Vivemos em um país que a alvenaria é totalmente popular, novas técnicas de construção tem desembarcado e ganhado novos adeptos.
A 30ª edição da Casa Cor de SP trouxe uma inovação. Os arquitetos Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto do escritório Mindlin Loeb + Dotto apresentaram uma casa modular, uma construção pouco conhecida pelos brasileiros mas que pode nos ensinar muito quando o assunto é tempo de obra e quando se fala em sustentabilidade.
O espaço foi batizado de Casa Aqua, e é uma parceria desses profissionais com a Inovatech Engenharia. Confira quais são as lições que este tipo de moradia pode nos ensinar:
1. Mais rapidez na construção
Uma cada modular é como uma casa Lego. As suas partes são pré-fabricadas e precisam apenas ser encaixadas umas ás outras.
A Casa Aqua tem cerca de 200m² total de área, sendo 50m² dos próprios cômodos. Ela foi construída em apenas 18 dias. Essa rapidez é o resultado de um procedimento dinâmico onde as empresas entregam as partes como chão, encanamento e paredes prontas sendo necessário apenas encaixá-las e colocar tudo de pé.
Claro que essas peças são pesadas e requerem ajuda de guindastes para serem erguidas.
A Casa Aqua possui paredes da sala e quarto de concreto e as do quarto e banheiro de drywall.
2. É flexível e adaptável
Assim como uma casa de Lego, é possível adaptar os cômodos conforme suas necessidades sem que você precise investir em uma grande reforma.
A casa possui quatro cômodos: sala de estar, quarto, banheiro e cozinha. Espaços independentes e ligados por passarelas. Se por acaso um casal morar nesta casa e futuramente ter filhos bastará comprar os módulos para erguê-lo, sem precisar investir em uma reforma tradicional o que levaria muito mais tempo, além de causar muito mais sujeira e poluição.
Pode-se também fazer o contrário: desfazer as partes que compõe um cômodo e reciclá-las. Financeiramente a diferença não é significativa, mas a vantagem é enorme quando o assunto é agilidade e benefícios ao meio ambiente.
Veja Agora: Os Métodos de Casa Modular
3. Sustentável
A Casa Aqua agride menos ao meio ambiente. Casas modulares são sustentáveis pois incentivam que seu proprietário pense se o espaço realmente é necessário.
Assim como se for necessária uma reforma, os módulos retirados de uma casa modular são completamente recicláveis, podendo ser reutilizados em outra moradia o que evita o desperdício de materiais.
4. Socialmente Interessante
As casas modulares trazem uma grande questão, sobre o que realmente precisamos para viver.
Quando paramos para refletir sobre nossas necessidades reais evitamos o excesso. Casas Modulares podem nos reconectar com nossas necessidades reais e até mesmo com o mundo em que vivemos.