COMO FAZER A FUNDAÇÃO DE UMA CASA

Para a construção de uma casa, sem duvidas a função é a parte mais importante. Ela é a parte da fundação de sustenta todo o peso, e mantem a construção nivelada e presa ao chão. Sua importância vem desde sua montagem, pois se for feita de qualquer jeito e até mesmo com produtos de baixa qualidade, pode vir a acarretar problemas no futuro na estrutura da construção.

COMO FAZER A FUNDAÇÃO DE UMA CASA
Fundação é a parte da obra que suporta toda a carga da construção. Antes de construi-lo, é preciso avaliar o tipo de terreno e o solo, pois ele vai apoiar tudo. Depois de avaliado o terreno, é possível saber qual o tipo de fundação é propicia para a obra mas também existem empresas especializadas nisso, saber te informar qual o tipo mais indicado. Conversar com vizinhos para saber qual o tipo de fundação usada na residência deles também é bom.

O QUE SABER SOBRE O TERRENO ANTES DA FUNDAÇÃO SER FEITA

É sempre bom estar informado sobre coisas que possam ter acontecido com o terreno. Como dito acima, conversar com os vizinhos, sobre o tipo de fundação que ele optou para a construção, e se houver prédios por perto, melhor ainda. Para prédios, as fundações são sempre mais exigentes, e como a carga que irão suportar é maior, eles têm de vir preparados para tudo. Quando se trata de construção de edifícios, as empreiteiras normalmente contratam empresas especificas para avaliar o terreno.

Leia também: Catálogo de Modelos de casa 2017

Antes de decidir pelo tipo de fundação que será feita no terreno, é bom saber algumas coisas:

I. É bom visitar o local da obra com o empreiteiro responsável, é bom detectar se há afloramento de rocha, alagados, outros.

II. Visitar obras pela proximidade, e procurar saber quais medidas de prevenção ele optaram por fazer.

III. Fazer uma sondagem do solo, para retirar amostras das camadas do solo até encontrar a camada mais resistente.

IV. Se houver ainda duvidas, é bom que se contrate um especialista.

O QUE PRECISO SABER ANTES DE INICIAR A FUNDAÇÃO

Antes de iniciar a montagem da fundação, é bom ter montada uma infraestrutura básica, com água, energia, banheiro, um local especifico para guardar os materiais da construção, pode ser um pequeno barraco.

Você também já precisa saber o local exato onde a casa será fixada, isso se chama Gabarito. É a primeira fase do processo antes de se colocar a base do imóvel.

Quando se fala de fundação, é bom passar os termos que ele utilizam e pra que eles servem:

• Vigas Baldrames: Ela é feita de ferro e revestida com concreto, tem aproximadamente 20cmX20cm ou 30cmX30cm. Elas são feitas no próprio local da obra, onde serão levantadas as paredes.

• Estacas ou furos: São aqueles buracos feitos no solo, sua profundidade é que aproximadamente 3m. Eles ficam nas quinas da vigas baldrames, e irão variar de acordo com o peso das paredes. Sua função é dar firmeza as vigas, assim impedindo que a estrutura afunde.

• Sapatas: Essas são as estruturas de ferro revestidas com concreto. Elas são usadas nas obras com mais de um pavimento superior. Elas são feitas em cima das vigas baldrames, pois sua intenção é aumentar a área de aderência para o solo.

PASSO A PASSO DA FUNDAÇÃO

1. É bom que antes dos equipamentos e os homens cheguem para realizar o trabalho, o terreno esteja com uma breve limpeza.

2. Agora vem a marcação do terreno, eles chamam essa fase de Gabarito. É como um cercado feito de madeira, ele é o que vai definir o tamanho da residência, sua área ao redor e onde será as paredes.

3. Nesse momento será iniciada a escavação das valas (é necessário acompanhar as medidas que vem no projeto). Com elas, se encontrara o terreno mais firme para apoiar o baldrame da casa. Ele pode vir até com 60cm de profundidade.

4. Depois das valas feitas e niveladas, vem uma camada de brita, com o intuito de dar resistência ao solo. Esta brita, logo após o concreto ser lançado, irá proteger o ferro do contato com o solo.

5. Então vêm as sapatas ou as armaduras (gaiolas).

6. Agora vêm os baldrames, eles são o contrario das sapatas, vem na horizontal. Eles têm de estar devidamente alinhados, dai então ele é preenchido com concreto.

7. Feito isso e despejado o concreto, deve-se esperar certa de 28 dias para a secagem do mesmo. E daí então, pode-se dar inicio ao bruto, como erguer as paredes.

Uma dica: Como preparar um bom concreto.

Procure sempre usar material de boa qualidade, ter areia (sem argila ou barro) e brita (sem materiais orgânicos) limpa é essencial. A água também deve ser limpa, para a mistura.

É bom que a quantidade de água seja correta, para que não prejudique no tipo de concreto depois de pronto. O excesso de água faz com que diminua a resistência do concreto, e a falta dela faz buracos no concreto.
E então, mãos a obra?!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *