Molduras de gesso: como instalar, fotos para se inspirar

Nós testamos e comprovamos: é possível dar uma de gesseiro de fim-de-semana e instalar a molduras de gesso sem a necessidade de ajuda profissional.

Claro que há uns macetes de execução que garantem o serviço impecável – mas nós desvendamos todos eles para você! O único inconveniente é que faz uma sujeirada, inevitável com ou sem mão-de-obra especializada.

Molduras de gesso: Tipos

moldura de gesso

Neste artigo, vamos falar dos diversos tipos de moldura de gesso, tem também um passo a passo para você fazer a instalação e algumas dicas espertas para o trabalho ficar impecável.

Na decoração de interiores, as molduras de gesso que arrematam o encontro das paredes com o teto são uma tendência que permanece em alta e também uma alternativa mais barata se formos comparar com as sancas.

VEJA TAMBÉM: Mezanino: O que é e como usar

Apesar dos preços salgados para a instalação, as peças são baratas – um modelo simples, de 1 m, custa em média R$ 2. Isso porque o serviço é cobrado por metro linear e não custa menos de R$ 300.

Segundo os especialistas, o bom resultado da execução é conquistado com o gesso ainda úmido. Por isso, compre-o 24 horas antes ou até no mesmo dia da instalação, pois a peça seca corre o risco de empenar. Outra medida eficaz é raspar o verso e as laterais das baguetes antes de fazer o assentamento.

Isso porque a superfície é untada pelos fabricantes para impedir que o gesso pronto grude na mesa onde é confeccionado. A raspagem vai eliminar essa proteção, obtendo-se mais porosidade, fator importante para a cola aderir.

E tenha cuidado em manusear as peças, pois se quebram facilmente. Por fim, tenha em mente que, depois de instalar a moldura, será preciso repintar o cômodo, pois a tinta que lhes dá acabamento, assim como a massa que fixa as molduras, certamente mancharão o teto e as paredes.

Moldura de gesso para teto

gesso

Há no mercado uma grande variedade de tipos de moldura para teto, com formatos e tamanhos diferenciados, satisfazendo assim os mais distintos gostos e estilos de decoração.

Por isso, antes de escolher uma moldura de gesso para teto, é preciso definir, antes de mais nada, qual o estilo de decoração que será incorporado ao ambiente.

A moldura de gesso para teto tem uma versatilidade que permite que seja instalada com a união de outros materiais, como é o caso da madeira, proporcionando aos moradores um ambiente de aconchego.

Moldura de gesso para parede

Esse tipo de placa de gesso é também conhecida como Boiserie e resulta de uma técnica francesa criada entre os séculos 17 e 18. No entanto, ao contrário das molduras do chamado Século das Luzes, as molduras de hoje são mais discretas e recebem muitas vezes o auxílio de pontos de iluminação.

Modelos de moldura de gesso

Com tantos modelos diferentes no mercado de molduras de gesso, é natural ter dúvidas sobre qual opção escolher. Por isso é que separamos seis modelos de moldura de gesso para facilitar o seu processo de compra.

#1. Moldura de gesso moderno

Para ambientes com decoração moderna, invista numa moldura de gesso que tenha camadas simples interligando a parede e o teto, dando assim um acabamento único e conectado.

Opte por uma moldura de gesso com rodapé branco para realçar ainda mais  o estilo moderno do cômodo. Essa moldura tem dois frisos e é colada no teto e na parede. Geralmente, o friso maior é colado na parede e o menor, no teto.

#2. Moldura de gesso reto frisado

No entanto, se você quer seguir um estilo mais minimalista na decoração do seu ambiente, opte por uma moldura de gesso reto frisado. Esse tipo de moldura fica fixo apenas no teto e não se estende pela parede, imprimindo aconchego ao cômodo pela suavidade dos seus traços.

#3. Moldura de gesso clássico

Agora, se você está pensando em um estilo mais tradicional para a decoração de sua casa, opte por modelos de moldura de gesso clássico. Fica a dica de que a versão tipo cantoneira e com linhas curvas é o modelo mais indicado para essa moldura de gesso.

#4. Moldura de gesso cortineiro

Os modelos de moldura de gesso cortineiro podem ser feito de duas maneiras: uma delas é embutida, onde o início da cortina se esconde atrás do forro rebaixado.

A outra é de forma sobreposta, com a moldura de gesso se estendendo entre teto e parede, se alongando um pouco na frente da cortina e encobrindo os trilhos.

#5. Moldura de gesso com sanca aberta

Esse de moldura de gesso é um acabamento que se instala no local onde a parede e o forro se unem. Como o nome já diz, a sanca aberta é trabalhada de modo a não ser fechada, havendo nela uma abertura central e fechamentos laterais ou centrais onde se esconde a fita iluminada.

Ela pode ser projetada causando um efeito de ondas, faixas ou inclusive relevos.

#6. Moldura de gesso com sanca invertida

Esse tipo de modelo tem características semelhantes à sanca aberta, mas a sua abertura é voltada para as paredes. A iluminação também é escondida, o que a torna indireta.

A sanca de gesso invertida dá ao ambiente a impressão de teto flutuante, já que tem uma abertura de cerca de 15 cm antes de encostar na parede. Esse tipo de acabamento permite embutiras cortinas e deixá-las iluminadas.

Como colocar

moldura

Se você está pretendendo transformar um cantinho de sua casa com as molduras de gesso e está com o orçamento estourado, não podendo contratar um profissional, chegou a hora de colocar a mão no gesso!

Separe os materiais necessários e siga o passo a passo que temos aqui para você: 

Como colocar moldura de gesso – você vai precisar de: 

  • Placas de gesso
  • Caixa de corte
  • Cola Decoflair
  • Serra de fita
  • Estilete
  • Espátula
  • Lápis
  • Esponja
  • Pote com água
  • Lixa d´água fina

Como colocar moldura de gesso: passo a passo

#1. Comece medindo as paredes onde vai instalar as placas de moldura de gesso;

#2. A seguir, posicione a placa de gesso contra a parede e o teto; marque a linha guia para a instalação com o auxílio de um lápis;

#3. Coloque o pedaço esquerdo da placa de gesso de cabeça para baixo na caixa de corte;

#4. Com a serra de fita, corte um pedaço do lado esquerdo da placa de gesso;

#5. Observe bem se as peças se encaixam no momento da aplicação, posicionando-as sobre as marcações da parede ainda sem cola;

#6. Se necessário, ajuste pequenas imperfeições de encaixe nas molduras com o auxílio de um estilete e lixa d´água fina;

#7. Aplique cola decoflair nas molduras e nas emendas;

#8. Pressione a placa de gesso contra a parede seguindo as instruções. 

#9. Remova o excesso de cola com o auxílio de uma espátula e limpe as bordas com a ajuda de uma esponja úmida.

#10. Espere a cola secar e pinte com qualquer tinta a base d´água.

VEJA TAMBÉM: Modelo de mesa de jantar: saiba qual a melhor para cada tipo de ambiente

Confira projetos com moldura de gesso para você se inspirar

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *