Qual o melhor tipo de fogão: a gás, elétrico ou por indução?

Se você está pretendendo comprar um novo fogão para a sua casa, provavelmente já percebeu que o mercado oferece hoje em dia outras opções para além dos tradicionais fogões a gás. Caso você tenha dúvidas sobre qual o melhor tipo de fogão, continue acompanhando o artigo!

Qual o melhor tipo de fogão?

melhor tipo fogao

Nos últimos anos, modelos elétricos e por indução estão ocupando a cozinha e o coração dos brasileiros.

Mas qual a diferença entre esses modelos de fogão? Os elétricos são realmente mais econômicos que os fogões a gás? Que tipos de panelas podem ser usadas nesses fogões novos? 

Neste artigo, vamos tentar esclarecer suas dúvidas para que possa escolher o modelo de fogão que mais combina com o seu estilo de vida. 


Fogão a gás

O fogão a gás é o mais comum de todos, com modelos que podem ir das 2 bocas até 6 bocas. Esse fogão pode vir ou não acompanhado de forno embutido, o que possibilita maior variedade de opções no preparo dos alimentos.

A grande vantagem do fogão a gás é que existem modelos muito baratos, mas a conta do gás está saindo cada vez mais cara, com o preço do botijão subindo sem parar. 

Pontos positivos: um fogão bastante prático, principalmente porque aceita qualquer tipo de panela. Como geralmente as cozinhas tem espaço para botijão ou inclusive gás encanado, não é preciso reformar a cozinha para a sua instalação. Aquece instantaneamente e o controle da temperatura também é instantâneo. 

VEJA TAMBÉM: Qual o melhor tipo de torneira: confira várias e suas diferenças

Pontos negativos: pode ser trabalhoso de instalar se sua cozinha não tem espaço para um botijão ou fornecimento de gás encanado. Existem sempre o risco de acidentes com fogo e combustão. 

Quais panelas usar: não há restrição de panelas a serem utilizadas no fogão a gás. 

Preço médio: os modelos mais básicos custam a partir dos 300 reais, enquanto os modelos premium atingem os 3 mil reais facilmente. 


Fogão elétrico

O fogão elétrico já é bem conhecido na Europa e está começando a fazer sucesso nas cozinhas brasileiras pela sua praticidade. Como a maior parte desses fogões se apresenta no formato de cooktop, tem sido muito visado pelo seu design elegante por aqueles que gostam de investir na decoração da cozinha.

Esse tipo de fogão aquece suas bocas através de uma corrente elétrica, transmitindo calor às panelas e ao alimento. Além do look moderno, esse tipo de fogão também surpreende pelo baixo custo inicial. 

Ponto positivos: praticidade na instalação e design atraente. É uma ótima opção para cozinhas planejadas. O modelo elétrico é geralmente mais barato que o cooktop por indução. 

Pontos negativos: precisa de panelas específicas e as temperaturas mudam mais lentamente que nos dois outros tipos de fogão, ocasionando um menor controle no preparo dos alimentos. 

Quais panelas usar: as panelas indicadas precisam ter fundo plano e reforçado, como as de aço. Evite o uso de panelas de vidro ou cerâmica. 

Preço médio: fogões e cooktops custam de 300 reais a 2 mil reais. 


Fogão por indução

Esse modelo de fogão também funciona por meio de energia elétrica, mas, diferentemente do modelo elétrico, o calor para aquecer os alimentos é transmitido por uma corrente eletromagnética.

Existe uma bobina de metal embaixo de cada boca desse tipo de cooktop que, quando a energia é ligada, uma corrente alternada é criada sobre a bobina, produzindo um campo magnético invisível que gera calor ao entrar em contato com a panela. 

É interessante notar que nenhum calor é gerado se não for colocada nenhuma panela sobre a boca, sendo que dá para colocar a mão sobre o fogão sem perigo de se queimar.

O que acontece é que, quando uma panela é colocada, forma–se o campo magnético que gera calor e penetra o metal. Esse sistema impede a dispersão de calor, o que aumenta a eficiência do fogão. 

Pontos positivos: é um modelo extremamente eficiente, fácil de limpar, já que é constituído de uma superfície lisa. É também um fogão extremamente seguro, especialmente para quem tem crianças em casa, já que não gera calor em contato com a pele humana. 

Pontos negativos: esse fogão é bem mais caro. Também as panelas precisam ser específicas e o forno tem que ser comprado à parte. 

Quais panelas usar: as panelas indicadas são metálicas, com fundo de aço, multicamada ou panelas de ferro fundido. Para saber se uma panela pode ser usada nesse tipo de fogão, é só colocar um ímã no fundo da panela pelo lado de fora: se ele ficar grudado, é porque a panela pode ser utilizada. 

Preço médio: um modelo com 4 bocas custa a partir de 1 mil reais.  

Custo do gás vs custo da eletricidade

Outra dúvida que se coloca perante quem deseja comprar um fogão novo, ao considerar os novos modelos, costuma ser: o custo da energia elétrica é maior que o custo do botijão de gás? Qual dos dois será que compensa mais? 

Consumo de gás

Podemos fazer algumas aproximações para ter uma ideia de quanto é o gasto do fogão a gás.

Considerando-se que o gasto médio por hora em fogo médio de um fogão comum de 4 bocas, segundo a Liquigás, é de 0,225kg/h. Isso significa que, se você utilizar seu fogão de 4 bocas uma hora por dia, com um botijão de gás de 13 kg pelo preço de 90 reais, o valor aproximado que você vai gastar mensalmente é de 47 reais. 

A potência média de um fogão elétrico é de 6000W, enquanto os modelos de fogão por indução chegam aos 7500W. Em termos de comparação, um chuveiro elétrico possui uma potência média de 5500W.

Se você utilizar um fogão elétrico de 4 bocas por uma hora por dia, com valores da Eletropaulo, o seu gasto mensal aproximado será de 180 kWh, resultando em um gasto aproximado de 43 reais por mês. Se o modelo de fogão for por indução, o custo mensal seria de aproximadamente 54 reais. 

Considerações finais

Quando for comprar o seu fogão, analise do ponto de vista da mobilidade, praticidade e/ou rapidez. Lembre-se também que, se comprar um cooktop elétrico ou por indução, o forno terá que ser comprado a parte. 

VEJA TAMBÉM: Rachaduras na parede: Como saber se é perigoso

Se você tem crianças em casa e dinheiro para comprar um fogão por indução, esta é uma opção segura para a sua família.

Mas se você cozinha pouco e quer facilidade para mudanças de moradia, o velho fogão a gás pode ser a melhor opção. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *