Tudo sobre as cortinas em sua decoração

As cortinas são peças fundamentais na decoração de qualquer ambiente. No entanto, elas servem a propósitos funcionais que vão muito além se serem simples objetos decorativos, como a circulação de ar, o controle da luminosidade e o isolamento térmico. Veja a seguir tudo sobre as cortinas.

Tudo sobre cortinas: perguntas e respostas

1 – Qual o tecido mais indicado para cortinas de forma geral? E é melhor usar cores claras, escuras ou estampas?

Voal e linho são bons tecidos para cortinas mais leves e luminosas, de preferência com cores claras. Para quem quer transparência, o voal é mais indicado, enquanto o linho controla mais a luminosidade, por ser mais opaco.

VEJA TAMBÉM: Decoração com Plantas: 15 ideias sensacionais, veja fotos

Para um ambiente mais marcante, costuma-se usar tecidos de linho de trama mais fechada e também a seda. No entanto, tenha em mente que a seda é mais cara e que já existem tecidos sintéticos que a imitam com perfeição, assim como já existe o linho sintético. Os sintéticos são fáceis de lavar e muitas vezes não precisam passar, além de mais baratos.

Quanto às cores, o ambiente leve e relaxante combina com cores claras e luminosas, enquanto um ambiente mais marcante requer cores mais escuras e opacas.

2 – Em ambientes pequenos, é melhor ter cortinas ou persianas?

Essa é uma dúvida muito frequente sobre cortinas. Ambientes pequenos devem ser bem aproveitados e os excessos, evitados. Sendo assim, as persianas seriam a opção mais indicada. Elas se encaixam em qualquer espaço e não ficam atravancando o caminho.

No entanto, ainda assim dá para colocar cortinas se você apostar em pingentes ou cordões para amarrá-las. Um xale no lugar das cortinas é também uma boa opção que pode deixar o ambiente mais aconchegante.

3 – Dá para usar cortina e persiana na mesma janela? 

Sim, e trata-se de uma solução prática. Enquanto a persiana garante a privacidade, a cortina suaviza o seu aspecto e impede que o ambiente fique burocrático, com cara de repartição pública.

4 – As cores das cortinas devem combinar com as paredes ou os móveis? 

Esta é outra dúvida bastante frequente. Por isso, reflita um pouco: a calça deve combinar com a blusa? Obviamente que sim. Dito isto, o ideal é que as cortinas combinem com  todo o entorno, o que inclui as paredes e os móveis. Sendo assim, antes de começar a decorar, pesquise o círculo cromático e escolha uma maneira de combinar as cores.

5 – Qual o comprimento ideal da cortina?

De um modo geral, a cortina deve iniciar rente ao teto e ir até o chão. Quanto mais alta a cortina, maior a sensação de amplitude. Desse modo, se fica com a impressão do pé direito mais alto. Somente em ambientes em que o pé direito é muito maior que o padrão de 2,70m que dá para iniciar a cortina a meio caminho entre o teto e a janela.

Da mesma maneira, o comprimento certo é rente ao piso. Cortinas curtas funcionam apenas em quartos de bebê. Atualmente, tem se usado muito a cortina no chão, mas deve-se ter cuidado para não exagerar pois, se o tecido for claro, vai acumular sujeira.

Se tiver um móvel na frente da janela, é melhor afastá-lo uns 12 cm para dar espaço para a cortina.

Se não houver mesmo espaço, a peça pode terminar 15 cm abaixo da janela. Nesse caso, é melhor escolher uma persiana ou cortina no modelo rolô ou romana, pois cortinas pregueadas ficam armadas quando são curtas, o que não é nada bonito.

6 – Como calcular a quantidade de tecido?

Imagine uma janela-padrão de 2,50 m de largura. Para essa medida, se a cortina for pregueada, compre quatro vezes a altura da cortina, acrescentando 50 cm a cada altura (10 cm para o cabeçote e 40 cm para a barra dupla). Uma cortina sem pregas pede três alturas – somadas aos 50 cm de cabeçote e barra.

7 – A cortina deve ocupar apenas a janela ou a parede inteira?

Não existe uma regra, mas, quando a janela é descentralizada, recomenda-se ocupar a parede inteira para disfarçar a diferença entre os lados.

8 – Dá para usar cortinas diferentes em cada cômodo da casa?

Depende. Se os cômodos se localizarem bem longe um do outro, dá. No entanto, é preciso ver como fica para quem passa do lado de fora. Se as janelas se localizarem uma ao lado da outra, é melhor seguir o mesmo padrão de cores.

Caso contrário, pode usar sim. No caso de uma sala de dois ambientes, recomenda-se seguir o mesmo estilo e cores, para deixar o ambiente mais harmônico.

VEJA TAMBÉM: Tipos de telhas: conheça os principais e veja fotos

9 – O que usar, trilho ou varão? 

O trilho é geralmente usado quando existe um cortineiro de gesso ou madeira para esconder a cortina. No entanto, existe uma tendência que vem sendo adotada que é usar trilho mesmo sem o cortineiro. Ou seja, isso vai depender do seu gosto pessoal.

Já o varão é indicado para ambientes em que não tem cortineiro e onde ele funciona como objeto decorativo. Porém, peças mais chamativas, com ponteiras ornamentadas, já caíram em desuso. Hoje,  a opção é lisa, somente

10 – O que fazer quando existe uma caixa interna para recolher a persiana? 

Algumas empresas constroem molduras em MDF que abrigam a caixa da persiana e, ao mesmo tempo, embutem o varão ou o trilho. Mais barato e acessível é instalar um varão em forma de U, rodeando a caixa da persiana.

11 – Qual cortina controla a luminosidade na sala de TV?

Uma cortina do tipo rolô, revestida de blecaute, impede a passagem da luz, não ocupa espaço e fica quase invisível quando não está sendo usada. No entanto, já existem tecidos próprios para impedir a passagem de luz para quem prefere as cortinas tradicionais. Blecautes plásticos com cortinas comuns já não se usam mais, pois exigem que sejam instalados dois varões ou dois trilhos.

12 – Persiana vertical está fora de moda? 

Apesar de ainda muito utilizado, não é um modelo adequado para casas residenciais, pois deixa o ambiente com cara de escritório.

13 – O que colocar na cozinha e lavanderia?

A tela solar, o mesmo material usado no escritório para proteger o computador do sol, é a mais indicada, já que consegue reter até 96% dos raios UV sem deixar o ambiente escuro. Ao contrário de um blecaute comum, este material permite a ventilação por meio de micro-furos.

Feita de poliéster e PVC, a tela solar resiste à gordura e pode ser limpa diariamente. Versátil, pode ser usada em cortinas romanas ou do tipo rolô.

14 – Duas janelas lado a lado. Uma ou duas cortinas?

Vai depender do espaço entre elas. Se estiverem muito perto uma da outra, considere colocar um varão ou trilho único para as duas. Mas, se estiverem distantes, é melhor colocar uma cortina para cada janela.

15 – Qual a melhor cortina para pessoas alérgicas a poeira?

Seja qual for o tecido ou material, cortinas acumulam pó. Por isso, para quem é alérgico, o melhor é substituir as cortinas por persianas de madeira ou alumínio. Se você tem alergia e não abre mão das cortinas, utilize tecidos 100 por cento poliéster, que dá para lavar seguidamente e não estraga.

16 – E para abafar o som que vem da rua? 

Nenhuma delas é suficientemente eficaz,  mas cortinas grossas e blecautes podem suavizar barulhos e ruídos externos.

17 – O que fazer para o gato parar de arranhar a cortina? 

O gato faz esse tipo de coisa para brincar e afiar as garras. É um hábito impossível de eliminar. Para evitar que seu gato estrague as cortinas, disponibilize um arranhador e faça carinho quando ele estiver agindo corretamente.

Se ele não tomar a iniciativa, arranhe você um pouco o local para dar o exemplo.

Se nada disso funcionar, coloque na área da cortina um fio de náilon amarrado a um objeto barulhento, como uma tampa de panela. Ele vai se assustar cada vez que se aproximar da cortina e acabará desistindo com o tempo. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *