TIPOS DE CONCRETO/CIMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS

O concreto hoje é usado em praticamente todos os tipos de construção hoje em dia, mas nada como saber o melhor concreto para a construção da nossa casa. Antes de ser escolhido, é bom se aprofundar para ter a certeza de que se está comprando algo de qualidade, e que no futuro, não nos trará dor de cabeça.

TIPOS DE CONCRETO/CIMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS
Para a construção de uma casa, são utilizados vários elementos como pedra, areia e cimento até o acabamento da mesma com piso, vidro, argamassa, tinta e por ai vai. De todos esses materiais citados e não, o mais usado de todos é o cimento, principalmente na parte de alvenaria da casa, onde o seu gasto é elevadíssimo.

Hoje no mercado, o valor do saco de cimento está alto, apesar da grande crise econômica do país. Vou tentar mostrar aqui alguns aspectos e dicas de como usar e quais tipos temos de cimento para a construção de casa. Assim, ficará mais fácil fazer o planejamento da obra da casa.

Descubra: Por que construir uma casa e mais lucrativo  do que comprar uma 

O QUE É O CONCRETO

Infelizmente o concreto não vem pronto na natureza, ele é um material composto que surge a partir da mistura com outros materiais como: cimento, areia, pedra (ou brita) e água.

Existem dois tipos de concreto: o estrutural e o não estrutural

I. Estrutural: é utilizado para a estrutura da casa, é a parte da construção com resistência suficiente para que ela aguente ficar de pé.

II. Não estrutural: também conhecido como concreto magro, sua resistência é menor, e ele é utilizado para partes não estruturais como lastro para pisos.

O concreto logo após ser feito, é uma massa densa que pode sofrer o molde, como se fosse uma massa de pão. Ele então é colocando em um molde, como uma forma. Depois de certo tempo, ele fica endurecido e pronto para uso, na exata forma desejada.

O concreto é extremamente vantajoso para construção, sem falar que é extremamente resistente. E ele pode ser moldado de diferentes formas, o que o torna mais fascinante.

TIPOS DE CONCRETO MAIS USADO

Sempre existe o queridinho, mas neste caso existem alguns deles. Existe uma gama muito variada de tipos de concretos que se pode utilizar na construção de uma casa, isso vai variar da forma como ele será aplicado, do custo desejado a se desembolsar, do tipo de casa e por ai vai. Vou listas alguns dos mais usados:

1. Concreto pré-fabricado: Sua utilização é a que mais cresce hoje no mercado na atualidade. Ele é nada mais do que um concreto pré-moldado que é rigorosamente avaliado pelo controle de qualidade. Sua fabricação é feita a partir do projeto desejado, ele já sai pronto da fabrica e é somente colocado no local de destino. Explicando melhor, são como peças de “Lego”, um se encaixa no outro. Dá-se para poupar bastante tempo de obra e faz com que tudo fique mais “limpo”, sem restos de cimento ou tijolos.

2. Concreto convencional: Este é o mais utilizado nas obras, ele é colocado diretamente no solo (ou na fundição da obra) por carrinhos. Ele pode ser feito a mão, ou a ajuda de betoneiras, e o melhor, feito no próprio local da obra. Sua resistência vai varias de acordo com o tipo de aplicação que foi feita (e sua quantidade). E de quantas etapas do mesmo serão realizadas, por exemplo, para um bom resultado é bom que se tenha: a fundação, a estrutura, o piso e o calçamento.

3. Concreto bombeável: Ele é como uma replica do concreto convencional, pois tem as mesmas características, ele somente se sobressai por ter mais fluidez para que seja bombeado, em palavras mais simples, ele é mais “mole”. Para ter essa textura, é somente acrescentado mais água. Sua aplicação também é a mesma do concreto convencional, mas este pode vir a atingir uma altura maior e locais de difícil acesso.

4. Concreto pesado: É aquele que na sua mistura utiliza-se de agregados maiores, tornando o concreto com uma resistência mecânica maior, uma durabilidade maior e o mais interessante, ele tem uma proteção contra radiações. Ele não se enquadra muito em construção de casa, mas é bom exemplo de concreto mais utilizado. Eles são colocados em salas de raio-x e usinas.

5. Concreto projetado: É o tipo que mais utilizamos no Brasil, pois aqui temos o fato do relevo sempre estar se modificando. É um concreto de maior fluido e bombeável, ele leva adicionais que aumentam a sua aderência. Eles somente são aplicados com máquinas de pressão, assim é lançado um jato de concreto sobre as superfícies. São colocados mais em encostas, fazendo com que se evite o risco de deslizamentos.

6. Concreto de alta resistência inicial: Este é o concreto mais caro, somente pelo fato de utilizar mais aditivos. Por incrível que pareça, ele é o que mais esta se sobressaindo e sendo utilizado hoje em dia.

Seu nome já explica muita coisa, sua resistência se da em um tempo bem inferior aos demais, com isso, se tem uma obra mais rápida. Ele pode ser mais caro, mas tem seu lado bom, com uma obra mais rápida, consequentemente há a diminuição da obra. Se gasta por um lado e se economiza por outro.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *