Erros em reformas hidráulicas: Quais são e como evitar

Quando se fala em reforma, fica todo mundo com o cabelo em pé. Faz uma sujeirada, é gente que entra e sai, quebra aqui, derruba ali, prazos estourando… Mas acalme-se! Nem toda obra precisa virar um pesadelo. Foi pensando nisso que preparamos aqui um conteúdo especial sobre erros em reformas hidráulicas para que sua obra seja realizada na maior perfeição possível.

Por que eu preciso de uma reforma hidráulica?

erros reformas hidraulicas

Primeiramente, é preciso identificar a necessidade da reforma. Muitas vezes é porque um projeto não foi bem executado e acabou gerando falhas. Pode ser também quando os pontos de água e esgoto em uma residência ou prédio precisam ser ampliados.

Como as paredes ocultam os canos e as tubulações, é fácil um material de qualidade passar despercebido, por isso é preciso redobrar a atenção.

Com um profissional capacitado e um bom material hidráulico, reduzem-se as chances de uma nova reforma por problemas.


Erros em reformas hidráulicas: certificação dos materiais

Acredite: nem tudo é igual quando o assunto é material hidráulico. Além de certificar que o material é de qualidade, invista em produtos da mesma marca para evitar folgas e emendas. ,

VEJA TAMBÉM: Como construir um porão em sua casa: Confira essas dicas

Uma reforma hidráulica pretende garantir o funcionamento de tudo o que é água e esgoto em um imóvel. O uso de materiais ruins ou a má instalação pode causar infiltrações, manchas na parede, entupimentos e vazamentos.

Verifique a qualidade do profissional contratado

Uma reforma de tamanha importância como a hidráulica não pode ser executada por profissionais que não entendem totalmente do assunto. Você já deve ter entendido como é importante usar bons materiais, mas um profissional ruim pode colocar tudo a perder.

Um erro muito comum é quando as tubulações ficam expostas. Esse erro pode ter acontecido por um cálculo equivocado do espaço interno ou porque era a solução mais fácil. Fique atento, peça referências e acompanhe de perto a reforma.

Respeite os materiais e faça testes

Quando o assunto é construção, dar um jeitinho não funciona. O problema até pode ser solucionado no começo, mas, com o tempo, o desgaste vai surgir com uma grande conta para consertos.

Por isso é preciso respeitar os materiais, sua durabilidade e compatibilidade. Sem fazer emendas incorretas ou esquentar cabos de condução.

Uma dica importante é, antes de fechar a parede, fazer testes de hidráulica para ver se tudo está funcionando corretamente. Para evitar dores de cabeça no futuro, fique atento quando for comprar os materiais, tire todas as suas dúvidas com o vendedor e certifique-se de estar levando tudo o que for necessário e adequado.

De preferência, vá com o engenheiro ou profissional responsável pela reforma fazer a compra dos materiais.

Dica importante: jamais permita ao profissional encarregado pela obra fixar tubos de água fria ou fazer dobras nos canos fazendo fogo para derreter o material. Compre as conexões apropriadas. 

Registro

Um erro é colocar um registro para a casa inteira. Coloque um em todos os locais onde houver pontos de água, como cozinhas, banheiros, áreas de serviços, assim, se houver algum problema, é possível fechar apenas a área envolvida. 

Armazenamento do material

É preciso saber guardar tubos e conexões durante o andamento da obra. Não largue de qualquer jeito porque isso pode ser fatal. Deve-se guardar os tubos sempre na posição horizontal e colocar as conexões em sacos ou caixas. O material deve ficar à sombra, longe dos raios do sol, para não danificar. 


Erros em reformas hidráulicas: Teste o encanamento antes de fechar a parede

Antes de instalar torneiras, privada, chuveiro, e antes de fechar a parede, peça ao profissional pata conferir se há algum encanamento vazando na sua obra nova.

O teste é feito colocando plug para tampar todos os locais de saída de água (onde ficarão torneiras, privada, chuveiro) e abrir o registro deixando-o aberto por 24h. Antes de fazer o teste, certifique-se de que a caixa d’água esteja cheia. Então, será possível ver se há pontos de vazamento e onde eles estão.

Se houver vazamento, o trecho deve ser refeito usando peças de conexão apropriadas. O teste deve ser repetido até não houver mais nenhum vazamento. Acompanhe de perto. 

Metais e peças sanitárias

Torneiras, misturadores, privada são os últimos materiais a serem instalados. Não deixe instalar esse material antes de terminar o acabamento de pisos e paredes, pois alguns profissionais instalam logo tudo, recebem o pagamento e partem para novos clientes. Não permita isso. 

A obra hidráulica se realiza em duas fases: a primeira é quando se colocam os canos e se deixam os pontos de abertura no chão e na parede. A seguir, o profissional tem que fazer uma pausa para o pedreiro instalar pisos e azulejos ou quando o pintor entra em ação. 

Só depois de terminar a parede e os acabamentos é que são instalados lavatórios, pias, vasos sanitários, torneiras e misturadores.


Plano de instalação

Os canos ficam ocultos e logo esquecemos por onde eles passam. Se não tiver um projeto ou planta de hidráulica, peça ao profissional para fazer um desenho dos cômodos. Você pode também fotografar as paredes e o chão com os tubos aparentes antes do piso e das paredes serem fechados como forma de garantia. 

VEJA TAMBÉM: Como construir uma casa economizando

Não saber onde ficam os canos é uma limitação ruim. Isso pode ser problemático quando forem necessários reparos ou quando for preciso fazer uma reforma da cozinha ou banheiro. 

É bom conhecer erros que podem acontecer numa reforma hidráulica para evitar que eles aconteçam na sua casa ou para reconhecer algum que você nem tinha notado.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *