O fogão cooktop é um eletrodoméstico que virou tendência e tem muita gente querendo trocar o fogão tradicional pelos modelos de fogão de mesa. Aprenda a seguir como instalar um cooktop.
Instalar um cooktop é simples, mas uma boa parte das reclamações de mau funcionamento que os fabricantes recebem tem a ver com a sua instalação.
Foi pensando nisso que preparamos aqui um verdadeiro compêndio sobre o cooktop, com algumas dicas para escolher e instalar corretamente o produto e deixar sua cozinha bonita, funcional e segura.
Vamos lhe ensinar também a instalar o cooktop na sua cozinha nas suas duas versões, nos modelos a gás e elétrico.
Como instalar um cooktop: Modelo

Primeiramente, você vai ter que escolher o modelo de cooktop. Claro que você vai escolher o modelo mais bonito, mas é preciso pensar também no tamanho.
Há várias medidas de fogões de mesa para você escolher. Tenha em conta o tamanho de sua cozinha e veja se cabe na sua bancada ou se vai ter que reformá-la para colocar o fogão.
Os modelos a gás utilizam gás GLP ou gás de cozinha. A escolha aqui é de acordo com o abastecimento de sua casa. Esses modelos utilizam a energia elétrica só para acender automaticamente os queimadores. O que significa que dá para cozinhar mesmo sem luz em casa.
VEJA TAMBÉM: Como instalar um chuveiro elétrico: passo a passo
O cooktop a gás é muito parecido ao fogão tradicional, aquecendo normalmente os alimentos e podendo utilizar todo tipo de panela nele (vidro, inox, alumínio, barro, cerâmica ou ferro).
Por seu lado, o modelo elétrico de fogão de mesa esquenta muito rápido e demora para esfriar, sendo preciso tomar cuidado para não se queimar. Para esse modelo, as panelas precisam ser resistentes e com fundo reto.
Uma vantagem é que esse fogão esquenta qualquer tipo de alimento mais rápido de que o cooktop a gás. Vale lembrar que é preciso uma tomada exclusiva para o modelo elétrico.
Tem ainda o cooktop elétrico por indução, onde o calor é produzido por ondas eletromagnéticas acionadas pelo contato com a panela. Por isso, esse modelo usa panelas próprias para ele, com o fundo de ferro ou liga de aço inox.
Para saber se uma panela pode ser usada nesse fogão, é só testar com um imã. Se o imã grudar no fundo da panela, é sinal que dá para usar. Esse modelo é mais seguro, pois esfria assim que é desligado. E você não corre o risco de se queimar.
Bancada é importante

Para suportar o peso do cooktopo, a bancada deve ter de 2 a 6 cm de espessura e deve ser também resistente a temperaturas altas. Geralmente, as bancadas são de granito, mas materiais como silestone e limestone, que são compostos de pedra e resina, também podem ser utilizados.
Na hora de encomendar o balcão que vai colocar na sua cozinha, é importante ter as medidas do cooktop que você escolheu. Preste atenção na profundidade da bancada, pois ela deve acomodar o fogão com as sobras informadas pelo fabricante na frente e atrás, deixando também espaço nas laterais para servir como apoio, ventilação e área de trabalho.
Geralmente, a profundidade da bancada é de 65 cm.
O corte da bancada é feito no local e o ideal é já ter o fogão por perto para o marmoreiro recortar a pedra e garantir que ele está bem encaixado.
O forno você pode instalar onde for mais prático. Se for colocar embaixo do fogão, deixe um espaço de 5 e 10 cm a partir do fundo do equipamento – a medida exata vem no manual de instalação. Se o cooktop for elétrico, essa distância irá garantir o fluxo de ar, impedindo o superaquecimento.
Já no modelo a gás este espaço serve para posicionar a mangueira que o alimenta. Se você decidir colocar o forno em outro local, o espaço abaixo do fogão pode ser usado com armários.
Fique atento também ao ponto de saída do gás, que deve ficar do lado de fora da marcenaria a, no máximo, 1 m a partir do centro do cooktop.
Se a pia estiver na mesma bancada que o cooktop, mantenha uma distância de 45 cm para evitar respingos. Para evitar acidentes, as tomadas obrigatoriamente devem ficar fora do nicho, na alvenaria, a pelo menos 30 cm do ponto de gás.
Mantenha a geladeira longe
O consumo de energia pode aumentar com a geladeira muito próxima do cooktop. Se ela tiver que ficar do lado, é preciso isolar, colocando uma divisória – de drywall ou madeira – e deixando uma distância de 10 cm entre os dois eletrodomésticos.
Saiba quais são os problemas mais comuns na instalação de um cooktop para evitar que eles aconteçam:
– Escolher o modelo pela estética e não saber se ele corresponde às suas necessidades;
– Comprar muito tempo antes da instalação e perder a garantia;
– Instalar por conta própria e não chamar o instalador autorizado;
– Fazer o corte na bancada sem ter o fogão, deixando o buraco maior, torto e descentralizado;
– Escolher um modelo de cooktop que não cabe na cozinha;
– Encomendar o armário sem observar os espaços de ventilação e folgas recomendados pelo fabricante;
– Colocar tomada dentro do armário do cooktop;
– Mudar de ideia durante a obra.
Vamos agora lhe mostrar o passo a passo de como instalar o seu cooktop nos dois modelos, elétrico e a gás. Nenhum dos passos dessas instalação é muito difícil, basta segui-los com cuidado e atenção, na ordem correta do princípio ao fim.
Instalação um fogão cooktop elétrico

#1. Se tiver um cooktop antigo, remova-o. Esse é um passo necessário se estiver fazendo a substituição. Na caixa de fusíveis, desligue a energia do cômodo. Remova a calafetagem e as peças que estão presas. Desconecte a fiação, não esquecendo de memorizar como ela é feita, e erga o fogão da bancada.
Como você vai ter que instalar a fiação nova da mesma forma que a antiga fiação, memorize como os fios velhos estavam conectados. Uma dica é colocar etiquetas nos fios e tirar uma foto da instalação antiga antes de remover os fios. Para erguer o cooktop de sua base, é melhor pedir ajuda, pois ele pode ser bem pesado.
#2. O espaço deve ser suficiente para receber o novo cooktop. O ideal é que haja uma folga de 75 cm acima do aparelho e entre 30 e 60 cm nas laterais. Confira as instruções do fabricante para os requisitos específicos do seu fogão e verifique se tem espaço suficiente na bancada para o modelo do cooktop.
#3. Verifique se há uma caixa de junção adequada no local. A maioria dos aparelhos requer uma caixa de 240 VAC. Se você está substituindo o fogão antigo, é bem provável que a peça já esteja instalada. Se não tiver, contrate um profissional para instalar uma.
Você precisa saber também se a amperagem do novo aparelho é a mesma do antigo – se não for, a nova fiação deve ser instalada por um profissional. Os circuitos de muitos fogões antigos tem apenas 30 amperes, enquanto as amperagens dos modernos costumam ser de 40 ou 50.
#4. Confira se o fogão cabe no espaço em que será instalado medindo as suas dimensões. Se você removeu um fogão previamente instalado, provavelmente já tem o buraco feito.
Assim, é preciso verificar as medidas para ver se o novo aparelho se encaixa. Meça o comprimento e a largura do fogão e subtraia 2,5 cm de cada lado para considerar a parte que vai ficar sobreposta à bancada.
#5. O orifício na bancada deve ser do tamanho do fogão — menos 2,5 cm para a parte sobreposta. Se não houver um orifício ou se ele for muito pequeno, será preciso adaptá-lo para que fique maior. Se ele for muito grande, você pode parafusar calços nas laterais da abertura.
Se você precisar cortar uma bancada de granito, provavelmente terá que contratar uma profissional para essa tarefa, a menos que saiba manusear uma cortadeira elétrica. Antes de instalar o cooktop, deve ser aplicado um selante.
#6. Para facilitar a instalação do cooktop,
solte as peças removíveis, como bocas, telas ou outras peças que dá para
retirar e guardar por enquanto. Remova também os resíduos de embalagem
(como isopor) que ainda estiverem no aparelho.
#7. Instale as molas e as peças de suporte para manter o cooktop em seu lugar.
Essa instalação deve ser feita na parte superior do orifício e finalizda com
parafusos. Se sua bancada for de granito, prenda as peças de suporte usando
fita adesiva de dupla face no lugar dos parafusos.
#8. Coloque o fogão novo no seu lugar por sobre a abertura do orifício
puxando os fios por ela antecipadamente. Pressione o aparelho para baixo até
escutar o clique das molas e das peças de suporte.
Se você removeu azulejos e teve que reinstalá-los, talvez seja preciso esperar
24 horas para os azulejos assentarem antes de colocar o cooktop no seu devido
lugar.
#9. Conecte os fios do cooktop novo na eletricidade que deve estar desligada
enquanto você proceder à instalação a
fim de evitar ferimentos e choques. Os fios do fogão devem ser conectados aos
seus correspondentes na caixa de energia, lembrando que o fio verde é o que faz
o aterramento do circuito, o fio branco é o neutro e os fios vermelhos e pretos
(ou de outras cores) são os que levam a energia até o cooktop.
Para conectar os cabos, utilize conectores de torção, que são peças semelhantes a tampinhas de plástico, alinhando os fios uns aos outros e torcendo-os juntos. Encaixe os conectores nas junções. Essa etapa é extremamente importante para impedir que as partes expostas de cobre se toquem, evitando incêndios.
#10. Agora, chegou a hora de instalar as
peças removíveis do cooktop colocando de volta as bocas, as telas e outras
peças.
#11. Religue a energia e teste o aparelho. Ligue o cooktop para ver se está
tudo funcionando bem.
Instalação de um fogão cooktop a gás
#1. A primeira coisa a fazer é verificar se o gás passa pelo local da instalação porque um aparelho destes precisa de uma tubulação para levar combustível às chamas. Provavelmente você já tem a tubulação se está substituindo o seu fogão de mesa. Se não tiver a tubulação, contrate uma profissional para instalar uma. É extremante importante instalar a tubulação corretamente para evitar vazamentos que podem causar incêndios. Sem falar que o gás é nocivo se inalado.
#2. Para acessar o espaço sob o fogão com mais facilidade, facilitando o manuseio da tubulação e da mangueira do gás, remova as portas do armário e tudo o que estiver estocado dentro dele.
#3. Desligue o fornecimento de gás do fogão antigo. Gire a válvula usada para conectar a mangueira flexível do fogão à tubulação interna da casa até ela ficar perpendicular à mangueira ou se projetar para o lado. Se não for fechada completamente, a tubulação vai continuar liberando gás quando você desconectar a mangueira, o que é perigoso. A manivela da válvula aponta na direção do fluxo do gás quando a tubulação está aberta, por isso é muito importante girar em 90 graus para fechar a válvula.
#4. Se o seu cooktop tiver cabos de energia, é preciso desconectá-los da tomada antes de prosseguir.
#5. Abra todas as bocas por um tempo porque pode ainda haver resíduos de gás na mangueira, apesar de já ter desligado a válvula. Ligue as bocas do fogão com a coifa ligada por alguns minutos para o gás se dispersar. Não acenda o fogo!
#6. Use duas chaves inglesas para desconectar a tubulação flexível de gás da parede. Com uma delas, você pressiona a porca de extremidade da mangueira e, como a outra, pressiona a porca da tubulação. Para desaparafusar a peça, gire a chave inglesa presa à mangueira flexível em sentido anti-horário.
Continue girando até a mangueira desconectar completamente da parede. Alguns tubos tem peças especiais que se encaixam entre a mangueira flexível e a tubulação. Mantenha essas peças enquanto estiver soltando a mangueira.
#7. Para facilitar a locomoção do fogão, remova as partes removíveis, as bocas, grades e outras peças antes de prosseguir.
#8. Remova parafusos e suportes do fogão instalado para soltá-lo.
#9. Retire o cooktop da bancada e coloque em algum lugar seguro, de cabeça para baixo, para evitar danos. Não se esqueça a mangueira ainda vai estar presa quando você puxar o aparelho.
#10. Remova a mangueira do fogão. Se você for reaproveitar a mangueira do fogão antigo, vai ter que desaparafusá-la com a ajuda de duas chaves inglesas, prendendo uma ao cooktop e outra à porca da mangueira. Para desaparafusá-la, gire a chave conectada à mangueira em sentido anti-horário.
#11. Prenda a mangueira no fogão novo. Nas peças em que essa mangueira é conectada ao fogão, aplique um selante para tubos espalhando o produto na superfície das peças — mas tendo o cuidado de não deixar o selante “entrar” na mangueira. Para parafusar a mangueira ao fogão, use a chave inglesa.
Para evitar vazamentos de gás no futuro, as peças no fogão devem ficar completamente cobertas pelo selante. Alguns modelos possuem uma peça reguladora que mantém constante a pressão do gás. Se o seu fogão tiver essa peça, prenda-a às partes do fogão e à mangueira. Antes de parafusar a peça reguladora e a mangueira, aplique o selante aos produtos com a ajuda de um pincel pequeno.
#12. Reinstale o fogão novo no seu lugar sobre a bancada, deslizando-o com cuidado para não danificar as válvulas. Antes de instalar o fogão, passe a mangueira pela abertura da bancada.
#13. Prenda a mangueira à tubulação da parede com uma chave inglesa, apertando tudo muito bem. Para evitar vazamentos, espalhe o selante por todas as peças.
#14. Para testar a existência de vazamentos, misture bem água com sabão na proporção 1:1 e aplique sobre as conexões. A seguir, gire a válvula do tubo na parede até ela ficar na mesma direção que o fluxo do gás. Inspecione com cuidado todas as conexões, para ver se não há formação de bolhas nelas, pois podem ser indícios de vazamentos. Certifique-se que você não sente cheiro de gás.
#15. Ligue as bocas do cooktop para ver se está funcionando corretamente. Pode demorar alguns segundos até o gás passar pelo interior do fogão e o fogo acender. Se não acontecer nada depois de quatro segundos, desligue o gás, espere alguns minutos e tente novamente. Antes disso, verifique se a mangueira está funcionando.
#16. Finalize aparafusando as peças que prendem o fogão à bancada.
A escolha de um fogão cooktop
#1. Um fogão de mesa tem inúmeras vantagens em relação ao fogão tradicional, começando por serem mais discretos que os aparelhos normais, já que dá para colocá-los no mesmo nível das bancadas. Mas a sua maior funcionalidade é o forno estar separado do fogão, pois é possível instalar os cooktops em ilhas ou móveis separados na cozinha. Além disso, são mais fáceis de limpar.
#2. Se não quiser instalar um exaustor ou uma coifa suspensa, dá para usar uma coifa de bancada, que serve para levar o ar da superfície para a área abaixo do fogão. Alguns cooktops são vendidos com dutos retráteis, que dá para esconder na bancada enquanto não estiver usando o fogão.
#3. Quando você for comprar um cooktop, você deve levar em conta o número de bocas, o tamanho, o custo, os materiais e as funções de segurança. Examine o custo de operação dos dois modelos de cooktops, a gás e o elétrico.
Antigamente, os fogões a gás eram preferenciais porque reagem de imediato quando acesos, mas os modelos modernos elétricos também aquecem rapidamente e são vendidos em versões com aquecimento baixo.
#4. Quantas bocas você vai precisar? Para fazer uma refeição em família, na maioria dos casos quatro bocas é suficiente. Mas se você gosta de dar festas ou promover jantares para convidados, um número maior pode ser necessário.
#5. Você deve escolher um cooktop que caiba na sua cozinha. Se você está substituindo um fogão antigo, verifique se o novo pode ser encaixado no espaço vago. Se não for do mesmo tamanho, assegure-se que para adaptar o espaço que você dispõe.
#6. Considere quanto você vai gastar. O investimento em um fogão a gás pode ser mais alto, mas eles custam menos a longo prazo porque gás é mais barato que a eletricidade. Você também deve considerar os custos de instalação de tubulações para os fogões a gás e de fiações para os fogões elétricos.
Dicas finais de como instalar um cooktop
Nunca transporte um cooktop sozinho a fim de evitar possíveis danos. Peça a ajuda de alguém.
Para facilitar a instalação do seu cooktop, tente comprar um cooktop que seja do mesmo tipo que seu fogão. Ou seja, se ele for um fogão a gás, compre um cooktop que também o seja.
VEJA TAMBÉM: Como escolher o rejunte certo? Conheça os principais tipos
Se você não se sentir à vontade para lidar com a instalação de tubos de gás ou com a fiação, contrate um profissional para fazê-lo por você. Tenha muito cuidado: não podem ficar fios elétricos desencapados nem haver vazamentos de gás — isso pode causar curtos circuitos e gerar incêndios.