Modelo de mesa de jantar: saiba qual a melhor para cada tipo de ambiente

A mesa de jantar é o centro de reunião da família onde se realizam as refeições, podendo também ser o ponto de encontro ideal para colocar a conversa em dia com amigos e familiares.

Você tem uma ideia de quantos modelos existem atualmente no mercado? Além do estilo ideal de mesa para compor o seu projeto, muitos outros aspectos devem ser levados em conta na hora da escolha.

Confira nesse artigo algumas dicas práticas sobre tamanho, formato e materiais para encontrar a mesa de jantar perfeita para a sua casa.

Tamanho da mesa de jantar e tipos

mesa de janta

Para começar a buscar modelos de mesa de jantar, é preciso pensar na circulação do espaço onde se quer instalar a mesa e na ergonomia, que é a ciência que desenvolve e aplica técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano.

Portanto, depois que você já sabe as medidas do ambiente, saiba como identificar e escolher a mesa ideal.

VEJA TAMBÉM: Mezanino: O que é e como usar

  • Para garantir o conforto de quem está sentado ou circulando, a mesa escolhida deve estar no mínimo a 90 cm de distância da parede, buffet ou aparador.
  • Para oferecer conforto a pessoas de biotipos variados, as mesas de jantar tem entre 70 e 75 cm de altura, sendo utilizadas com cadeiras de dimensões diversas.
  • Na hora de escolher o modelo, certifique-se que cada morador da casa tenha, no mínimo, entre 60 e 70 cm de largura para fazer as refeições. Utilize a mesma medida para estipular o número de lugares na mesa.

Formato

O formato da mesa de jantar varia de acordo com a estética, dimensão ou necessidades, tanto do usuário como do ambiente. Para facilitar, confira as vantagens de cada formato:

Mesa de jantar oval ou redonda

mesa oval

A mesa de jantar oval ou redonda pode ser ótima para quem quer propiciar a aproximação das pessoas. Esse modelo de mesa é projetado com design diferenciado, facilitando a circulação das pessoas, além de conferir também um toque moderno ao visual do ambiente.

Com bases centrais

mesa quadrada

A mesa que é sustentada por uma base central permite distribuir com mais facilidade as cadeiras ao redor do tampo, permitindo, assim, acomodar mais pessoas. Além disso, é a escolha ideal para quem deseja aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos.

Quadrada ou retangular

mesa retangular

A mesa quadrada ou retangular se destaca em um ambiente partilhado por famílias grandes, pois é o tipo de mesa ideal para ocupar amplos ambientes. Cada formato tem as suas particularidades: enquanto a mesa retangular é perfeita para ambientes estreitos, a mesa quadrada aproxima as pessoas.

Se for colocada ao lado da parede, a mesa retangular aumenta o espaço para circulação de pessoas pelo ambiente. Se houver necessidade de acomodar mais pessoas, é só afastar a mesa da parede.

Material da mesa

Para fazer uma boa escolha, analise a rotina da família e a decoração do ambiente onde vai se localizar a mesa de jantar. Confira abaixo um pouco sobre cada material e quais as vantagens de cada um:

Vidro

A mesa de vidro pode ser uma boa opção para compor qualquer estilo de ambiente. A neutralidade do vidro combina bem com qualquer cenário, desde o clássico e tradicional até o despojado e moderno.

Simples de limpar, podendo ser combinada com vários tipos de base, como aço ou madeira, a mesa de vidro é encontrada no mercado com acabamentos variados – colorido, fosco e incolor são alguns deles.

Madeira

A madeira é um material de alta durabilidade para mesas de jantar, sendo a escolha certa para quem prefere uma decoração clássica com um toque rústico. 

Os diferentes tipos de madeira, acabamentos e a variedade de cores também facilita a inserção de uma mesa de madeira em variadas decorações.

Desde a mesa de MDF (medium density fiberboard – fibra de média densidade), feita de fibras de madeiras aglutinadas com resinas sintéticas até a reflorestada, a madeira pode ser a matéria-prima principal da mesa de jantar ou ser combinada com outro material, como o vidro, criando assim composições variadas. 

Pedra

Graças às suas características naturais únicas, a pedra é um dos poucos materiais que oferece maior requinte ao visual dos ambientes além da madeira natural. 

São muitas as opções de pedras para os modelos de mesa de jantar, desde o granito, conhecido pela resistência e alta durabilidade, até o mármore, muito apreciado pelo seu desenho de veios irregulares. 

VEJA TAMBÉM: Deck de paletes: como fazer, valores

Agora que você já tem essas informações todas sobre o tipo, formato e material, você já pode escolher com tranquilidade a mesa ideal para a sua residência. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *