Mezanino: O que é e como usar

Mesmo que você não saiba o que é um mezanino e o seu conceito segundo a engenharia civil, com certeza já encontrou muitos por aí. 

Às vezes, um mezanino é tão bem construído, que funciona de um jeito que pode até ficar difícil de saber se o que você está vendo é um mezanino ou é alguma plataforma ou varanda suspensa. Se você pensa em construir um mezanino em sua casa, veio ao lugar certo. 

Nesse artigo, vamos lhe explicar o que é o mezanino, de que elementos é constituído e ainda vamos lhe mostrar 5 modelos de sucesso para a sua construção. Continue lendo abaixo para saber mais!

O que é mezanino?

O mezanino é basicamente um andar intermediário que é construído entre o térreo e o andar superior de uma construção, caso exista. Se a casa for térrea, o mezanino o mezanino então é o que fica entre o chão e o teto, mas sem formar um andar paralelo na construção.

Mezanino, que em italiano se escreve mezzanino, vem de mezzo, que em italiano significa “meio”. Essa estrutura é construída de forma simples, com materiais que podem ser placas de madeira e vigas de aço, e pode ser acessada com o auxílio de uma escada. 

VEJA TAMBÉM: Deck de paletes: como fazer, valores

No entanto, para garantir a segurança do seu mezanino, é recomendável que você adicione uma estrutura de concreto para a sua sustentação. Essa estrutura de concreto pode ser uma parede adicional, pode ser uma coluna ou até mesmo a plataforma com a qual o mezanino é construído. Assim, você não vai ter problemas no futuro com a instabilidade da estrutura.

Geralmente, o mezanino é utilizado em casas com o pé direito alto, onde tem bastante espaço de sobra para ser instalado, sendo também muito popular em lofts, que são geralmente espaços altos e sem repartições, onde o mezanino é utilizado para criar novas áreas já que tem bastante espaço na vertical e pouco na horizontal. 

Agora que você já sabe o que é mezanino, continue lendo para saber algumas dicas de utilização e aproveitar esse tipo de estrutura para inovar em sua construção. 

1 – Ambientes pequenos

mezanino descanso

Às vezes fica difícil guardar tudo o que se precisa nos apartamentos cada vez mais pequenos. Se no Brasil agora está mais evidente a diminuição dos espaços residenciais, nas grandes metrópoles internacionais isso já acontece há muito tempo. 

Em Nova Iorque, surgiu a tendência dos lofts, que são construções com o pé direito duplo mas sem muitos cômodos (às vezes vêm apenas com três), onde a construção do mezanino é quase uma regra.

Dessa maneira, é possível criar outro ambiente, que pode ser usado para instalar uma sala de jantar, sala de TV ou até mesmo o quarto.

2 – Áreas comerciais

comercial

O mezanino é muito usado em espaços comerciais reduzidos, que geralmente tem muito espaço na área de exposição ao público, mas pouco espaço para o armazenamento de produtos e outras questões operacionais.

Assim, construir um mezanino vai resolver esse problema, criando uma nova área que muitas vezes se estende por todo o cômodo, sendo quase um segundo andar.

Essa é também uma solução muito usada nos shopping centers, que tem um pé direito sempre mais alto que as construções comuns. Provavelmente, foi lá que você viu pela primeira vez um mezanino. 

3 – Corredor de acesso

corredor

Em uma residência, ele também pode funcionar como um corredor de acesso entre os vários ambientes, sendo uma solução prática e eficiente para um bom aproveitamento do pé direito alto, criando assim um ambiente a mais na casa sem muito esforço. 

4 – Sótão

sotao

Uma das utilizações mais populares do mezanino em residências funciona de maneira parecida com as áreas de armazenamento dos espaços comerciais. 

Nesse caso, o mezanino é usado como um sótão, sendo normalmente fechado e podendo ser usado para guardar tudo o que não se quer deixar à  mostra em casa, mas que também não dá para se desfazer.

Além o uso do sótão para o armazenamento de objetos, um mezanino bem aproveitado abre novas e incríveis possibilidades, como a criação de uma área útil mais próxima do telhado, como é o caso de uma sala de estar ou escritório. 

5 – No quarto

quarto

Em espaços residenciais com pé direito alto, uma ótima opção é utilizar o mezanino como quarto, fazendo com que o espaço quase dobre de tamanho, podendo ainda instalar um closet, home office ou até um espaço para leitura e meditação, ou pode simplesmente delimitar o espaço do cômodo, ao dividir o quarto dos demais ambientes.

VEJA TAMBÉM: Cortinas na cozinha: usar ou não usar? Veja qual a melhor para você

Se esse artigo foi útil para você, partilhe com seus amigos e familiares. Leia nosso blog para mais dicas de construção e decoração para sua casa!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *