Casa duplex: o que é, vantagens e fotos

Existem duas possibilidades de construção na arquitetura residencial: a casa térrea ou plana e o sobrado, também conhecido como casa duplex.

Ambos os modelos tem os seus encantos, mas neste artigo vamos lhe falar da casa duplex, suas características, vantagens e desvantagens. Para você se inspirar para o projeto de sua futura casa, selecionamos também imagens de sobrados em diferentes estilos e tamanhos. 

Casas duplex: saiba mais!

duplex

As casas duplex são historicamente conhecidas como sobrado ou casa de dois ou mais pisos. Atualmente, existe um mercado crescente entre as pessoas que querem tirar o máximo de proveito de seus terrenos sem abrir mão do conforto e das boas soluções organizativas do espaço. 

A origem do sobrado é antiga, da época em que as cidades mineiras do Brasil Colônia eram o palco do Ciclo do Ouro, quando a topografia marcada por morros fazia com que as casas fosses construídas com uma parte no nível da rua e uma parte “sobrando” sob o piso principal.

VEJA TAMBÉM: Casa de alvenaria: projetos, plantas e preço

Nos dias de hoje,  o metro quadrado tem-se tornado cada vez mais caro com o crescimento das cidades, com as construções em dois mais pavimentos oferecendo a versatilidade que proporciona um melhor aproveitamento tanto de terrenos grandes quanto de pequenos.

As casas duplex permitem uma ocupação inteligente do espaço existente. Regra geral, nos modelos mais tradicionais, isso é caracterizado por um piso térreo onde se localizam salas de estar e jantar, cozinha, banheiro social e área de serviço, assim como por um segundo piso onde habitualmente ficam os quartos e banheiros privados.

Em alguns casos, é destinado um vão no piso térreo à garagem para carros. A construção “para cima” também permite a presença de um quintal nos fundos e/ou um jardim na frente da casa, para áreas verdes e atividades de lazer da família. 

Sendo assim, é possível planejar os diferentes espaços nas casas duplex, distribuindo-os em um ou mais pavimentos, o que é particularmente interessante para famílias grandes, para casais que possuem planos de ter filhos, para quem recebe hóspedes com frequência, para quem necessita de muito espaço para suas atividades de lazer ou mesmo profissionais. 

Essa divisão dos ambientes da casa pelo número de andares permite que se construam cômodos bem separados, aumentando o valor do imóvel no mercado. Também contribui para essa valorização a sensação de segurança que os cômodos nos andares superiores passam aos seus moradores, sem falar que a altura do imóvel confere uma certa imponência à construção. 

Para saber se você deve construir uma casa térrea ou um sobrado, primeiro é preciso verificar os parâmetros urbanísticos que definem por antecipação o que deverá ser feito com o terrenos e, na sequência, observar variáveis como dimensões do terreno, topografia, informações sobre o entorno do lote, tamanho de casa pretendido e características da família.

Um fator que pesa bastante na decisão são os custos, já que as fundações e estruturas em uma casa duplex precisam ser mais reforçados e, portanto, os gastos são maiores. No entanto, deve-se lembrar que os gastos com o telhado são menores nos sobrados do que nas casas térreas, isso levando em conta uma mesma área interna nas duas edificações. 

Vantagens da casa duplex

casa dupla
  • Os sobrados ocupam menos espaço no terreno ao mesmo tempo em que possibilitam a construção de uma área útil maior, dependendo da quantidade de pisos. Ou seja, espaço é melhor aproveitado, tanto em terrenos pequenos quanto em grandes. 
  • Nos sobrados, é possível distribuir melhor os cômodos nos diferentes pisos, cuja divisão planejada resulta na organização do espaço.
  • Com a construção para cima, pode sobrar mais espaço – dependendo do terreno – para áreas verdes e de lazer, assim como de cobertura para os veículos da família. 
  • Em um  sobrado, é possível separar a área social da residência, no piso térreo, da área privada no segundo piso, o que proporciona maior privacidade e conforto aos moradores.
  • Graças à possibilidade de investir em acabamentos diferenciados, um sobrado tem maior apelo estético.
  • Uma  construção com um ou mais andares proporciona uma visão maior das áreas externas, sejam elas no jardim ou na rua, o que é um fator de segurança agregado ao fator estético.
  • O fato dos pisos superiores se localizarem  fora do alcance de quem está ao nível do chão ou do lado de fora da casa, também é um fator de segurança para os moradores.
  • Um sobrado pode ser projetado diferentes estilos e de modo que valorize determinados cômodos.
  • Graças ao interesse crescente por esse tipo de residência, há uma maior valorização no mercado imobiliário. 

Desvantagens

Embora sejam em menor número, é preciso  ainda assim levar em  conta as desvantagens na hora de optar por uma casa duplex:

  • Como já foi mencionado, os custos podem aumentar consideravelmente porque será preciso instalar fundações e alicerces mais fortes.
  • No  entanto, a principal desvantagem é que uma casa de dois pisos pode apresentar dificuldades de locomoção para crianças, idosos e pessoas com deficiência, exigindo que se faça uma adequação espaço para acolher famílias constituídas por pessoas que apresentem tais condições.

Fique agora com uma seleção especial de casas duplex para que você tenha a inspiração necessária para a construção da casa própria. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *