Quando começamos a construir nossas casas, logo pensamos na fachada, se construímos muro, ou apenas cercados. Existem casas com muros altos, baixos, longos, curtos, detalhados, de cerca viva, de concreto, madeira e muitos outros. Sabendo disso vamos conhecer alguns dos tipos mais cobiçados de muros, que vêm ganhando espaço nas construções imobiliárias da atualidade.
A função de um muro vai desde a proteção e privacidade, até estética. O muro delimita todo o contorno da casa, porém ele não pode interferir na visão para o exterior, é de grande importância que o morador veja o lado de fora de sua residência, porém o fato de conseguirem ver o lado de dentro de sua casa pode gerar certo risco dependendo do local.
Aprenda hoje: Como fazer a fundação de uma casa
VARIEDADES DE MUROS RESIDENCIAIS
A maioria dos muros atuais são feitos de alvenaria, polo fato do seu baixo custo, mas existem pessoas que levam a criatividade mais além. Com isso, vamos a algumas variedades de muros.
- Muro vivo, ou cerca viva: são plantas utilizadas para delimitar os arredores da casa, para fazer um muro bem feito é preciso escolher a planta ideal, sendo as mais indicas para isso como as plantas Buxinho, Murta-de-cheiro e Gardênia, por exemplo. São feitos a partir do plantio da planta escolhida e ir moldando conforme ela for crescendo. Infelizmente sua exuberância não gera segurança para o morador. Também podem ser feitas sobre um muro já construído, utilizando trepadeiras que irão crescer subindo o muro e ocupando seu espaço. As plantas mais utilizadas nesse processo são as Heras e Unhas-de-gato. Outra ideia interessante para fazer um muro de cerca viva, é a utilização de vasos de plantas pendurados, ou garrafas PET, ou até mesmo pallets com plantas dentro para decoração do muro, porém esse tipo de cerca viva é mais indicado para a parte interna do muro, pelo fato de ficarem soltas, se ficassem para o lado de fora haveria uma grande chance de serem roubadas ou até mesmo estragadas.
- Muro de vidro: visando um pouco mais de modernidade, podemos citar os diferentes tipos de muros de vidro, que vão desde o fumê, o transparente comum, até o espelhado. São utilizados para dar leveza e ao mesmo tempo segurança para o ambiente em que ele é inserido, já que locais de pouca visibilidade são mais cobiçados pelos bandidos justamente pelo fato de não poderem ser vistos depois que entram no local, ou seja, um local mais aberto e visível foge um pouco da ação dos bandidos. Para dar maior segurança, os vidros podem ser temperados, aumentando sua resistência. Os espelhados fazem com que quem está do lado de dentro possa ver quem está do lado de fora, mas o contrário não acontece devido ao efeito do espelhamento.
- Muro de pedras secas: esse tipo de muro é bem versátil, além de ser muito antigo e gerar bastante segurança. Existem muitos tipos de muros de pedras, como o muro de pedra seca, que recebem esse nome pelo fato de as pedras serem encaixadas umas as outras sem a presença de uma liga ou massa. Já o muro de argamassa, recebe esse nome devido a liga existente entre as pedras. O muro de pedra Grés também é muito utilizado e também fornece bastante beleza, é composto por dois tipos de pedras, a pedra Grés de argila e a de porcelana, geralmente são cortadas em blocos retangulares e seladas por massa.
- Muro de pedra ferro ou Pericá: como seu nome já diz, a pedra ferro possui uma tonalidade férrea, parecida com ferrugem, trazendo um tom mais rústico ao local, além de muita beleza, possui colorações escuras e são fáceis de ser encontradas em formatos que propiciam sua montagem, como filetes, placas retangulares e cubicas. Possui alta resistência ao tempo, por isso é muito utilizada para fazer muros.
- Muro de pedra granito: o granito é um material natural e encontrado em abundância em nossa região, o muro quando feito dessa pedra, despensa qualquer tratamento com polimentos, geralmente usam-se pedras granito em seu estado bruto, justamente para dar um tom de maior resistência já que depois de pronto, dá a casa um aspecto medieval. Sua coloração é mais clara, podendo variar na tonalidade de acordo.
- Muro de pedra portuguesa: geralmente essas pedras são utilizadas para fazer calçamentos, mas começaram a ser usadas para construir e modelar muros, sua originalidade está no nome, já que seu local de origem é Portugal. Possui alta resistência e durabilidade, sua estética está na montagem do muro que quando visto de longe gera a impressão de um mosaico.
- Muro de madeira: Apesar do muro de madeira não ser o mais indicado para a proteção de uma casa já que o preço de uma madeira de lei, que durará perante ações do tempo e do ambiente é bem elevado. Sendo um método rústico de construção de muros, ele é mais indicado para casas de praia ou interior, gera grande beleza ao local em que é posto.
Espero que essas informações lhes ajudem a escolher o melhor muro para suas residências, mesmo que os muros de pedras estejam em maior número vocês devem insistir na criatividade e explorar outros meios de construção de muros, ainda existe um gama de tipos de materiais para a construção de muros, ou até mesmo a junção deles, como uma mescla do muro de pedra com o vidro, ou muro de pedra com cerca viva, dentre outros que existem por ai a fora.