O que fazer antes de começar uma reforma: Dicas de planejamento

A nossa casa deve ser o melhor do lugar do mundo. Por isso, é natural fazer uma reforma quando temos necessidade de promover mudanças no local. Porém, reformar a casa faz parte das grandes decisões da vida de uma pessoa e é algo que deve ser muito bem planejado e executado. Saiba tudo sobre reforma: dicas de planejamento.

Nesse artigo, vamos lhe falar sobre os cuidados extremamente importantes e decisivos que você precisa ter até o fim da obra para tudo correr bem. Confira a seguir.

Reforma: Dicas de planejamento

o que fazer reforma

Comece anotando tudo no papel. Faça um desenho de como você quer que fique o ambiente, escreva os detalhes, para que arquitetos e decoradores possam mais tarde, quando contratados, aprimorar e adaptar as suas ideais, bem como os profissionais que irão executar a obra. 

Com base nisso, elabore uma lista com tudo o que será necessário, procurando especificar os produtos e materiais. Calcule o espaço e o tamanho das mobílias que você deseja colocar, para ver se tudo cabe no ambiente ou se você deve procurar outra opção de decoração. 

Uma dica: com uma fita crepe você pode desenhar no espaço as medidas e formas dos móveis que você deseja colocar nos lugares, para ver de vai dar certo, calculando o espaço para entradas e locomoção.

VEJA TAMBÉM: Ambiente multifuncional: Aproveite o espaço da sua sala

Busque inspiração em revistas, livros e na internet quando for imaginar a sua reforma, guardando tudo o que você gostar num caderno ou arquivo digital, fazendo anotações sobre tudo o que gostou. 


Sobre os profissionais

Para o planejamento da sua reforma e do que será colocado nos ambientes no lugar do que está hoje, analise a contratação de um profissional. Isso será muito importante se, durante a obra, for necessário mexer em aspectos técnicos como a estrutura da casa, alvenaria, tubulações elétricas e hidráulicas.

Tente contratar profissionais para a sua reforma que tenham sido indicado por amigos e familiares, do arquiteto ao homem que vai pintar a parede da casa. Geralmente, profissionais indicados são mais confiáveis, pois não querem desvalorizar as indicações que receberam.

Não se esqueça que certamente os profissionais darão uma estimativa do tempo total para a obra ser finalizada, mas que haverá chances desse tempo se estender.

No caso de utilizar materiais e acabamentos especiais na sua obra, certifique-se que os profissionais encarregados de fazer a reforma estejam familiarizados com eles. Para não ter que, no meio do processo, contratar outro profissional, desperdiçando tempo e dinheiro. 

Para ajudar você a fazer o orçamento, arquitetos, engenheiros e designers de interiores são os mais indicados a lhe ajudar, já que eles possuem mais experiência com o assunto e como manejá-lo. Leia mais sobre orçamento no tópico seguinte.


Reforma: Dicas de planejamentoSobre o orçamento

Na hora de fazer o orçamento, contabilize desde os profissionais contratados e os materiais para a reforma até a parte final da decoração.

Tenha em mente que você vai gastar dinheiro, talvez até um pouco mais do que imagina, por isso é importante elaborar um orçamento bem completo, com as especificações de cada elemento, como marca, preço e valor de entrega, em ver de fazer um cálculo no chute, imaginando os custos.

Claro que você poderia contratar um profissional, mas isso iria aumentar os  custos. 

Refaça os cálculos mil vezes se for você mesmo a fazer o orçamento. Confira se o valor bate sempre e tente se lembrar de todos os itens. Não se esqueça de ter sempre um dinheiro de reserva para os imprevistos. 


Sobre você

Sim, você. Seria ingenuidade pensar que sua rotina não vai mudar com reformas ocorrendo na sua casa. Por isso, é preciso planejar a logística da empreitada para decidir se realmente vai realizá-la e como será sua vida durante a obra. 

Antes de tudo, pense se não seria melhor procurar outro lugar para morar em vem de promover reformas  em sua casa. Se a reforma for mesmo necessária e os seus custos são muito altos, talvez valha mais a pena vender a sua casa e se mudar para outra. 

Se escolheu fazer a reforma, tudo bem, mas certifique-se que uma mudança tão grande não abale sua vida em termos financeiros e emocionais. Claro que algumas reformas são necessárias, como a chegada de um novo membro da família, por exemplo. Mas se for algo para causar muito estresse e incomodações em sua vida, talvez não seja a hora de uma mudança. 

Pense onde você vai ficar durante a reforma. Tem outro lugar na casa onde morar durante as obras no quarto? É importante definir essas coisas para não prejudicar a sua rotina e a dos profissionais que lá estarão trabalhando. Uma alternativa é ficar na casa dos pais, de alguém da família, dos amigos. 

Uma ótima ideia é tirar férias durante as reformas em sua casa. É extremamente importante, porém, que você acompanhe a obra, que resolva os problemas que surgem no meio do caminho. 

VEJA TAMBÉM: Reforma de casa: quais materiais serão necessários

Por fim, para minorar o desconforto causado por uma obra desse tipo, tanto para você mas como para todos os envolvidos, é preciso tomar algumas providências: se você mora em um prédio, é obrigatório avisar o síndico. Isso é importante porque cada condomínio pode ter um horário para o quebra-quebra e para a circulação de materiais pelos corredores, escadas ou elevador. 

Além do mais, seja casa ou apartamento, avise sempre os vizinhos que vão ocorrer obras, já que podem ser incomodados pelo ruído e pela movimentação. Inclusive, se for o caso, se você não puder receber algum material ou produto, eles poderão dar uma mãozinha. 

Se esse artigo foi útil para você, partilhe com seus amigos e familiares. Não se esqueça de curtir e deixar seu comentário. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *