Como prevenir incêndios em sua casa

Incêndio doméstico vem causando vários acidentes e matando e ferindo milhares de pessoas anualmente, essa situação vem custando muito mais do que bens de valor e memórias. Veja alguns passos que você pode tomar para diminuir as chances de sua casa tornar-se uma parte dessa estatística.Incêndio doméstico vem causando vários acidentes e matando e ferindo milhares de pessoas anualmente, essa situação vem custando muito mais do que bens de valor e memórias.

Como prevenir incêndios em sua casa

Veja alguns passos que você pode tomar para diminuir as chances de sua casa tornar-se uma parte dessa estatística.

• Vistorie a sua casa. Você pode precisar contratar, alguma pessoa experiente em fiação elétrica doméstica, encanamento (gás), e ar condicionado.

• Fique na cozinha quando estiver utilizando o fogão. Se você tiver que sair, desligue todas as trempes do fogão. Afinal, você está saindo somente por um minuto, você pode ligar a panela ou frigideira quando retornar. Este simples passo prevenirá uma das situações mais comuns que causam incêndios domésticos: cozinhar desatentamente.

Quando cozinhar com óleo, mantenha uma tampa ou assadeira plana por perto. Se as chamas surgirem, somente sufoque o fogo com a tampa e desligue depressa o fogão para deixá-la esfriar. Não tente mover a panela. Não use água. A água superaquecida vai explodir em vapor e pode ocasionar queimaduras graves e o óleo pode espirrar e espalhar o fogo.

• Não cozinhe quando estiver consumindo álcool ou muito cansado. Coma algo já pronto, faça um sanduíche frio e vá dormir. Cozinhe a sua refeição depois, quando você estiver totalmente descansado.• Nunca se sente ou deite-se quando estiver fumando. Ficar de pé, geralmente, previne você de adormecer ao fumar. Está muito cansado? Ponha o cigarro em um cinzeiro e vá para a cama.

• Verifique as condições do seu sistema elétrico. Busque por receptores indevidamente aterrados. Muitos aparelhos modernos estabelecem tomadas (aterradas) “três vertentes”, mas as pessoas às vezes utilizam um adaptador para ignorar esse recurso de segurança, ou até mesmo quebram o pino terra do cabo do aparelho. Modificar circuitos existentes para fornecer a ligação à terra é um trabalho indicado a um eletricista profissional.

• Busque por disjuntores de circuitos, caixas de painel ou caixas de fusível. Averígue se há disjuntores ou fusíveis que podem ter circuitos muito sobrecarregados. Estes são classificados para proteção de circuito único, mas às vezes nas caixas de painel desatualizadas ou muito pequenas, pessoas vão colocar dois ou mais fios no terminal de um único disjuntor ou fusível.

• Observe as luzes que ficam piscando, ou oscilações. Estas condições podem ser ocasionadas por influências externas, mas se elas acontecem, muitas vezes, podem sugerir uma má ligação ou um curto-circuito.

• Analise disjuntores que “desarmam” ou fusíveis que “explodem” com freqüência. Este é quase sempre um sinal de um circuito sobrecarregado ou outro problema de fiação, geralmente de natureza mais grave.

• Observe as conexões do disjuntor individual, de maneira especial nas caixas de painel ao ar livre, se há corrosão, sinais de talas de dano térmico (carvão ou resíduo de fumaça perto de terminais), que pode ser sinal de fio desencapado ou danificado.

• Averígue o fio terra. Uma falha na construção de sistema de aterramento e de ligação pode ser perigosa em relação ao choque elétrico, como fogo. Procure por parafusos, grampos, ou outros dispositivos de conexão soltos e peças enferrujadas.

• Nunca armazene líquidos inflamáveis próximo de fontes de calor.Mantenha gasolina, diluentes de tinta e outros líquidos ou materiais altamente inflamáveis em recipientes aprovados pelo INMETRO e fora de casa.Não guarde qualquer líquido inflamável em uma garagem ou despensa que tenha um aparelho equipado com indicador luminoso na mesma. Esteja seguro, mantenha esses itens ao ar livre, ou em um cômodo separado.

• Nunca use cabos de extensão para aparelhos de ar condicionado. Um cabo superaquecido é como um aquecedor elétrico fora de controle.

• Tenha cuidado com decorações de festas, particularmente árvores de Natal. Árvores de Natal naturais são altamente inflamáveis, quando se tornam secas e luzes de árvore velhas, descuidadas ou baixa qualidade causam muitos incêndios, quando combinadas com uma árvore esteja ela seca ou molhada.

• “‘Tenha muito cuidado em qualquer situação'” onde você usa um cabo de extensão por longos períodos de tempo. Muitas vezes, tráfego de pessoas, ou de mobília pode comprometer estes cabos, causando a possibilidade de um incêndio. Decorações de festas frequentemente são acesas durante semanas com esses cabos e se você permanecer usando-os, use um cabo de alta qualidade com uma classificação suficiente para a finalidade pretendida.

• Ensine seus filhos a não brincar com isqueiros ou fósforos. As crianças são comumente a causa e as vítimas de incêndios e não se deve aceitar que elas tenham acesso a fósforos ou isqueiros. Considere obter uma caixa

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *