Quem mora em um lugar pequeno não precisa necessariamente morar mal. Acompanhe a seguir como decorar espaço pequeno com eficiência.
É claro que um espaço reduzido cria algumas dificuldades na hora de compor o ambiente, mas ainda assim é possível se ajeitar e ter um lar extremamente charmoso e com vários detalhes interessantes.
Decorar espaço pequeno

Cada espaço é precioso quando se vive em uma casa de poucas dimensões. Claro que ninguém gosta de viver com limitações que prejudiquem a decoração e o ambiente.
Por isso, se você mora em um “apertamento”, nós trazemos aqui algumas dicas de decoração e maximização de espaços que vai fazer você se sentir um verdadeiro rei em seu pequeno reino.
VEJA TAMBÉM: Como Iluminar Bem A Sala De Estar
1. Elimine objetos desnecessários
É preciso eliminar objetos que não tenham qualquer utilidade e/ou que não combinem com a decoração e divisão pretendida. Nesses casos, aquilo que você decidiu manter deve ter um lugar certo pois, se mantiver tudo organizadinho, sua casa vai parecer automaticamente mais ampla e arejada.
2. Cor monocromática

Para aumentar de forma natural um espaço reduzido, recomendamos escolher cores com tons mais suaves e claros. De preferência, escolha uma decoração monocromática, ou seja, uma só cor em todos os objetos – incluindo as paredes – mas em tons de intensidade variada.
Pintar a parede e tetos de uma só cor vai ampliar o espaço e, se a tinta tiver um acabamento com brilho, irá refletir mais luz, engrandecendo o lugar.
Sua casa fica mais ampla e harmoniosa se você escolher a mobília com tons idênticos aos das paredes – ao contrário, cores contrastantes irão encurtar o ambiente. Deixe as cores fortes para os têxteis e pequenos detalhes.
3. Luz natural
Se não interferir com sua privacidade, evite o uso de cortinas, pois a luz natural inunda o espaço pequeno e aumenta o lugar. Se fizer questão de colocar cortinas, então opte por um cortinado leve e semitransparente ou um simples estore de rolo. O mesmo vale para portas que você não utiliza. Por isso, retire-as para ganhar mais espaço ou então coloque portas de correr. Se a luz natural não for suficiente, utilize luz artificial com focos de teto, abajures de pé e de mesa.
4. Espelhos

Espelhos são dos melhores recursos para dar amplitude a lugares pequenos: pendurado ou apenas pousado no chão, um espelho EG é dos objetos imprescindíveis em espaços diminutos.
5. Distribuição da mobília
Para não roubar centímetros preciosos e ampliar o ambiente, aposte em mobília “curta” – mesas baixas, cadeeiras sem braços, poufs, ottomans. Evite também colocar móveis nas áreas de passagem e junto às portas de divisões – além de atrapalhar, vai deixar o espaço ainda mais pequeno. Objetos decorativos – principalmente os mais altos – devem ser colocados junto às paredes.
6. Peças grandes ou pequenas?

Se você quer decorar espaço pequeno saiba que muitos objetos dão um aspecto desarrumado ao lugar, ao contrário de meia dúzia de móveis de grande porte, que proporcionam um ambiente calmo e estruturado.
Móveis com bases abertas são os mais adequados aos espaços pequenos porque deixam o ambiente “respirar”. Em caso de mobília estofada, aposte em padrões lisos e tons neutros, deixando para variar em termos de texturas, que podem proporcionar um interesse acrescido ao mobiliário.
7. Sem tapetes
Um chão à mostra faz qualquer ambiente parecer mais amplo ao contrário de um cheio de tapetes. Se você não consegue viver sem eles, não cubra o piso todo, coloque apenas numa parte do espaço.
8. Escolhendo mesas e sofás

Em vez de colocar a mesa no centro da sala, utilize uma mesinha comprida e estreita para ficar atrás do sofá. Ou então uma mesa de apoio que fique ao lado do sofá e seja colocada no centro da sala quando necessário.
Tem também aquelas mesas que se encaixam umas embaixo das outras e são perfeitas para ambientes pequenos. Um sofá dividido também se encaixa melhor num lugar pequeno e, se tiver pés, embaixo dele é um bom lugar para “esconder” coisas.
9. Fixe a televisão
Para quem não consegue viver sem televisão, existem aqueles suportes específicos que são fixados na parede, sendo uma ótima opção para poupar espaço. As televisões LCD são perfeitas para pendurar.
10. A cama do quarto das crianças

Se o quarto das crianças é pequeno, beliches são desde sempre uma ótima alternativa para maximizar o espaço. Tem também aquelas camas 2 em 1, onde uma delas está escondida embaixo da outra, sendo aberta durante a noite e ocultada de dia. Para organizar o quarto, opte por arrumadores de parede.
11. Decore o corredor
Mesmo as habitações mais pequenas tem corredores, sendo possível utilizar o local com armários ou estantes estreitos para guardar suas coisas ou até mesmo a sua biblioteca. Se vai deixar o lugar vazio, pinte as paredes com riscos horizontais que esse efeito cria um a ilusão de ótica que alonga o corredor.
12. Decorar espaço pequeno: Materiais transparentes
Por refletirem a luz e o próprio espaço, materiais transparentes deixam qualquer zona mais longa. Portas e armários com vidro, cadeiras e mesas em acrílico transparente vão dar um ar sofisticado à sua habitação e deixar a casa com uma sensação mais ampla.
VEJA TAMBÉM: Como Usar Adesivos Na Decoração De Casa
13. Decoração minuciosa na cozinha

Se a cozinha é pequena, algumas soluções são necessárias para aumentar o espaço: uma mesa fixada à parede e aberta somente na hora das refeições, com bancos que podem ser empilhados, e uma barra de inox fixada sobre a bancada para pendurar todo o tipo de utensílios.
14. Decore o banheiro
Aproveite as paredes do seu minúsculo banheiro instalando espelhos vistosos, prateleiras funcionais, um porta-rolos vertical para papel higiênico, um banco que possa servir para guardar coisas ou a roupa suja.
VEJA TAMBÉM: 6 Dicas de decoração que ajudam a diminuir a ansiedade
15. Decorar espaço pequeno: Mobília multifuncional
Em ambientes diminutos, aposte em móveis multifuncionais que, além de serem práticos, decoram o local com estilo e praticidade: camas com um lugar embaixo do colchão para guardar coisas, bancos, ottomans ou poufs que abrem revelando um espaço de arrumação extra.