Como preparar a parede antes de pintar

Se você pretende pintar uma parede, saiba que não é só pegar o rolo, passar na tinta e depois na superfície a ser pintada. Veja tudo sobre como preparar a parede antes de pintar.

Para que a pintura de sua parede tenha qualidade, é importante tomar alguns cuidados antes de aplicar tinta no local. Nesse post, vamos lhe ensinar como preparar sua parede para a pintura com passos práticos e dicas simples. 

Se você não é um profissional de pinturas, é importante estar atento a todos os detalhes. Assim, evitar-se-ão problemas com a sua parede no futuro. 

Além do preparo da parede para receber a tinta, é fundamental investir em materiais de construção de qualidade, pois o resultado final de sua pintura vai depender muito da qualidade da tinta empregada. 

VEJA TAMBÉM: Como proteger o piso e os móveis de respingos de tinta

Hoje em dia, você encontra tintas de qualidade a preços bem acessíveis, o importante é dar uma boa pesquisada para comprar tintas de marcas com qualidade reconhecida no mercado. 

Além das tintas, você vai precisar de algumas ferramentas que são empregadas na construção civil, sem as quais será difícil realizar a empreitada. 

Como preparar a parede antes de pintar

como preparar parede pintar

São necessárias as seguintes ferramentas para o preparo de uma superfície a ser pintada: 

  • Rolo de lã para pintura;
  • Braço para rolo de lã;
  • Bandeja para pintura;
  • Espátula de aço;
  • Escova de aço;
  • Desempenadeira de aço;
  • Lixa;
  • Escada;
  • Lona plástica para proteger superfícies e móveis;
  • Pano limpo;
  • Luvas para proteção das mãos.

Os profissionais possuem todas estas ferramentas e materiais, mas se você não for contratar um pintor profissional, terá que adquiri-las ou então pedir emprestado a alguém.

Passo a passo de como preparar a parede antes de pintar

Acompanhe agora o nosso passo a passo de como preparar uma parede para pintura. 

1 – Proteja o chão e os móveis do cômodo a ser pintado

A primeira coisa a fazer é proteger o piso e os móveis do cômodo a ser pintado. Nesse caso, nós recomendamos usar papelão ondulado, que absorve a tinta antes dela chegar ao chão. Se não conseguir, pode usar revistas e jornais. Não use plástico porque gruda nos pés e, se respingar tinta e alguém pisar em cima, pode espalhar pela casa toda. 

A proteção serve para não danificar o piso nem os móveis durante os trabalhos de pintura. Além disso, a proteção ajuda na limpeza final da obra, reduzindo o trabalho depois que a obra foi concluída. 

2 – Corrija os defeitos da superfície da parede:

O segundo passo é conferir se existem alguns defeitos na sua parede, que podem ser trincas, bolhas, manchas de óleo ou graxa na superfícies, o reboco esfarelando. 

Se a superfície estiver apenas suja, lave com detergente e água sanitária. Se houver trincas de grandes dimensões, elas terão que ser corrigidas com argamassa similar à utilizada no reboco das paredes. Se elas forem menores, utilize gesso para preencher as aberturas. 

É importante identificar a origem do problema se houver trincas ou manchas de bolor, pois estes problemas voltarão novamente a afetar o estado de sua parede. 

As bolhas e o reboco esfarelando você corrige raspando a superfícies com uma espátula ou escovando com uma escova de aço. 

3 – Aplique o fundo preparador de paredes   

O passo seguinte é a aplicação do fundo preparador de paredes ou então o selador, dependendo da superfície. O primeiro é indicado para superfícies de gesso, enquanto o selador é usado para superfícies com reboco convencional. 

Se a parede for nova, será preciso esperar o tempo de cura do reboco, para evitar reações químicas entre os materiais. O tempo de cura do reboco é de aproximadamente 30 dias.

4 – Regularize toda a superfície:

Se você deseja uma superfícies bem lisa e uniforme, será preciso emassar a parede antes de pintar. Nesses casos, utiliza-se a massa corrida para as superfícies internas e secas. Para os ambientes externos e molhados, deve-se utilizar a massa acrílica. Espere a massa corrida secar antes de passar ao passo seguinte. 

5 – Lixe e limpe a superfície emassada:

Para deixar a parede mais uniforme e lisa para receber a pintura, você vai ter agora que lixar a superfície emassada. Depois de feito, passe um pano limpo sobre a superfície para eliminar o pó após o lixamento. 

Todas estas etapas são necessárias para garantir uma boa aparência à sua parede, pois dá para perceber a olho nu defeitos no emassamento. 

Depois de concluídas essas etapas, sua parede já está pronta para receber a tinta desejada. Lembre-se mais uma vez que uma tinta de qualidade será fundamental para um bom resultado final. 

Considerações finais

Agora que você conhece o passo a passo para pintar uma parede, é hora de colocar as mãos à obra.

Lembre-se de identificar a causa do problema se você detectar a presença de mofo, umidade ou trincas na sua parede, pois senão estes problemas voltarão a ocorrer independentemente de pintura que você faça. 

VEJA TAMBÉM: Cozinha integrada: dicas, decoração e fotos para te inspirar

Se esse artigo foi útil para você, partilhe com seus amigos e familiares. Não se esqueça de curtir e deixar o seu comentário. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *