Como montar uma horta vertical no seu quintal

Ter uma horta em casa traz muitos benefícios: o contato com a terra, além de proporcionar efeitos terapêuticos, influencia a saúde mental e física, garantindo que você tenha hortaliças e temperos fresquinhos. Veja como montar uma horta vertical na sua casa!

Se você não tem muito espaço disponível e não quer abrir mão da sensação incrível de semear e colher, uma horta na vertical é a solução ideal.

Para quem não sabe, a horta vertical – também conhecida como horta suspensa – é uma técnica de jardinagem que permite que ervas, hortaliças e plantas sejam penduradas em suportes longes do chão, em muros ou paredes, crescendo verticalmente. 

A horta suspensa é um jardim particular caseiro, que torna o ambiente mais alegre e bonito para a produção dos próprios alimentos e temperos fresquinhos.

Ela é indicada justamente para quem tem pouco espaço para uma horta tradicional, seja em casas ou apartamentos.

Assim, varandas e pequenas áreas ganham mais verde, formando mini jardins cheios de charme. 

Planejamento da horta

horta bonita

Para montar uma horta vertical é importante observar um necessário preparo inicial que envolve fatores que serão imprescindíveis para suas plantas crescerem fortes e saudáveis.

Em primeiro lugar, certifique-se que o local onde você vai abrigar suas plantas é bem arejado e que dispõe de iluminação solar.

O ideal é que o local escolhido receba sol apenas em parte do dia, de preferência o sol da manhã, pois os raios solares ao longo do dia podem ressecar e esquentar muito a terra.

VEJA TAMBÉM: Como montar um espaço para bebidas em casa

Procure fazer uma pesquisa prévia sobre as plantas que deseja semear em sua hora, pois cada planta exige cuidados específicos, com algumas precisando de pelo menos 5 horas de sol, e outras nem tanto. 

Tenha cuidado ao misturar diferentes tipos de plantas, pois nem sempre elas combinam. Por exemplo, a hortelã é uma planta invasora que deve ser semeada em lugar próprio para não prejudicar o crescimento de outras espécies. As melhores plantas para esse tipo de jardinagem são aquelas que possuem raízes curtas, justamente pelo tamanho limitado dos suportes. 

Os recipientes onde irá colocar suas hortaliças, ervas ou plantas devem ser pensados com antecedência, para que seus tamanhos sejam compatíveis com o crescimento dos vegetais.

É possível encontrar vasos em vários materiais, como cerâmica, plástico, e também jardineiras retangulares de plástico que serão presas por suportes de ferro ou mão francesa.

Para quem tem um orçamento maior, existem estruturas modulares vendidas por m² e também estruturas em madeira feitas sob medida.

É importante também verificar se a estrutura que vai ficar presa à parede suporta o peso dos vasos, que irão receber uma boa quantidade de terra, sendo regados constantemente, o que faz aumentar o peso. 

Como montar uma horta vertical: Modelos de vasos

Vasos comuns: por serem retangulares, os vasos estilo jardineira são muito usados, pois eles podem acolher várias espécies ou uma boa quantidade de uma só espécie. Os vasos em formato meia-lua são outros que são muito usados por serem perfeitos para as paredes, podendo ser agrupados a outros do mesmo tipo para compor o local. 

Vasos alternativos: podem ser feitos de vários materiais, como fibra de coco, que dá um toque natural e rústico ao ambiente; tubos de PVC, que podem receber plantas quando cortados em sua extensão, limitando o crescimento da planta devido ao tamanho do recipiente; garrafas PET, sendo possível utilizar a garrafa tanto deitada como em pé, com o fundo do vaso do lado da tampa; caixas de alimentos que, se pintadas e em bom estado, se tornam ótimos ornamentos. 

horta montar

Ainda podemos usar caixotes de madeira para compor a horta vertical que, apesar de ocuparem mais espaço, são muito bonitos esteticamente, podendo ser pintados de diversas cores.

Vasos modulares, um novo tipo de vasos verticais que podem ser encaixados uns nos outros, podendo interligar os sistemas de irrigação; e as calhas, que também podem ser usadas como vasos, com os modelos em metal trazendo mais elegância e podendo receber os mais diversos tipos de plantas.

Tanto estes modelos como os anteriores irão necessitar de um lugar de apoio para serem dispostos na parede. 

Adicionais: paletes e floreiras verticais também podem ser adicionadas junto aos vasos, como efeito estético, delimitando a área da horta vertical e criando um espaço super prático e original. 

horta suspensa

O que plantar em uma horta vertical

horta ideia

Um dos momentos mais interessantes do processo de montar uma horta vertical é a escolha das hortaliças que serão plantadas. Apesar de algumas limitações, ainda assim existem muitas opções de plantas para cultivar. Dentre elas, temos o orégano, manjericão, cebolinha, sálvia, salsinha, coentro, tomilho, menta, hortelã, manjerona, agrião e melissa. 

Para suas plantinhas crescerem saudáveis, sem tantas pragas e insetos, é preciso nutrir bem a terra dos vasos. Uma dica é reaproveitar a água que você usou para cozinhar vegetais, que é uma água rica em nutrientes, perfeita para estimular um crescimento saudável de suas plantinhas. Não se esqueça apenas que esta água deve estar fria, sem sal ou óleo. 

Para evitar o apodrecimento das raízes por excesso de água, principalmente no inverno, quando as plantas absorvem os líquidos mais lentamente, adicione elementos na base do vaso que possam drenar a água de maneira eficaz, como pedras, pedaços de espuma, ou até mesmo pequenos furos.

Deixe no topo de sua horta vertical as plantas mais resistentes, que não precisam de tantos cuidados, assim não será preciso se preocupar tanto com elas. 

Passo a passo para fazer uma horta vertical em casa

horta parede

A montagem da hora caseira pode ser uma tarefa prazerosa, que irá trazer mais charme e vida à sua casa. Você pode criar diferentes ambientes usando diversos materiais.

Nesse passo a passo, são utilizados pedaços de tábua de madeira, mas, se preferir, pode substituir por paletes ou qualquer outro tipo de material decorativo, o processo é basicamente o mesmo.

Materiais necessários

  • 2 pedaços de tábua para suporte, o tamanho fica a critério de cada um, mas cada tábua usada no pásso a passo mede 100x30cm;
  • Lixa de papel para trabalhos manuais;
  • 1 lata de verniz para madeira, a cor usada foi a Mogno, mas pode ser escolhido de acordo com seu gosto;
  • Rolo ou pincel;
  • 6 vidros de conserva;
  • 1 lápis;
  • 1 régua de 30cm;
  • 1 serra;
  • 6 braçadeiras de pressão;
  • 12 pregos;
  • 1 martelo;
  • Pedras, terra e plantinhas que serão colocadas no vaso;
  • 1 giz.

Passo a passo para montar sua horta suspensa

horta vertical

Para montar uma horta vertical siga esse tutorial que fizemos para você.

#1. Comece lixando as tábuas de madeira. Retire todo tipo de farpa ou imperfeição existente. Aproveite essa etapa para deixar o acabamento mais arredondado, conforme seu gosto pessoal; 

#2. A seguir, com um rolo ou pincel, aplique o verniz nas tábuas, passando quantas demãos achar necessário. Quanto mais demãos, mais escuro ficará o material; 

#3. Enquanto as tábuas estiverem secando, deixe os vidros em conserva limpos e prontos para usar;

#4. Depois que o verniz secou, marque os locais em que cada vaso será fixado nas tábuas. Com a ajuda de uma régua, faça 3 marcações com 25 de cm de distância cada ao longo da madeira. Com base nisso, faça uma marcação na horizontal também de 12 cm para dentro da tábua. Este será o local onde irá fixar cada vaso;

#5. Corte a largura de 1 cm de madeira, em forma de tira, de um pedaço de madeira que não será usado. A seguir, corte essa tira em 6 pedacinhos de 3 cm, uma tirinha para cada vaso;

#6. Passe também verniz nestas tirinhas de madeira, para que fiquem na mesma tonalidade da tábua;

#7. Depois de seco, posicione cada pedaço de madeira no ângulo certo. Para isso, coloque as tirinhas sobre a tábua, fazendo marcações e virando lentamente, para que os potes possam acompanhar mais tarde o seu movimento; 

#8. A seguir, abra as braçadeiras. posicionando em cima das madeirinhas e fixando as duas com 2 pregos de tamanho pequeno. Repita o procedimento para cada vaso;

#9. Depois que o suporte está pronto, chegou a hora de preparar os vasos. Coloque pedras no fundo de cada vaso, pois essas pedras são muito importantes para drenar a água e evitar o apodrecimento das raízes. Adicione a terra, um pouco de adubo orgânico, caso necessário, e, por fim, a sua planta;

#10. Agora, chegou a hora de posicionar os braços sobre as braçadeiras e dar uma apertada para elas ficarem bem seguras e não escorregarem ao serem fixadas na parede;

#11. Por fim, personalize a madeira com detalhes. Pronto, está feita a sua horta vertical. 

VEJA TAMBÉM: Como instalar um interruptor de luz: passo a passo

Nada melhor que adicionar ervas e temperos à sua comida, melhor ainda quando você aproveita para decorar o seu cantinho de uma maneira única e personalizada.

A cozinha, a sala de estar, varanda do apartamento são os locais preferidos para cultivar essas plantinhas. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *