Casa Container: como construir e ideias

Quem casa quer casa, diz o dito popular. Muitas pessoas optam por construir uma casa em vez de somente comprar ou alugar. Quando se tem o terreno, esta é a melhor opção. No entanto, é um investimento custoso e demorado construir uma casa de alvenaria. Aí que entra uma nova modalidade de casa, mais acessível e mais rápida de construir, que é a casa container.

Esse tipo de casa pode reduzir os custos da obra em até 30 por cento porque dispensa a construção de fundações. É possível utilizar mais de módulo de transporte ou até cortar um container para melhor organizar a disposição dos cômodos.

No entanto, para transformar estes módulos em casa, são necessárias algumas adaptações. Como as  paredes são de metais, é preciso aplicar isolantes acústicos e térmicos nas paredes internas para transformar o lugar em uma moradia confortável.


Isolamentos para casa container

Os isolamentos mais indicados são as lãs de vidro ou de pet. Esse tipo de material absorve ruídos e impede trocas de calor entre o interior e o ambiente externo. Como as paredes são de metais, pode haver condensamento de umidade, criando gotículas de água que podem danificar as instalações elétricas e a cobertura de gesso.

Para evitar esse tipo de coisa, é preciso cobrir o container com uma manta de foil, tipo papel alumínio, que ajuda a transmitir o calor. Também é preciso instalar uma manta hidrófila para absorver a umidade produzida no interior da casa e impedir que a umidade exterior se infiltre pelas paredes de aço.

Também é preciso revestir as paredes por camadas de drywall, que é gesso acartonado. Por detrás destas camadas, passarão as instalações elétricas, os encanamentos e as camadas de isolamento. Antes da instalação do gesso, é preciso impermeabilizar o chão do container próximo à parede.

VEJA TAMBÉM: Moradias em Lofts: tudo sobre essa nova tendência

O drywall vai aproximar o visual interno à uma cada de alvenaria. Assim, seus habitantes poderão pendurar prateleiras, quadros e outros objetos. Também será preciso colocar perfis metálicos para sustentar o encanamento hidráulico e a instalação elétrica. Nas paredes de drywall, buracos terão que ser feitos para poder instalar tomadas, torneiras, chuveiros e ralos. Como o telhado é todo feito de metal, uma laje deverá ser instalada para evitar ruídos nos dias de chuva.

Agora que você já sabe o básico sobre esta nova modalidade de moradia, vamos ver algumas soluções interessantes de casas containers que arquitetos pensaram e que podem inspirar você:


Tipos de container

Os containers são estrutura metálicas, de aço, rígidas e resistentes usadas para transportar carga. É possível construir moradias com um módulo apenas ou vários, unindo-os lado a lado ou até mesmo empilhando-os.

As casas-container podem ser feitas com os diversos tipos de módulos existentes, mas os mais indicados são o standard ou o high cube.

Para a construção de escritórios e lanchonetes, o container Dry de 20 pés standard é o mais indicado. Já o container High Cube é tem uma altura maior e é a melhor opção para quem quer construir uma casa.

Se você for utilizar containers usados para construir sua casa, é bom se informar sobre o estado deles e sobre as cargas já transportadas, pois não é recomendável utilizar módulos que já tenham transportado material tóxico.


Casa container: projeto e tamanho do terreno

Antes de encomendar containers para construir sua moradia, é preciso conferir as medidas do seu terreno, levando em conta as distâncias estabelecidas legalmente entre vizinhos, recuo e áreas permeáveis. Existem, basicamente, dois comprimentos de container, 6 ou 12 metros, e ambos têm aproximadamente 2,5 metros de largura.

Se o terreno for plano, seus gastos serão menores e mais rápida a construção. Se houver declive, terá provavelmente que fazer adaptações na maneira de encaixá-los no local. Lembre-se que os containers terão que ser levados até o seu terreno por um caminhão e descarregado por um guindaste, o que significa que você precisa verificar os acessos disponíveis até o local.


Casa container em terreno com declive

Não há problema em construir sua casa-container num terreno inclinado, apenas serão precisos mais cálculos para garantir a segurança e talvez seja preciso construir estruturas de sustentação.

Talvez seja preciso pedir à companhia de energia elétrica o desligamento temporário da rede e a retirada dos fios para fazer a instalação no seu terreno.


Adapte a sua casa container

Além do revestimento térmico com placas de gesso cartonado, você precisa levar em conta a posição da casa em relação ao sol e planejar aberturas para a circulação de ar. 

As casas-containers, antes utilizadas apenas como moradias de trabalhadores em obras de construção civil, os famosos “bidonvilles” que abrigavam imigrantes portugueses na França, se tornaram o objeto de desejo de muita gente pelo seu visual ousado e moderno. 

Dentro da casa, você pode manter a estrutura original, deixando um estilo industrial, ou fazer adaptações para parecer uma casa “normal”. 

Para maximizar o espaço dentro de sua moradia container, aposte em estruturas embutidas para as estantes e armários. 


Casas feitas de container: Dicas especiais

Encomende o projeto de  sua casa container a um profissional de confiança, que saiba trabalhar com o material, pois será preciso uma aprovação da prefeitura. 

Para um melhor resultado final, o terreno deve ser o mais plano possível, para não ter que gastar com estruturas e também ter que recortar módulos para adaptar a casa ao declive do terreno. 

VEJA TAMBÉM: 10 dicas para decorar espaços grandes

FOTOS DE CASA CONTAINER

Perceba como é possível construir uma casa com todos os confortos de uma casa de alvenaria, como as sacadas e vários andares. A mistura da alvenaria com o container cria também um visual despojado e moderno. A mescla de material metálico com vidro deixa a casa com um look sofisticado. 


Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *