No momento em que passamos por uma crise de mão de obra no setor de construção, as residências estão se tornando menos acessíveis nos EUA, porém é bom saber que existe uma alternativa bem mais barata para quem pretende comprar uma casa.
Aprenda Ainda Hoje: Como Construir Sua Casa
A solução são as casas modulares. Porém, este tipo de construção não possui uma boa imagem com os americanos. Então vamos conhecer um pouco sobre este tipo de imóvel.
Primeiro, uma casa modular não é como uma casa móvel, apesar de algumas percepções equivocadas. Ambas são produzidas em fábricas porém as casas modulares são construídas por partes, ou módulos, dependendo das especificações das diretrizes locais de construção. Então são transportadas e montadas no local especificado, e depois disso não saem mais dali.
A casa modular tem muito em comum com as casas tradicionais e podem ser variadas como elas, sendo que o método de construção modular permite que centenas de plantas de todos os tipos, tamanhos e formatos sejam oferecidos aos seus clientes, podendo ser personalizadas de acordo com as especificações de seu comprador. Seu nível de qualidade também se assemelha aos de casas com armação de madeira, e principalmente das construídas desde o zero.
A grande diferença fica para o custo. O valor médio de autorização e uma idéia do valor do custo da construção é de aproximadamente US$ 146.000 para casas modulares. São cerca de US$ 50.000 a menos que a média para casas tradicionais.
Mesmo tendo plantas personalizadas, proprietários de residências conseguem economizar com casas modulares simplesmente porque as fábricas centralizadas se aproveitam de seu poder de compra enquanto adquirem materiais.
Este tipo de construção modular também demandam um tempo menor de construção em relação a construções tradicionais, em parte porque a escassez de mão de obra é menor nas instalações de construção.
Mesmo a construção de casas modulares serem bem populares na Escandinávia, as casas construídas em fábrica representam apenas 2% de residências unifamiliares terminadas nos Estados Unidos em 2014. Ao invés disso, o método modular é muito mais utilizado por empresas americanas para construir de tudo, navios, cruzeiros e até mesmo hospitais e hotéis.
Determinadas regiões nos EUA demonstram-se favoráveis a construção de casas modulares, porém estão longe de ser uma tendência dominante.
Casas Modulares possuem raízes na construção de casas moveis, e algumas construtoras modulares fabricam também unidades moveis.