Cortinas na cozinha: usar ou não usar? Veja qual a melhor para você

Para que sejam funcionais, as cortinas de cozinha precisam apresentar algumas características específicas. E mesmo assim nem sempre é recomendado o uso de cortinas na cozinha. Entenda por quê. Veja também algumas dicas para escolher a melhor cortina para a sua cozinha. 

Quando usar cortinas na cozinha

cortinas na cozinha

A cortina pode ser necessária quando bate sol forte e por muito tempo, por exemplo. Ou então quando ela fica muito aberta para o vizinho.

Porém, cortinas para cozinha não são aconselhadas quando a janela está muito próxima do fogão, por exemplo, pois nesse caso o material da cortina fica muito perto do fogo, podendo ocasionar um incêndio.

Você pode eventualmente substituir as cortinas na cozinha por películas na janela, se for preciso. 

VEJA TAMBÉM: Como montar uma horta vertical no seu quintal

A escolha da cortina

É preciso analisar alguns pontos antes de definir qual cortina será colocada na cozinha entre os vários tipos existentes: 

Cortinas ou persianas, qual usar?

A primeira coisa a pensar antes de escolher a cortina para a cozinha é se realmente vai ser uma cortina ou vai colocar uma persiana na janela. Isso porque uma cortina de tecido deixa a cozinha mais acolhedora, com um ar mais tradicional, enquanto a persiana confere um look mais moderno. 

Qual cortina usar na cozinha aberta

Se você tem uma cozinha aberta, é preciso ver se as janelas da cozinha estão muito próximas das janelas da sala e se estão também na mesma parede.

Se assim for, então é melhor usar o mesmo tipo de cortina que foi usada na sala.

Por isso, você terá que ter uma visão de conjunto da cortina ideal, para o modelo escolhido funcionar bem tanto na cozinha como na sala. A persiana rolô é um tipo de cortina que funciona bem nos dois ambientes. 

Tecido da cortina para cozinha

cortinas de cozinhar

Na hora de escolher a cortina para a cozinha, a manutenção é a principal questão em termos de funcionalidade. Isso porque os tecidos sujam muito mais facilmente numa cozinha, seja pela gordura que circula no ar ou pelo simples contato com as mãos sujas de comida.

Por isso que o tecido da cortina deve ser impermeável ou pelo menos fácil de lavar.

Se for usada uma persiana em vez de cortina, é importante que o tecido dela não seja absorvente, pois as persianas não são facilmente removidas nem lavadas na máquina, por exemplo.

As versões de alumínio, PVC ou madeira são algumas opções fáceis de manter. E mesmo os tecidos de cortinas maleáveis também podem ser impermeáveis, para facilitar a limpeza e acumular menos sujeira. 

Como escolher a cortina

cortinas usar

São vários os modelos de cortinas para a cozinha no mercado, em que irão variar a cor, o tamanho, o tipo de tecido e a combinação de materiais.

Como a cozinha é o ponto de encontro da família e também um ambiente de trabalho, devemos dar atenção à segurança e à funcionalidade.

A cortina escolhida deve ser prática, fácil de instalar, retirar e lavar. Também deve ser leve, bonita e elegante. 

Modelos de Cortina

As cortinas poderão ser de varão, trilho, persiana, rolô, romana ou painel. 

Varão: um modelo moderno e bastante prático para abrir e fechar, regulando a entrada de luz no ambiente, o que causa um efeito bonito e agradável. O varão pode ser de madeira ou de metal, utilizando ilhós, alça ou argolas (todos disponíveis no mercado em várias cores);

Trilho: de efeito leve e bonito, a cortina de trilho pode ser utilizada em cortineiros de gesso, escondida atrás da sanca. São relativamente fáceis de retirar para lavar e também é bastante econômico trocá-las. 

Persianas: pela sua praticidade, são muito utilizadas em cozinhas. As persianas horizontais, de madeira, PVC ou lâminas metálicas, são os tipos mais usados por deixarem passar a ventilação natural;

Rolô: de fácil manuseio, é uma cortina que confere conforto térmico e visual. Por ser confeccionada a partir de um plano único de tecido, é fácil de limpar.

Deixa a luminosidade passar, mas protegendo do sol de uma maneira suave, e sendo possível optar por materiais com diferentes graus de transparências e proteção.

A tela desse modelo de cortina impede a passagem de té 96% dos raios UV, que estragam móveis, pisos e tecidos. Pode ficar recolhida no rolo superior, à meia altura ou totalmente esticada. 

Romana: ela permite um visual uniforme quando fechada e gracioso quando retraída, combinando com diversos estilos de decoração. Nesse tipo de cortina/persiana, você pode usar tecidos a base de poliéster, telas solares e até fibras naturais. Para a limpeza diária, basta um espanador, mas se quiser uma limpeza mais profunda, terá que procurar ajuda de um profissional. 

VEJA TAMBÉM: Como montar um espaço para bebidas em casa

Painel: um tipo de cortina que fica bonito e elegante em grandes vãos já que ele desliza facilmente para os lados. 

Escolha dos tecidos

O tecido da cortina da cozinha deve ser fácil de lavar e passar, já que estará sujeito à umidade e à gordura quase sempre presentes neste ambiente da casa. Algodão, rendas e poliéster são tecidos que facilitam a manutenção. Por ser feita de material sintético, a renda holandesa é leve, prática e funcional, assim como a cortina Richelieu, que é um bordado geralmente feito em linho. 

Já as persianas podem ser de alumínio, bambu, PVC, poliéster ou fibras artificiais. Alguns modelos utilizam poliéster com tratamento antiestático, para inibir o acúmulo de pó e gordura no tecido.

Também estão em alta as cortinas de fibras naturais, que conferem leveza e naturalidade aos espaços. 

Escolhendo a cor da cortina

Observe as cores das bancadas da cozinha, os azulejos e o piso. Para não errar, use cortinas estampadas se as paredes forem neutras e cores sólidas se elas forem padronizadas. 

Existem opções para todos os estilos: as mais clássicas de renda branca, com bordados e recortes de frutas e flores, as estampadas, as xadrezinhas ou lisas com babadinhos, bordadas ou não. 

As cores neutras combinam com qualquer decoração, conferindo harmonia e amplitude ao ambiente, tornando-o agradável e bonito. 

Comprimento e altura da cortina

Cortinas de cozinha são mais curtas, tanto no comprimento como na altura, não devendo atrapalhar o trabalho na bancada.

O comprimento vai depender das dimensões da janela e do espaço disponível, pois muitas vezes ela encosta em um armário ou na parede.

Se houver espaço, deixe uma sobra para barrar melhor a entrada de luz solar pelos cantos. Também pode ser uma cortina de tamanho pequeno, que cubra parte da janela, ficando a mesma mais decorativa do que privativa.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *