A aquisição da casa própria se tornou um sonho da maioria dos brasileiros, o que faz com que muitos procurem informações sobre financiamentos, custo de documentação, entre outros. Para muitos, a localização é o ponto mais importante na hora de vender um imóvel, mas o acabamento, por exemplo, é mais importante para quem vai alugar.
A aquisição da casa própria se tornou um sonho da maioria dos brasileiros, o que faz com que muitos procurem informações sobre financiamentos, custo de documentação, entre outros. Para muitos, a localização é o ponto mais importante na hora de vender um imóvel, mas o acabamento, por exemplo, é mais importante para quem vai alugar.
Então, depois de passar por todo o processo do desapego, se despedir de cada cômodo e se animar com a mudança para a nova casa é chegada a hora de colocar o seu próprio imóvel em apresentação para venda.
Precisamos fazer com que nosso imóvel se torne valorizado e atraente para os compradores.Todos compradores devem ter muito cuidado ao avaliar um imóvel, detalhes comuns, como pintura, podem fazer a diferença para convencer o interessado a comprar. Mas aquilatar um imóvel vai além das medidas de manutenção e reforma. Há também cuidados efetivos com limpeza e documentação que promovem um bom negócio.
Confira 8 sugestões para que sua imóvel sege valorizada na hora de vender:
1. Contrate um profissional um arquiteto – A prática incide em contratar um arquiteto ou designer de interiores para adaptar a decoração ao gosto de possíveis compradores. A ideia é criar um ambiente neutro para que qualquer pessoa possa se interessar por ele.
2. Faça a manutenção preventiva e constante – Pisos quebrados, pia rachada, vazamentos, problemas elétricos e hidráulicos. Todo tipo de defeito que não foi resolvido incide na decisão de compra do imóvel. E muito importante manter a boa aparência do lugar, colabora bastante na venda. Pequenas manchas na parede e no teto podem ser suficientes para que o visitante perca o interesse. A manutenção preventiva é a forma mais econômica de não deixar o imóvel desvalorizar
3. Opte por cores claras e neutras na pintura – Um imóvel pintado com tons escuros ou cores muito chamativas pode desagradar boa parte das pessoas. A recomendação é evitar escolhas muito personalistas, como estampas exageradas.
4. Nunca descuide da fachada – Mesmo que o interior da casa esteja impecável, não se pode esquecer que a área externa é a primeira impressão do visitante. Uma fachada bem pintada ou com bom acabamento transforma o visual do imóvel, sem estabelecer um investimento muito caro.
5. Móveis planejados valorizam, mas nem sempre – De acordo com Aroeira, da Ademi-DF, armários embutidos passam uma imagem sofisticada do ambiente, mas é preciso ter cuidado no seu planejamento. Se for um projeto muito personalizado, existe o risco de a pessoa não gostar.
6. Deixe a documentação em dia para colaborar nos negócios – Muita gente pensa que qualquer contrato de gaveta já vale como a documentação de um imóvel. Na verdade, o único documento válido é a escritura, que deve estar em seu nome. Se o imóvel não estiver regularizado, a venda pode gerar muita burocracia.
7. Piscina e churrasqueira nem sempre valorizam – Muita gente pensa que cavar um buraco no quintal para colocar uma piscina vai valorizar muito o do imóvel. Talvez piscina pode não ser um atrativo tão grande em regiões mais frias, ou a manutenção que ela estabelece pode até gerar desinteresse do comprador. O mesmo vale nos casos de churrasqueira.
8. Deixe as contas do imóvel certas – Obrigações financeiras não cumpridas também atrapalha a venda do imóvel. Certamente o potencial comprador terá mais interesse se o condomínio estiver pago em dia, assim como IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano ) e taxas. E muito importante examinar se o imóvel não tem dívidas junto ao Estado ou à Prefeitura
9. Faça uma divulgação de qualidade: Divulgar seu imóvel na internet aumenta muito as chances de venda, mas somente se for bem-feita. Especialistas recomendam 10 fotos de qualidade, com o ambiente bem organizado, sem pessoas, de espaços amplos. Dependendo do valor do imóvel, vale contratar um fotógrafo profissional. Uma descrição detalhada também ajuda bastante. Detalhe o imóvel e procure ressaltar os pontos fortes comparados com outros imóveis da região.
E essencial que explorar todos os sentidos do comprador (visão, olfato, audição, paladar e tato): Para que o possível comprador tenha uma boa experiência, é preciso saber explorar e administrar todos os sentidos.
• Visão: Além da limpeza e organização, mostrar uma bela vista auxilia a excitar o sentido da visão. Abra todas as cortinas, acenda as luzes de todos os cômodos e procure agendar visitas durante o dia, colabora bastante. A falta de claridade pode prejudicar a visualização dos espaços.
• Olfato: Uma vela aromática auxilia a estimular positivamente o olfato e associa a um bom sentimento. Mas não abuse nas fragrâncias, ok?
• Audição: Música ambiente também achega na construção de uma boa experiência, mas em volume bem baixo, para não atrapalhar o diálogo com o comprador.
• Paladar: Oferecer um bom café ou um copo de água fresca ajuda a quebrar o gelo.
• Tato: O toque em almofadas ou sofás com um tecido de textura agradável também originam boa sensação.