PISO DE CONCRETO: VANTAGENS, PREÇOS E TIPOS

Ao chegarmos a locais como escritórios, supermercados, hospitais, nos deparamos com um tipo diferente de piso, sem azulejos, rejuntes, que por si só acumulam muita sujeira, esse piso é chamado de piso de concreto. Esse piso é conhecido pela sua durabilidade e resistência, além de dar um lindo acabamento ao local onde ele é posto.

O que torna esse piso diferenciado é o fato dele poder ser utilizado tanto em ambientes externos quanto em ambientes internos, e atualmente vem chegando a nossas casas. Mas antes de chegar às vantagens, preços e tipos dos pisos de concreto, primeiro é preciso saber quais os materiais necessários para fazer essa bela e simples arte.

Os principais materiais utilizados para fazer o piso de concreto são a areia e pedra brita limpa, sem materiais como argila, barro ou materiais orgânicos como raízes e folhas. O cimento deve ter boa qualidade e a água deve ser limpa.

Sabendo disso, basta mistura-los, mas não é tão simples assim, pois a mistura é como uma receita, muito de um ou pouco de outro pode prejudicar no resultado final, ou seja, caso seja adicionada muita água, a mistura perderá a consistência e com isso a resistência, já a falda da mesma pode deixar o concreto grosso e seco, resultando em buracos no piso.

Veja também: Dicas De Como Colocar Piso – Assentamento Passo A Passo

 VANTAGENS DO PISO DE CONCRETO

.Esse tipo de piso possui uma série de vantagens que vão desde sua resistência até seu baixo custo. Sua resistência é dada pela mistura do cimento que após seco vira uma densa camada que virá a ser o piso, geralmente essa camada possui cerca de 30 milímetros de espessura, o que o torna mais resistente ainda, além disso, o concreto é muito durável e possui um custo mais acessível já que seus materiais têm um baixo custo.

Depois de instalado, é de fácil limpeza, já que para isso bastam apenas água e sabão, deixando de lado produtos de limpeza pesada que possuam abrasivos, o recomendado é a aplicação de cera líquida e ou verniz de cinco em cinco meses para dar um brilho maior ao piso. Além de dar ao ambiente uma sensação de amplitude e de maior iluminação, ele também pode ser instalado em diversos ambientes e fica perfeito em todos eles, possui cores neutras, mas pode receber tingimento ou textura.

QUANTO AO PREÇO DO PISO DE CONCRETO

Geralmente quando vamos comprar algum item de material de construção, esse material é vendido pelo metro quadrado (m²), e não é diferente com os pisos de concreto.

Seu valor pode variar de loja para loja, mas sua média de valor fica em torno de R$25 a R$30 reais, mas variam de acordo com os materiais que compõe o concreto, obviamente se forem de baixa qualidade, o preço será mais barato, porém não valerá a pena já que o concreto também será de baixa qualidade, o mesmo ocorre se os materiais forem de boa qualidade, porém ao contrario, o preço irá se elevar já que o piso ficará com aparência e qualidade boas.

TIPOS DE PISO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Quando passamos por diferentes ambientes que contém o piso de concreto, sendo eles internos ou externos, nos deparamos com diferentes tipos do mesmo. Em ambientes externos encontramos pisos mais resistentes e menos lisos, já em ambientes internos, encontramos pisos também resistentes, porém mais lisos e bem acabados, podendo receber camadas de tinta ou de resina epóxi que dão um brilho especial para o piso.

Dentre os pisos de ambiente externos, está o piso de concreto armado que é feito com ferragens passivas, ou seja, o concreto comum é adicionado ás vigas de aço armadas no chão ou em outros locais como viadutos e outras obras que precisam de maior proteção, já quando feito com ferragens ativas, pode ser chamado também de concreto protendido, a resistência desses pisos dependem da dosagem de seus materiais, ou melhor, dizendo, a proporção deles.

Outro piso utilizado em ambientes externos é o piso de concreto intertravado, que também é conhecido como bloquete ou paralelepípedo que são utilizados nas pavimentações, são produzidos em formas e após sua formação, são montados como um quebra-cabeça. Já nos ambientes internos, os pisos são mais lisos, recebendo o nome de piso de concreto polido, São mais utilizados em galpões, quadras poliesportivas, indústrias e etc.

O mais indicado para ambientes caseiros é o piso de concreto queimado, que trás um visual mais rústico devido ao seu “queimado”, só que esse nome não tem nada a ver com fogo, o piso recebe esse nome devido a um processo que é feito ainda com o piso mole e úmido, joga-se pó de cimento por cima desse piso mole, espalhando-o de forma que fique bem liso e utilizando uma desempenadeira de aço para nivelar o piso, que depois de seco fica bastante liso. Esse tipo de piso pode receber coloração, que é basicamente feito com o mesmo processo, porém o cimento recebe tingimento, dando mais cor ao piso.

O piso tingido com uma camada de resina epóxi metalizado ou até mesmo utilizando um processo de marmorização deixa o ambiente maravilhosamente lindo, porém no momento da limpeza alguns cuidados devem ser tomados, principalmente evitar o uso de água na superfície do piso, devido ao fato de que ele ficará muito escorregadio.

Como esse piso é extremamente liso, bastará apenas um pano úmido, seguido de um enceramento líquido para dar brilho ao piso, como ele não possui rejunte ou fendas na superfície, a chance de acumular sujeira é muito pequena, o que faz desse piso uma ótima escolha para todos os ambientes, principalmente para o interior das casas.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *