Tipos de vernizes: conheça os principais e para que servem

Solução composta por resinas sintéticas ou naturais, o verniz serve para proteger a superfície da madeira, não permitindo infiltrações ou propagação de pragas. É uma película de acabamento que ressalta a textura ou cor natural da madeira. Conheça a seguir os variados tipos de vernizes.

De consistência líquida, o verniz forma uma película quando seca em contato com o ar, produzindo  uma camada fina, brilhante e transparente.

Se você não entende nada de verniz, ou precisa esclarecer algumas questões sobre a sua utilização, este artigo vai explicar tudo o que você precisa saber. Saiba também sobre o que é stain, diluente e seladora.

Tipos de vernizes

tipos de vernizes

Existem basicamente 3 tipos de vernizes: o fosco, o acetinado e o brilhante. O verniz fosco não confere nenhum brilho à madeira, o verniz acetinado deixa a peça brilhando discretamente enquanto o verniz brilhante (ou alto brilho) dá um brilho significativo.

VEJA TAMBÉM: Como pintar uma parede do zero: passo a passo


Dependendo da peça a ser envernizada, se é externa ou interna, são 4 os principais tipos de vernizes para madeira. Confira:

Verniz marítimo

O verniz marítimo realça e enobrece superfícies de todos os tipos de madeira. De fácil aplicação e secagem rápida, pode ser usado em madeira nova ou em repintura.

Geralmente utilizado em superfícies internas, pode também ser aplicado externamente, como decks, terraços e mobiliários, sendo muito resistente às agressões do ambiente e prolongando o aspecto natural da madeira. Dependendo da marca, não precisa diluir.

Se for preciso, diluir com no máximo 10% de aguarrás. São necessárias 2 a 3 demãos em sua aplicação, com um intervalo médio de 12 horas entre cada uma.


Verniz tingidor

É um verniz utilizado para dar cor à madeira. Resistente às intempéries, realça os veios naturais da madeira nova e também pode ser usado em áreas internas.

Dependendo do fabricante, pode ser utilizado com ou sem diluição em aguarrás. As cores mais comuns são imbuia ou mogno, sendo necessárias 3 demãos com intervalos de 12 horas entre elas.


Verniz copal

De fácil aplicação e excelente rendimento, é indicado para revestir superfícies internas de madeira, novas ou para repintura, possuindo alta penetração e proporcionando um duradouro acabamento brilhante. Já vem pronto para uso, podendo ser diluído conforme as necessidades em um pouco de aguarrás. São necessárias 3 aplicações separadas por intervalos de 12 horas.


Verniz premium 

Como o próprio nome indica, é um verniz de alta qualidade. Ao ser aplicado, forma uma película com alto poder de penetração e capacidade elástica que previne o aparecimento de trincas e rachaduras.

Da mesma maneira que oferece maior proteção contra fungos, algas e mofo. Pode ser aplicado em áreas internas e externas, em madeira nova ou repintura. Se a diluição for em madeira nova interna, a 1ª demão precisa levar 30% a 50% de aguarrás; demais demãos, 15% de diluente.

Se for madeira nova externa, a 1ª demão leva 50% de aguarrás e, demais demãos, em 15% de diluente.


Tipos de Verniz: Verniz em spray

Indicado para o ferro, o gesso, a cerâmica e a madeira (e ainda papel isopor), é mais usado em estúdios de arte ou em serviços de decoração em residências ou ambientes administrativos.

Além de proteger contra a corrosão, oxidação e desbotamento, o verniz em spray também evita a ferrugem.


​Como se faz a aplicação do verniz para madeira?

A primeira coisa a fazer antes de aplicar o verniz é lixar a madeira para o material cumprir sua função de selador, protetor ou tonalizante. As peças já envernizadas também precisam ser lixadas para remover o verniz anterior.

Para aplicar o verniz, pode-se usar o pincel, o rolo, uma pistola de pintura e ainda uma “boneca” de envernizar, que é uma ferramenta básica que utiliza pano com enchimento, daí o nome que pode parecer estranho aos desavisados.

A boneca é utilizada para não deixar a madeira com marcas de pincel ou de rolo. Até a pistola pode deixar marcas se a pessoa não tiver experiência ou habilidade.

Esse método para envernizar é bem fácil de fazer: basta um tecido de algodão e um punhado de estopa. O tamanho do pano e a quantidade de estopa vai depender das suas necessidades, ou seja, da superfície que deseja envernizar. É um cálculo que tem que ser feito “no olho”.

É bem simples de fazer, basta colocar o punhado de estopa bem no meio do tecido de algodão formando uma bola de pano (ou uma boneca, se preferir!). Obviamente, vai precisar dar um laço com um elástico no “pescoço” da boneca para poder efetuar a tarefa de envernizar.


​O que é stain?

De fácil aplicação e manutenção, o stein realça os veios da madeira, repele água (hidro-repelente) e não forma filme sobre a sua superfície, mantendo o aspecto natural e rústico de portas e janelas.

Ao não formar a camada de filme de proteção como faz o verniz, o stein não corre o risco de trincar, sendo assim absorvido pela madeira. Pode ser encontrado em dois tipos: o preservativo, que tem ação anti-fúngica, e o de acabamento, sem qualquer tipo de inseticida em sua composição.

O modo de aplicação e o número de demãos devem seguir as instruções do fabricante. Não é recomendado aplicar o stein diretamente sobre outros acabamentos (tintas e vernizes) nem se deve fazê-lo em ambientes fechados e úmidos.

Também não é preciso usar o produto em excesso. Tampouco se deve manipular o stein em madeiras verdes ou molhadas nem em dias muito frios, com temperaturas abaixo dos 10°C.

Por ser um produto que não trinca nem se desprende da madeira, sua manutenção é simples. Basta fazer nova aplicação quando estiver desgastado. Deve-se lavar a superfície, deixar ficar bem seca, lixar novamente com esponja comum de limpeza e então aplicar uma ou duas demãos, conforme achar necessário.


Stain ou verniz? 

A grande vantagem do stein sobre o verniz é que dá para reaplicar por cima da camada antiga sem precisar lixar. Basta uma limpeza que remova o pó e outras sujeiras.

Por ser um produto impregnante, o stein não pode ser aplicado sobre a tinta,  pois assim não irá cumprir sua função de selar a madeira. Outro aspecto importante é que ele não descasca mas é capaz de desbotar com a passagem do tempo.

Diferente do verniz, o stein pode ser aplicado diretamente da lata, sem precisar diluir com aguarrás. As ferramentas de aplicação são as mesmas do verniz. O stein é feito principalmente para as áreas externas, por agir contra os fungos e ser resistente à umidade, mas também pode ser utilizado em áreas internas.


Diluente e seladora

O diluente é utilizado para diluir o verniz à base de solvente antes de aplicá-lo na madeira. Como você viu anteriormente nesse artigo, a aguarrás é o diluente utilizado no caso do verniz.

Já a seladora tem como função fechar os poros da madeira e também de prepará-la para receber verniz ou tinta. A sua função é, além de proteger a madeira da ação do tempo, evitar que a madeira absorva a tinta, o que reduz os gastos com tinta e ajuda a ter um resultado final com maior qualidade. Pode também ser utilizada como único acabamento para a madeira, deixando-a com um aspecto rústico.

VEJA TAMBÉM: Construir uma casa de madeira do zero: ideias, plantas e dicas

No entanto, como ela não cria uma camada protetora externa, é preciso fazer 3 aplicações, sempre precedidas por lixamento da madeira. Como a seladora descasca, não é recomendada para uso externo.

Esse artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários. Não se esqueça de curtir a partilhar com amigos e familiares. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *