Pintura da casa: veja como começar

Você quer dar uma boa repaginada em sua casa mas está sem dinheiro? Pois a pintura da casa pode ser uma excelente opção.

Também não tem dinheiro para pagar um pintor profissional? Pois nós selecionamos aqui um guia com diversas dicas para você se aventurar na pintura de sua casa sem medo de fazer feio.

Pintura da casa: dicas

Confira 12 dicas para pintores de primeira viagem e, no final, fique com um passo a passo básico para você meter as mãos à obra!

#1 – Cuidado com as tintas

É preciso ter cuidado ao misturar tintas da mesma cor, sejam elas tintas a base de água, a base de óleo, etc. Se as tintas não forem do mesmo lote, é melhor misturar antes de usar, pois tintas das mesma cor e lotes diferentes podem apresentar diferenças de tonalidade.

Tenha atenção também na hora de escolher a cor dos cômodos da casa. Saiba que você gastará menos eletricidade quanto mais claras forem as cores escolhidas, pois a luz do dia ilumina melhor e por mais tempo.

VEJA TAMBÉM: Ideias práticas para bancadas de cozinha

Se a parede do cômodo recebe muito calor, o mais indicado é usar uma cor fria (como o verde, azul e púrpura); se ela ao contrário recebe muito frio, utilize cores quentes (como o vermelho, laranja e amarelo).

#2 – Forre bem o local

Forre bem todo o chão, pois você certamente não vai querer estragar o piso, não é mesmo? Pode ser com jornais e revistas, mas o melhor material é aquele papelão ondulado, que absorve a tinta rapidamente sendo muito barato. Não use plásticos pois eles demoram mais a secar a tinta além de ficarem grudando nos pés, rasgando com mais facilidade.

#3 – Confira a previsão do tempo

Não pinte as paredes de sua casa se o tempo estiver muito úmido, pois a tinta demora mais para secar. Pelo contrário, se o clima estiver muito quente ou seco, fica difícil de espalhar a tinta, o que pode deixar a parede manchada. O ideal é pintar em dias em que a umidade está superior a 10%. Evite pintar em dias muito quentes com temperaturas acima de 30°C;

#4 – Limpe a parede

Antes de começar a pintar, limpe bem a parede. Se estiver muito suja, use água e detergente. Se tiver mofo, passe água sanitária.

#5 – Proteja o rodapé

Cubra os rodapés com fita crepe bem grossa para não sujar. Retire bem o pó para a fita aderir melhor e depois passe a régua por cima para deixar tudo bem coladinho.

#6 – Proteja as dobradiças

Coloque vaselina líquida nas dobradiças, pois o óleo evita que a tinta grude nelas.

#7 – Cubra as maçanetas

Cubra as maçanetas com papel alumínio para evitar respingos de tinta.

#8 – Pintura da casa: Proteja as janelas

Coloque fita crepe na moldura das janelas da mesma maneira que antes protegeu os rodapés. Quando for pintar, passe o rolo na direção contrária à janela e, se respingar, tire a tinta com uma espátula.

#9 – Pincel

É importante saber qual pincel é o mais indicado para cada local  da parede. O pincel de parede se chama trincha e é diferente dos pincéis de pintar parede. Observe primeiramente as cerdas: as trinchas feitas de cerda animal são para uso geral com tintas acrílicas de base aquosa ou solúvel.

Já as cerdas sintéticas são mais indicadas para pinturas com esmaltes, vernizes acrílicos ou látex. Use trinchas de cerdas pretas para pintar os detalhes e cantos das paredes.

O rolo não é indicado para pintar os cantos e não alcança certos lugares. O rolo de pelo alto segura mais tinta e, por isso, rende mais. É indicado para tintas à base de água, para superfícies ásperas, absorventes ou rugosas.

Já o rolo de pelo baixo permite um resultado final melhor e pode ser usado em tintas à base de solventes. Esse modelo respinga menos que os de pelos altos.

#10 – Técnica W

Para pintar de maneira uniforme, utilize a técnica do W. Pintar em linha reta dá muito trabalho e é mais demorado.

#11 – Segunda demão de tinta

Primeiro pinte os limites da parede com pincel e depois complete essa área com o rolo antes que seque. Espere 3 horas antes de repetir a operação. Essa segunda demão elimina as diferenças entre a pintura de rolo e pincel que tinham ficado na primeira.

#12 -Pintura da casa: Pinte na ordem certa

Você vai economizar tempo e dinheiro se pintar na ordem correta. Comece pelo teto e depois siga a seguinte ordem: paredes, portas, janelas e, por último, o rodapé. 

Agora que você ficou com essas 12 dicas fundamentais, confira o passo a passo para pintar você mesmo as paredes de sua casa. Mas antes fique com kit pintura dos materiais: 


Kit Completo de Pintura

· Rolo de lã 23cm;

· Garfo para Rolo;

· Prolongador ou cabo para rolo de tinta;

· Bandeja de aplicação de tinta;

· Pincel Médio;

· Lixa Massa Média e Fina;

· Espátula;

· Pano;

· Jornal ou lona para cobrir o piso;

· Desempenadeira de Aço;

· Massa Corrida;

· Selador Acrílico

· Tinta Acrílica na cor escolhida (Fosco /Semi Brilho/Acetinado).


Passo a passo para pintura interna

Agora, confira o passo a passo para pintar as paredes internas de sua casa. 

1. Lixe a superfície

As lixas mais finas (220 ou 240) são próprias para quando a superfície está mais firme e sem muito excesso no reboco. Se estiver mais grosseira, use lixas mais grossas (80 ou 100). Com o próprio tato da palma das mãos, verifique se a superfície está lisa o suficiente para receber o selador.

VEJA TAMBÉM: Como pintar uma parede do zero: passo a passo

2. Aplique o selador

Misture bem o selador na bandeja de aplicação e aplique com o rolo nas paredes em movimentos de sobe e desce. 

3. Corrija as imperfeições

Com uma  desempenadeira, aplique a massa corrida. Nos cantos, use uma espátula. Corrija todos pequenos buracos que podem ter ficado na parede, aplicando a massa com uma espátula.

Espere secar 2 ou 3 horas e depois regularize a superfície com uma lixa. Aplique o selador sobre a massa corrida. O selador irá reduzir o consumo de tinta, o item mais caro de todos. Agora é só aplicar a tinta. 

4. 1ª demão de tinta

Dilua a tinta segundo as instruções do fabricante expressas na lata. Pinte as paredes com a técnica do W, segundo já explicamos acima. Na hora de usar o rolo de lã de carneiro, evite que fique muito encharcado. 

5. 2ª demão de tinta

Em média, dá para aplicar a 2ª demão quatro horas depois da primeira aplicação. Repita os mesmos movimentos até finalizar toda a superfície. Aplique também nos cantos, bonecas de porta e janelas. 

Depois que finalizou, limpe todo o ambiente e retire todos os respingos de tinta. Escolha sempre materiais de boa qualidade e tenha em mãos o kit de pintura completo.

Se esse artigo foi útil para você, partilhe com seus amigos e familiares. Não se esqueça de curtir e deixar o seu comentário. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *