Como instalar um ventilador de teto: passo a passo

Se você não gosta ou não tem dinheiro para um ar-condicionado, um ventilador de teto é uma boa pedida para os dias quentes de verão. Vamos te ensinar como instalar um ventilador de teto facilmente.

Além de não fazer tanto barulho como um equipamento convencional, ele dispersa melhor o ar pelo ambiente e ainda dispõe de outras funcionalidades – como o exaustor, por exemplo.

Por causa destas vantagens, cada vez mais pessoas estão buscando um ventilador de teto para as suas casas. Por outro lado, muita gente tenta instalar o equipamento sem a ajuda de um profissional, Afinal, não parece ser assim tão difícil, não é mesmo?

Se você quer instalar um ventilador de teto no seu quarto ou nos cômodos de sua casa, preparamos este artigo para lhe ensinar como proceder. Confira!

Materiais necessários para instalar o ventilador

como instalar ventilador teto

Primeiramente, você vai precisar de vários objetos que são necessários para instalar o equipamento. Pegue o seu caderninho e anote a lista abaixo:

  • Trena;
  • furadeira;
  • chave de fenda;
  • alicate universal;
  • chave Philips;
  • chave teste;
  • escada
  • fita isolante;
  • passa fios;
  • parafuso;
  • buchas.

Alguns cuidados essenciais

Para evitar acidentes, antes de mais nada, desligue a energia geral na caixa de força; a seguir, identifique os três fios: terra, neutro e fase. Geralmente, o fio terra é o verde. De qualquer forma, por garantia, recomendamos usar um multímetro.

O teto onde você vai instalar o ventilador precisa ter uma altura igual ou superior a 2,3 m e ser capaz de suportar, no mínimo, 25 kg. É preciso também observar uma distância segura entre o equipamento e os móveis da habitação, portas e a parede.

VEJA TAMBÉM: Como construir um muro: aprenda os principais princípios de construção

O ventilador não pode ficar suspenso apenas pelos fios, pois assim ele fatalmente irá provocar um desastre. Por isso, use as peças que acompanham o kit de instalação. Não deixe de confirmar se as pás do ventilador estão bem presas à peça principal.

Por fim, deve-se instalar o ventilador junto à fiação fixa do imóvel. Assim, quando há ligações bifásicas, é preciso usar o disjuntor bipolar para efetivar o desligamento do ventilador.


Preparo da fiação

São necessários 5 fios para a ligação da chave com o ventilador: 2 para o motor, 2 para a lâmpada e 1 fio terra. Caso não tenha algum dos fios instalado, passe um fio paralelo extra da parede até o teto com auxílio do passa fio, que é um dispositivo que auxilia a passagem de fios elétricos nos eletrodutos.


A montagem do ventilador

É chegada a hora de instalar o equipamento. Não se esqueça de seguir sempre o que está escrito no manual do fabricante para proceder à instalação de seu Fixe a haste no motor deixando a abertura maior para o lado dos fios. Prenda o pino de fixação. Passe o fio do motor e do soquete por dentro da haste. Coloque o pino de segurança na haste.ventilador. Se ele tiver lâmpadas ou lustres, coloque no final de todo o processo. E não se esqueça de desligar antes o disjuntor.


Como instalar um ventilador de teto: passo a passo

 

#1. Passe os fios

Passe os fios das lâmpadas por dentro do niple (cano pequeno auxiliar de inox). Os fios do ventilador e do lustre devem ser passados por dentro da pequena haste saindo para fora da base.

#2. Encaixe a haste

Fixe a haste no motor deixando a abertura maior para o lado dos fios. Prenda o pino de fixação. Passe o fio do motor e do soquete por dentro da haste. Coloque o pino de segurança na haste.

#3. Fixe o suporte no teto

Fure o teto e coloque o suporte utilizando os parafusos e as buchas para fixar. Tenha o cuidado de deixar uma pequena folga, pois é ventilador não deve ficar totalmente preso, para não prejudicar o movimento quando ele estiver funcionando.

Por segurança, recomenda-se fixar o equipamento na laje. Mas se o seu teto é de madeira ou gesso, dá para colocar um suporte auxiliar que segure o ventilador por dentro da laje. Em qualquer ferragem você encontra o material necessário (canaleta de alumínio auxiliar e suporte de aço).

#4. Ligue os fios do teto

Comece conectando os fios do motor e do lustre ao fio fase da rede. A seguir, conecte o retorno da lâmpada (preto) ao retorno da chave controle (preto). Conecte o fio de exaustão e o fio de ventilação do motor (brancos) ao capacitor. Por fim, o fio terra do lustre (verde) ao fio terra da rede (verde).

Utilize a fita isolante para deixar os fios todos encapados. Se a sua casa não possuir rede própria de aterramento, ligue ao fio negativo da rede. Nunca prenda o ventilador apenas pelos fios, porque isso poderá levar à queda do aparelho. 

#5. Ligue os fios na chave de controle

O interruptor de sua habitação deve ser substituído pela chave de controle que vem junto com o equipamento. A seguir, conecte o fio da chave de controle no retorno da lâmpada. Conecte os dois fios da chave aos fios do motor, e o fio de alimentação à energia. Não se esqueça de isolar o outro fio. Para finalizar, encape as ligações com fita isolante.

#6. Terminando a instalação

Por último, coloque o lustre e as lâmpadas. Se alguma estiver a uma altura diferente da outra, movimente-a até que fique na altura adequada. Para evitar acidentes, confira se os parafusos estão bem apertados. 

Confira também a potência da lâmpada segundo as instruções do manual do fabricante. Se a potência não coincidir com a voltagem, pode causar problemas no ventilador, derretendo o lustre ou as peças de plástico. 

Depois de instalar o ventilador, se ele não funcionar, desligue-o no interruptor e chame um profissional especializado. Você pode também contactar assistência técnica, mas, se não puder comprovar que não foi você que danificou o aparelho, poderá perder a garantia. 

VEJA TAMBÉM: Construir uma casa de madeira do zero: ideias, plantas e dicas

Dica Importante: Com o uso, os parafusos podem ir afrouxando. Então, realize a verificação e manutenção do ventilador de teto a cada 18 meses.

Então, viu como dá para instalar um ventilador de teto em sua casa? Se tomar todos os cuidados necessários, basta ter um pouco de habilidade para instalar você mesmo o seu ventilador de teto.

Gostou nas nossas dicas? Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Não se esqueça de curtir de deixar o seu comentário. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *