Piso de cerâmica ou madeira? Qual melhor opção?

A escolha do revestimento ideal para o piso de uma casa ou apartamento é uma das partes mais importantes do acabamento de um ambiente, cumprindo um importante papel funcional no espaço, já que tem o poder de oferecer conforto térmico, isolamento acústico e até higiene. Piso de cerâmica ou madeira? Saiba qual é a melhor opção!

Mas como escolher corretamente com tantas opções disponíveis? A verdade é que, na prática, existem dois tipos de pisos, os de madeira e os de cerâmica. Se você deseja saber qual a opção mais adequada para a sua casa, confira as nossas dicas, compare os materiais e tire as suas próprias conclusões!

Piso de cerâmica ou madeira?

piso ceramica madeira

Antes demais nada, vamos lhe falar um pouco mais sobre as características gerais desses dois materiais. Começando pela madeira, devemos lembrar que é um material natural, orgânico e vivo, sendo muito utilizado nos pisos por conferir aconchego ao ambiente e proporcionar a sensação de contato com a natureza. 

No entanto, pelo seu elevado custo e baixa resistência à umidade, a madeira foi perdendo espaço nos projetos para materiais mais vantajosos em termos de manutenção, custo e limpeza. É quando entram em cena os revestimentos cerâmicos, que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. 

Resistência à umidade e manchas

O piso de madeira confere sofisticação e elegância a um ambiente, por isso o seu alto valor de mercado, sendo um material bem mais caro que os demais.

No entanto, a madeira requer cuidados especiais na limpeza e manutenção diária, pois, como é um material orgânico, é mais sensível a líquidos, absorvendo a umidade, o que pode causar manchas na superfície e o aparecimento de micro organismos, diminuindo a resistência do material.

VEJA TAMBÉM: O que fazer antes de começar uma reforma: Dicas de planejamento

Por esses motivos é que a madeira é recomendada para ambientes secos, como quartos e salas, por exemplo.

Nesse ponto, os revestimentos de cerâmica, também conhecidos como porcelanato, apresentam vantagens em relação à madeira por serem resistentes e também pelo baixo nível de absorção de líquidos, tornando-se ideais para as áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. 


Conforto térmico

A madeira apresenta um desempenho térmico mais constante, conferindo mais conforto aos ambientes e ajudando a manter sua temperatura interna. Pelo seus aspecto aconchegante, de temperatura agradável ao toque, a madeira é muito indicada para regiões de clima frio, podendo ser usada em lugares mais quentes sem quaisquer problemas. 

No caso do porcelanato, a sua grande desvantagem em  relação à madeira é que sua casa não fica tão acolhedora nos dias frios, pois a retenção do calor é menor e faz com que o material esfrie e esquente dependendo do clima e das condições de insolação.  


Limpeza e manutenção

Cuidados com a limpeza e a manutenção são das grandes vantagens do porcelanato, tornando-o bastante indicado para ambientes de muita utilização. Sendo assim, além do uso em residências, é muito apropriado em lugares de alto tráfego de pessoas, como lojas, centros comerciais, escolas, etc. 

Por outro lado, os pisos de madeira precisam de cuidados mais específicos para a limpeza e manutenção diárias, pois apresentam um desgaste mais aparente que os pisos de cerâmica.

Assim, é preciso que a camada de verniz aplicada sobre a madeira precisa ser refeita periodicamente. Além do mais, a vida útil desse tipo de material vai depender muito do tipo de madeira e do local de instalação. 

No entanto, o piso de madeira dá para restaurar completamente por meio de raspagem e nova aplicação de verniz, ficando com o aspecto de um piso novo. 


Resistência ao impacto

Ambos os materiais são muito resistentes, porém a madeira tende a danificar mais quando submetida ao arrastar de móveis ou queda de objetos.

A desvantagem do porcelanato é que causa muito eco nos ambientes, ao contrário da madeira, que é um material que absorve o som. 


Estética diferenciada

No quesito estética, a madeira apresenta uma gama menos diversificada de acabamentos que o porcelanato por ser um material natural, ao passo que este pode ser encontrado em diferentes cores, formatos e texturas.

Essa diversidade faz com que os revestimentos cerâmicos se adequem bem aos mais diversos projetos, além de apresentarem custos mais acessíveis que a madeira natural. 

Lembrando que já existe no mercado porcelanato que simula o efeito da madeira, não apenas o visual, mas também o táctil, com algumas placas reproduzindo a textura dos veios da madeira.

No entanto, a diferença é que esse material vai continuar apresentando uma temperatura mais fria que a madeira. Essa opção é adequada para quem quer ter uma aparência mais natural do piso e menos trabalho com a manutenção. 

Mas provavelmente você já escutou falar nos laminados de madeira, que são mais baratos que os pisos de madeira maciça, mas, atenção, continuam a ser mais caros que os pisos de cerâmica.

No entanto, os laminados perdem tanto em beleza quanto em sofisticação em relação à madeira natural, que talvez seja mais indicado investir em pisos cerâmicos 3D, com cor e textura que se aproximam do aspecto amadeirado!


Mas a dúvida continua. Afinal: piso de cerâmica ou madeira?

Os pisos de madeira são indicados para que mora em regiões mais frias e conta com o investimento necessário para a aquisição desse material. Por ser menor prático, o piso de madeira está condicionado à questão da possibilidade de manutenção frequente. Sem falar que a durabilidade da madeira é menor, pois tende a manchar e risca até com o uso do salto do sapato no dia-à-dia. 

Já os pisos de cerâmica são mais indicados para quem deseja um espaço personalizado, mas com uma melhor relação custo-benefício. Essa opção é ótima para quem mora em casas ou apartamentos pequenos, em que se deseja atribuir a sensação de amplitude e continuidade, já que o material pode ser utilizado em salas, quartos, cozinhas, varandas, banheiros, etc.

VEJA TAMBÉM: Cantinho do café: dicas, decoração e fotos para te inspirar

Certamente, a escolha entre a madeira e o porcelanato vai depender de cada projeto, do orçamento disponível e de uma série de fatores que devem ser analisados, entre eles os mencionados neste artigo.

Se a leitura desse post foi útil para você, partilhe com amigos e familiares. Não se esqueça de curtir e deixar o seu comentário. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *