumam ser mais baratas que as persianas, exibindo também uma maior variedade de tecidos, cores e estampas. 

Contras

Um dos grandes problemas da cortina como item decorativo é que ela pode se tornar um grande pesadelo para pessoas alérgicas ao pó. Isso porque o tecido acumula muita poeira e precisa ser lavado com frequência para que os moradores não sofram tanto. Por isso, se você investir nas cortinas para decorar sua casa, fique atento ao material: quanto mais liso for o tecido, menos pó ele irá acumular. 

VEJA TAMBÉM: Espelho no quarto: 7 truques para otimizar esse espaço

Outro problema é que as cortinas ocupam muito espaço. Por isso, se os cômodos de sua casa forem muito pequenos, ou até mesmo se você tem crianças em casa, que podem sujá-las e dificultar processo de limpeza, a cortina pode ser a melhor opção para o seu lar. Já pensou ter que retirar a cortina inteira para lavar só porque uma criança encostou as mãos sujas nela? 

Tipos de cortinas

Antes de escolher entre a cortina e a persiana, que tal conhecer os tipos de cortinas existentes no mercado? 

Voal

Geralmente usada em ambientes como a sala de estar, a cortina de voal confere um toque de romantismo ao ambiente, podendo ser curta ou longa (até o chão). Devido à transparência do tecido fino, o voal bloqueia parcialmente a luz que vem da rua. 

Sarja

A cortina de sarja combina bem com ambientes mais descontraídos, podendo ser usada em quartos de adolescentes ou até mesmo no quarto das crianças. Isso porque esse tecido é bastante versátil, garantindo mais liberdade de estampas, sendo elas bem modernas e divertidas. 

Blackout

Se você quer bloquear totalmente a luz que vem da rua, essa é a cortina ideal. A cortina blackout é perfeita para os quartos de dormir, principalmente para pessoas que tem dificuldade em adormecer por conta da iluminação externa ou da luz solar pela manhã. No mercado, você encontra esse tipo de cortina em diferentes cores e até mesmo em versões com estampas. 

Rolo

A cortina do tipo rolo é aquela que dá para esconder ou encolher na sanca do gesso do teto, podendo ser acionada manualmente ou através de um dispositivo elétrico, sendo considerada uma cortina bastante prática. 

Duofo

A cortina duofold é também conhecida “top down bottom up” por causa do seu moderno mecanismo de cordas que pode se movimentar de cima para baixo, ou vice-versa. 

#2. A persiana

A persiana está sempre presente nas residências onde a decoração é mais moderna e urbana. Por ser compacta e prática, a persiana é a opção ideal para quem quiser uma casa funcional e fácil de higienizar. Vejamos quais são os prós e os contras de ter persianas em casa. 

Prós

Já abordamos a questão do acúmulo de poeira no item anterior, certo? Por isso, se você não quer ter problemas com alergias e acúmulo de ácaros, a persiana é sempre a melhor opção. Para conservar sempre limpa a persiana, basta um pano semiúmido ou até mesmo o aspirador de pó. 

Outra grande vantagem da persiana é que ela funciona como um isolante acústico, inibindo um pouco mais os barulhos da rua. A persiana funciona também como isolante térmico, controlando melhor a temperatura interna da casa. 

Além disso, a persiana permite controlar a quantidade de luz que entra no ambiente, funcionando muito bem em espaços como cozinhas, varandas e até no escritório. Outro aspecto positivo da persiana é que existem persianas verticais, com uma ondulação parecida com a das cortinas, combinando com uma decoração mais clássica, mas sem perder a praticidade que a persiana confere. 

Um benefício moderno da persiana é que ela pode ser automatizada, onde é possível controlar o abrir e fechar da persiana através de um controle remoto. O legal desse tipo de dispositivo é que ele elimina os cordões e hastes, deixando o visual ainda mais clean e moderno. 

Contras

Um dos aspectos negativos da persiana é o seu preço, pois ela costuma ser mais cara que a cortina. Além do mais, em relação à cortina, a sua instalação é bem mais complicada, assim como a sua manutenção, já que é necessário limpá-la com uma frequência muito maior do que a da cortina, sem falar no gasto extra com o conserto se uma haste der problema.

Outro ponto negativo é que a persiana é bem mais barulhenta que a cortina, podendo gerar incômodo no caso de correntes fortes de ar entrarem pela janela. Por outro lado, quando comparada com a cortina, a variedade de modelos é bem menor, o que não permite uma decoração muito original. 

Tipos de persianas

cortina ou persiana

A persiana pode ser escolhida segundo o estilo e o material de fabricação, que varia entre madeira, alumínio, bambu e outros. Ela pode ainda ser original e inovadora. Confira abaixo os principais tipos de persianas:

Horizontal

A persiana horizontal é a mais comum e utilizada, também conhecida como persiana tradicional, sendo encontrada nos mais diversos materiais, sendo bastante usada nos escritórios, e também nos quartos e salas residenciais. 

Vertical

A persiana vertical é uma excelente opção para as janelas mais altas já que ela permite uma abertura lateral, de forma prática e elegante, podendo ser usada nos mais variados ambientes. 

Rolo

Esse tipo de persiana é indicado para quem deseja cobrir grandes espaços, como janelas grandes ou fachadas de vidro. Moderna e prática, é a opção perfeita para quem deseja um ambiente mais clean. 

Romana

A persiana de estilo romana é a muito parecida com a persiana horizontal. A diferença é que as divisórias deste modelo são mais largas e não trazem abertura, sendo uma persiana que combina muito bem com espaços de trabalho home office ou escritórios. 

VEJA TAMBÉM: Como escolher o lustre perfeito para o seu cantinho

Se você ainda está em dúvidas entre a cortina e a persiana, confira o nosso resumo no quadro abaixo.

tabela cortina

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *