Revestimentos para churrasqueiras: conheça os variados tipos

A carne na brasa é um dos pratos preferidos do brasileiro e todo mundo gostaria de ter uma churrasqueira caseira. Anteriormente, as churrasqueiras eram feitas de tijolos, mas existem outros materiais que podem ajudar a inovar, conferindo um look mais moderno e adequado à decoração do seu ambiente. 

Hoje em dia, já existe a possibilidade de comprar a churrasqueira prontinha, é só chegar em casa e montar. De qualquer forma, vale a pena conferir quais os melhores revestimentos para churrasqueira.

Antes de mais nada, é preciso ter em conta que revestimentos para churrasqueiras devem ser resistentes ao calor. Conheça algumas ideias a seguir.

VEJA TAMBÉM: Como construir um muro: aprenda os principais princípios de construção

Porcelanato e pastilhas de porcelana

porcelanato ceramica revestimento

Altamente resistente, o porcelanato não trinca nem dilata quando submetido às altas temperaturas, sendo uma ótima opção para revestir sua churrasqueira.

Fácil de limpar, com baixa absorção de gordura, é o mais barato dos materiais, podendo apresentar diferentes opções de aparência, desde imitação de madeira até pedras naturais.

porcelanato ceramica revestimento-1

As pastilhas de porcelana, muito usadas em locais úmidos como saunas e banheiros, também são resistentes ao calor da brasa, deixando o acabamento com excelente aspecto pois, como são vendidas em pequenas unidades, são indicadas para superfícies com curvatura.

Revestimento de aço inox 

aco inox revestimento

O revestimento em aço inox é um investimento um pouco maior mas dá um ar moderno à sua churrasqueira e pode também ser utilizado na área externa.

Muito prático na hora da limpeza, é um material altamente resistente ao calor, também com baixa absorção de gordura. Ele é encontrado em peças inteiriças e também em pastilhas.

Revestimentos para churrasqueiras: Pedras Naturais 

pedras naturais revestimento

Esse tipo de acabamento é muito usado para churrasqueiras em área rural, uma excelente opção para quem tem um sítio ou uma chácara, dando aquele toque rústico e elegante e combinando muito bem com outros elementos em madeira.

Porém, se você mora em área urbana e gosta deste tipo de material, uma excelente alternativa é utilizar os filetes de pedra São Tomé, que dão um ar de modernidade à sua churrasqueira.

Mármore marrom imperial

Para quem tem um orçamento maior e folga para investir, mármores e granitos são uma ótima opção, conferindo um ar mais nobre à sua churrasqueira. No entanto, evite revestir o fundo da churrasqueira com pedras, pois elas ficam chamuscadas com muita facilidade. 

Prefira os tons mais escuros, que não ficam manchados com gorduras, lenha, carvão ou bebidas. Mas, se mesmo assim você quer uma pedra mais clara em sua churrasqueira, é bom impermeabilizar o material para não deteriorar com o tempo. 

Evite também a utilização de quartzos e materiais sintéticos por causa das altas temperaturas ou mesmo em churrasqueiras externas, por causa da ação das chuvas. 

Revestimentos para churrasqueiras: Madeira

Para quem não abre mão de um visual rústico, a madeira também pode ser utilizada como revestimento de churrasqueira mas deve ser utilizada sobre uma estrutura que isole o calor, como tijolos refratários a altas temperaturas. 

Modelo tradicional versus kits prontos

A principal vantagem em apostar em um kit pronto é que você mesmo pode montar sua churrasqueira, resolvendo rapidamente o seu problema. Os modelos conhecidos como high tech, encontrados em vários tamanhos, incluem acessórios como braseiro, coifa, grelha elevatória e espetos. 

Comercializadas já prontas, essas churrasqueiras também podem levar acabamentos, sendo necessário rebocar a face exterior antes de aplicar qualquer material. Esse revestimento – que pode ser feito de pastilhas ou granitos – deve ser assentado com massa refratária.

VEJA TAMBÉM: Casa Container: como construir e ideias

 Para maior durabilidade, o revestimento deve ser impermeabilizado, sendo que o acabamento deve ser alvo de manutenções periódicas.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *