Houve um tempo em que a cor da cozinha era sempre branca e sem nenhuma graça. Pois esse tempo passou e ficou no passado. Hoje, a cozinha é um ambiente cheio de importância e personalidade. Veja as melhores cores para cozinha a seguir.
Dicas para sua cozinha
Outro aspecto desta renovação do visual é que não existem nais regras para as cores da cozinha, sendo tudo permitido, desde que traga praticidade e harmonia ao lar.
Móveis inovadores, novas combinações de cores são algumas das tendências que decoradores e designers de interiores têm apresentado nos últimos tempos.
Há regras na escolha das cores?
Na hora de escolher as cores para a cozinha, não existe mais certo ou errado no dias de hoje. É preciso, no entanto, prestar atenção ao espaço disponível e definir qual a sua intenção, qual o estilo de ambiente que pretende aplicar.
VEJA TAMBÉM: Planta baixa de arquitetura: O que é e para que serve
Melhores cores para cozinha
Confira agora algumas dicas e saiba quais as tendências que estão em alta e prometem continuar bombando nos próximos tempos:
#1. Cores Vivas

Uma excelente maneira de transformar sua cozinha em um ambiente mais alegre e moderno é apostar nas cores vivas na hora pensar a decoração.
Tonalidades coloridas e vibrantes estão na moda e o interessante de usá-las é que se pode aplicá-las tanto nas paredes como nos móveis.
Se você não curte grandes ousadias, uma opção é aplicar cores vibrantes em apenas duas paredes e combiná-las com tons mais neutros para alcançar o estilo desejado.
Os tons de amarelo e azul royal, por exemplo, são excelentes para uma decoração mais vintage, inspirada em décadas passadas. Já o vermelho é uma ótima opção para preencher os espaços vazios e trazer mais emoção à sua cozinha.
Confira abaixo outras combinações interessantes de cores para cozinha para você se inspirar na hora de decorar a sua:
– Verde esmeralda e Cobre

Pela sua intensidade, essas duas cores dão à cozinha um look bem clássico e luxuoso.
– Rosa e Marrom/Preto

Apesar da combinação inusitada de cores, é bastante interessante a mistura entre o rosa e o marrom/preto, deixando o ambiente romântico e aconchegante.
– Azul e Verde

Para algumas pessoas, essa combinação é considerada um pouco brega. No entanto, o resultado pode ser surpreendente se forem combinados os tons certos de azul e verde. Se forem combinados com o branco, tornam o ambiente mais alegre.
– Preto e Cinza

O preto e o cinza, apesar de serem uma combinação de cores um tanto comum para cozinha, deixam o ambiente sofisticado e muito deslumbrante.
– Amarelo e Branco

A cor amarela é excelente para alegrar e iluminar qualquer ambiente, deixando a cozinha mais viva e acolhedora se combinada com o branco e tons amadeirados.
– Azul e Vermelho

Vermelho e azul é uma combinação inusitada para uma cozinha, mas é perfeita para quem aprecia um ambiente mais sóbrio, com um toque de modernidade.
– Tons neutros

Tons neutros como o marrom e o branco são geralmente escolhidos por pessoas que apreciam um estilo mais clássico. Mas mesmo utilizando essas tonalidades é possível criar ambientes modernos.
– Tons de lilás e roxo

Cores como o lilás e o roxo, e suas variedades, deixam a cozinha mais feminina e moderna.
– Laranja

A alegria do laranja, combinada com tons neutros como, por exemplo, o cinza, deixa o ambiente bastante moderno e descontraído.
#2. Total Black

Uma das principais tendências de cores para a cozinha atualmente, o Total Black deve continuar em alta pelos próximos tempos. O Total Black é um conceito que estabelece que o preto é o novo branco, podendo ser utilizado de diferentes maneiras na hora de decorar a cozinha.
Ao contrário do que muita gente imagina, a cozinha com estilo Total Black não fica com um aspecto “sinistro”, muito pelo contrário, esse tom neutro e escuro é usado como forma de tornar a cozinha mais estilosa e elegante.
#3. Tonalidades de Cinza

Como você já deve ter percebido, a tradicional cozinha de cor branca tem os dias contados. Assim como as cores vibrantes e o estilo Total Black, os tons de cinza são outra tendência forte de cores para cozinha.
Da mesma maneira que o preto, essa cor escura é utilizada na decoração para tornar o ambiente mais sofisticado e elegante.
Nesse caso, a cozinha pode ser decorada apenas com os tons de cinza ou fazendo combinações com o acréscimo de uma cor viva, como o amarelo.
#4. Estilo Serendipity

O estilo ideal para quem não gosta de cores muito chamativas ou de cores escuras. Um estilo que se destaca por sua estética minimalista e delicada, que vem ganhando cada vez mais o interesse de decoradores e designers de interiores.
O estilo Serendipity, que em inglês significa “coisas boas que acontecem por acaso”, lembra alguns estilos provençais, inspirados na realeza francesa, que utilizam itens como porcelana branca, cerâmica e flores delicadas sobre a mesa, acabamentos crus e reaproveitamento de materiais.
Geralmente decorada com tons pastel e também com pequenos jardins de plantas suculentas, uma cozinha com estilo Serendipity é charmosa e funcional.
#5. Estilo Retrô

O estilo retrô é uma excelente alternativa para quem curte nostalgia e adora buscar referências do passado. O estilo é alegre, charmoso e costuma resgatar elementos que fizeram sucesso entre os anos 50 e 80 do século passado.
Nesse estilo, as cores da cozinha são vivas, principalmente os eletrodomésticos, como os armários e/ou a geladeira, que deve ser de preferência antiga.
VEJA TAMBÉM: Piscina de palete: como fazer + fotos para se inspirar
Aposte nos itens importantes que revivem a estética dessas épocas, como os utensílios esmaltados, o chão xadrez e os azulejos decorados, valorizando ainda mais a decoração.