Como construir uma casa economizando

A construção da casa própria é a materialização de um sonho de muitas famílias. É extremamente gratificante planejar em conjunto a nova moradia, escolher os mínimos detalhes, a disposição dos quartos, o espaço das crianças, a churrasqueira, piscina ou jardim. Veja dicas preciosas a seguir de como construir uma casa economizando!

Se não houver planejamento, você pode gastar um dinheirão. O que muita gente não sabe é que existem algumas dicas práticas capazes de manter sob controle os custos de construção de uma casa.

Planejar detalhadamente o projeto, que será executado e acompanhado por profissionais competentes, é o caminho mais correto para você realizar o sonho da casa própria sem gastar rios de dinheiro.

Como construir uma casa economizando

Por isso, selecionamos para você 13 dicas de economia na construção civil. Confira!

1. Contrate um arquiteto

Contratar um arquiteto será a garantia de que o projeto irá atender ao gosto e às necessidades dos moradores. Esse profissional irá supervisionar a execução dos serviços, potencializando a qualidade dos mesmos. Assim, não se desperdiçam materiais e a obra termina dentro do prazo previsto.

Existe o mito de que contratar um arquiteto seria caro demais para uma obra residencial. Na realidade, o valor do serviço deste profissional é pequeno em relação ao custo geral da obra e ainda confere segurança e tranquilidade, pois essa importante empreitada terá a supervisão de um profissional competente.

2. Escolha muito bem os profissionais

A escolha da mão de obra é outro fator muito importante na construção de sua casa. Compare os valores cobrados pelos profissionais do ramo e escolha alguém que tenha boas referências no mercado.

VEJA TAMBÉM: Sobrado ou casa terrea: veja as diferenças e o que compensa mais

Esses cuidados maximizam o atendimento de todos os pedidos, sem atrasos e sem desperdícios. Antes de contratar, converse bastante com eles para saber mais sobre outros projetos já realizados.

3. Faça a construção em etapas

O orçamento e o andamento dos trabalhos podem ser comprometidos se forem realizados vários serviços ao mesmo tempo. Tenha em mente o que é essencial e o que é secundário.

Priorize o que for fundamental, como as partes elétrica e hidráulica. Assim, será mais fácil de controlar o orçamento para as etapas seguintes, como os acabamentos, que podem ser feitos segundo a disponibilidade financeira.

4. Faça o orçamento em mais de um lugar

Pesquise bastante antes de comprar os materiais. Se pesquisar e comparar valores, você pode economizar bastante, mesmo que as variações de preço não sejam tão grandes entre uma loja e outra. Pode crer que cada centavo extra no preço unitário de um material pode fazer a diferença.

Desse modo, a compra de apenas alguns itens com valor promocional pode não gerar a economia esperada. Não é vantajoso, portanto, comprar tudo na primeira loja só por causa dos descontos isolados de alguns itens.

5. Negocie descontos efetuando compras volumosas

Ao pedir o orçamento em cada loja, pergunte sempre qual seria o desconto se você comprasse  todos os materiais naquele lugar. Assim, você poderá conseguir excelentes descontos e ainda economizar tempo. Use a mesma estratégia com construtores e empreiteiros. 

6. Compre diretamente dos fornecedores

Se comprados em grande quantidade, os materiais básicos como blocos, tijolos, areia e aço, vão sair mais barato se comprar diretamente dos fornecedores, por mais que as lojas ofereçam bons descontos. 

7. Compre materiais reutilizados

Madeira, pisos, vidros, granito, entre outros materiais, podem ser encontrados em bom estado em lojas de materiais de demolição ou de materiais reciclados a preços bem baratos. Assim, você pode economizar mas sem perder o charme e o estilo. 

8. Acerte na escolha do acabamento aliando preço e qualidade

Mais do que qualquer outro material, os itens de acabamento, como pisos, luminárias e tintas, podem ter grandes diferenças de preço de uma loja para outra.

Por isso, encomende a um técnico o planejamento ideal para cada ambiente da casa, levando em conta a necessidade, a praticidade e a qualidade dos materiais, para que ele defina o que comprar e assim economizar onde for possível. 

9. Faça um projeto bem detalhado

Uma das coisas que mais aumentam o custo final da obra é quando novos itens são incorporados ao projeto durante a sua execução.

Para evitar desperdício de material e não atrasar o cronograma para o término da obra, elabore um projeto muito bem detalhado englobando os serviços e materiais que atendam satisfatoriamente às demandas, sem que novos procedimentos sejam necessários. 

10. Estabeleça e siga um cronograma

É extremamente importante gerenciar o tempo total da construção, pois os atrasos podem levar à perda de materiais, aumentando também os gastos com mão de obra. Sem falar que uma obra que se arrasta provoca grandes aborrecimentos.

Um dos fatores que atrasam a obra e podem até mesmo paralisá-la é a falta de acompanhamento especializado. Afinal, somente profissionais conseguem fazer uma leitura correta do projeto, acompanhando a execução adequada dos serviços, evitando assim desperdícios de tempo e dinheiro. 

11. Atente-se para o acompanhamento diário das obras

Para qualquer trabalho em equipe ser desenvolvido a contento, é fundamental que o responsável pelo projeto no canteiro de obras acompanhe diariamente o desenrolar dos trabalhos.

Com uma liderança qualificada, os operários se sentem mais seguros e se comprometem mais com a boa execução de seus ofícios. 

12. Atente para o controle do fluxo de caixa

Controlar as movimentações financeiras agrega tranquilidade a todas as fases da obra. Adote uma planilha de custos, que seja atualizada em tempo real pelo comprador e pelo responsável pelo gerenciamento do canteiro de obras, para assim monitorar os gastos e fazer uma melhor previsão de compras futuras e atuais. 

13. Estoque corretamente os materiais

Você deve proteger das intempéries e armazenar adequadamente cada tipo de material, como ferragens, areia e cimento, resolvendo estas questões antes mesmo do início da obra.

VEJA TAMBÉM: Cozinha integrada: dicas, decoração e fotos para te inspirar

Atente especialmente para as ferramentas utilizadas, pois assim se minimizam os riscos de acidentes com os trabalhadores ou com outras pessoas que venham a acessar indevidamente esses equipamentos.

Para garantir que todas essas dicas sejam implementadas no projeto de construção de sua casa, é preciso contar com a parceria de profissionais, como arquiteto, eletricista, marceneiro e pedreiro qualificados e experientes.

Valerá a pena o custo-benefício desse investimento e sua casa vai ficar elegante, funcional e convidativa. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *