Decoração com Plantas: 15 ideias sensacionais, veja fotos

Uma casa decorada com plantas nos deixa mais próximos da natureza e nos faz sentir distantes do cinza da cidade, sem falar que decoração com plantas deixa qualquer ambiente mais bonito, aconchegante e harmonioso.

Diferente de outros objetos, as plantas são vivas e se transformam, proporcionando ao ambiente cor, alegria e uma sensação de tranquilidade.

Muitas espécies se adaptam bem em ambientes internos e, com a presença da luz natural, as plantas combinam bem com qualquer espaço da casa, inclusive as áreas de serviço e o banheiro.

Porém, antes da escolha das plantas, é preciso ter atenção às condições de luz, temperatura e umidade de cada espaço de sua casa. O ideal é priorizar as áreas mais iluminadas e próximas das janelas.

VEJA TAMBÉM: Cores de casas: como escolher a cor da fachada

É preciso também conferir o espaço disponível e ver qual é mais indicado para cada espécie, além de saber quais os cuidados necessários para cada planta.

Decoração com plantas: ideias

Se você quer deixar sua casa mais verde, selecionamos aqui vários projetos pensados por decoradores e arquitetos, com excelentes soluções de decoração para você se inspirar.

#1 – Lugar pouco usual

As samambaias voltaram a estar em evidência nas decorações internas depois do boom durante as décadas de 70 e 80 do século passado.

A facilidade na manutenção fez reacender o amor por esta planta versátil e estilosa, que deixa qualquer ambiente mais vivo e acolhedor.

#2 – Jeito de mata

Com objetos que você pode garimpar em ferros-velhos, dá para criar um ambiente que passa uma sensação incrível de estar perto do matagal.

#3 – Planta curinga

A orquídea é uma das campeãs dos ambientes internos. No entanto, para receber uma delas em sua casa, são precisos alguns cuidados, como não encharcar de água, pois isso pode matar as raízes da planta.

Por isso, substitua os vasos de plástico pelos de barro, que são porosos e drenam melhor a água. Tenha cuidado, pois a orquídea não pode receber luz diretamente do sol, devendo ser cultivada à meia-sombra.

Um bom indicativo da boa intensidade de luz recebida pela orquídea é a cor da folha, sendo que um verde mais claro indica uma melhor qualidade ao invés de um verde mais escuro (pouca luz) ou uma cor avermelhada (luz em excesso).

#4 – Decoração com plantas: Divisão viva

Uma série de plantas demarcam bem a divisa entre dois ambientes distintos da casa. Samambaias, ripsális, rabos-de-burro, filodendros, costelas-de-adão, asplênios e pacovás são as plantas usadas nesta decoração que dá uma sensação de floresta dentro de casa.

#5 – Destaque natural

A zamioculca é uma planta indicada para ambientes internos e varandas, altamente resistente e que pede poucas regas.

Com um brilho natural maravilhoso, ela pode chegar até 1 metro de altura.

#6 – Linda e fácil de cuidar

A suculenta é uma planta de baixa manutenção que dá um visual bacana aos ambientes internos. Ela deve estar perto da luz pois adora sol pleno e luz direta. Por isso, coloque ela em uma janela que bata muito sol. A luz indireta também ajuda, ela só não vai ficar tão bonita e vistosa.

Só não pode deixar na sombra, pois assim você correr o risco de deixá-la morrer (uma queixa comum de muita gente). O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para ela sobreviver com saúde.

O vaso da suculenta precisa ter furos, pois ela não resiste a solos encharcados. Se ela começar a crescer muito, mude de vaso. A terra não precisa ser grande coisa: a maioria das floriculturas tem terra destinada a ela, o que facilita muito a coisa.

Em geral, a rega se faz apenas uma vez por semana. Em dias muito quentes, pode ser dia sim, dia não.

#7 – Verde nas alturas 

A peperômia costuma ser bem fácil de cuidar, é uma folha pendente, como a samambaia. Só precisa de maiores cuidados no verão, quando deve receber mais água. Em princípio, pode ser a cada dois dias.

Mas se estiver muito calor, pode regar todos os dias mas tenha o cuidado de não encharcar. No entanto, ela precisa estar sempre na sombra e nunca deve pegar sol, permanecendo dentro de casa.

#8 – Decoração com plantas: Quadro verde

Samambaias, bromélias e orquídeas compõem esse jardim vertical. São ótimos para decorar tanto áreas externas como internas!

#9 – Toques de cor

O cróton é uma planta que vem sendo adotada por paisagistas por causa de suas flores coloridas e grandes. Muito utilizada em cercas vivas, ela também pode ficar em casa dentro de um vaso.

VEJA TAMBÉM: Moradias em Lofts: tudo sobre essa nova tendência

Porém, é preciso ter cuidados com animais domésticos, pois a sua seiva é venenosa e pode causar irritações na pele ao quebrar um galho. Por isso, use luvas ao manipular o cróton.

#10 – Plantas prensadas

Uma ideia inovadora é a montagem de quadros com folhas prensadas. Se ficarem apoiados em uma janela, ficam ainda mais bonitos.

Já pensou decorar sua cozinha com quadrinhos de hortaliças e temperos? Folhas de rúcula, de manjericão, de hortelã e até de repolho são ótimas opções.

#11 – Aproveitando bem o espaço

Vistosa, bela e de fácil manutenção, a palmeira-leque é uma excelente opção para ambientes internos amplos, pois suas folhagens dão um ar tropical elegante à sua casa. Precisa ser colocada em locais bem iluminados, como nesse vão de escada.

Alguns cuidados são necessários: proteja-a do ar-condicionado e dos ventos fortes. A cada dois anos, é preciso trocar a planta de vaso. Para mantê-la saudável, remova as folhas velhas e secas e adube a planta durante o verão.

#12 – Jardim tropical

Aqui temos uma verdadeira floresta tropical neste banheiro de 15m2, repleto de samambaias, bromélias e lírios-da-paz. Com toda certeza, esse deve ser o lugar mais aconchegante deste apartamento com vista para o Jardim Europa, em São Paulo.

#13 – Sala com Yucca

De origem mexicana, a iúca, yucca, vela-da-pureza, pita, é muito usada em paisagismo de praças e condomínios, pois tende a formar grandes grupos pela emissão de filhotes junto à planta inicial. Porém, ela se adapta muito bem ao ambiente interno se for envasada muito jovem.

Depois que ela se estabelece, torna-se uma planta muito resistente. No entanto, tenha o cuidado de posicioná-la em lugar com muita ventilação e claridade.

#14 – Jardins suspensos

Já aqui falamos das samambaias e o toque tropical que elas proporcionam aos ambientes internos. Como suas folhas ficam grandes e pendentes, o ideal é pendurá-las em vasos para não ficarem se arrastando pela casa. Além do mais, se ficarem suspensas, não ocupam espaço no solo.

#15 – Cultivando sorte

Para ter um exemplar da árvore-da-felicidade, você vai precisar de muito espaço, não podendo ter nada por perto para deixá-la crescer saudavelmente. Ela precisa estar em lugares iluminados, mas não é bom pegar sol direto o dia todo.

Precisa ser regada todos os dias, mesmo em lugares com alta umidade do ar e precisa estar bem escorada, pois o seu caule é frágil. Não suporta ventos fortes, ar-condicionado nem a fumaça de cigarro. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *