MANTA TÉRMICA E MANTA ASFÁLTICA, O QUE É E QUANDO UTILIZAR E OUTRAS INFORMAÇÕES

Quando começamos a construir nossa casa, esperamos que a mesma fique aconchegante e confortável tanto nos dias quentes quanto nos dias frios, porém existem diversos tipos de casas com diversos tipos de telhados, e isso interfere potencialmente na temperatura ambiente do local.

Com isso, foi feita a manta térmica que é uma manta feita de papel Kraft reforçado com trama de fios e uma folha de alumínio em cada lado, sua função é manter a temperatura ambiente. Sob a luz do sol, ela age repelindo os raios U.V, diminuindo assim a ação deles, diminuindo a quentura da casa, já no frio, ela faz com que a temperatura interna permaneça dentro da casa, como uma estufa.

É de grande importância que a manta seja de boa qualidade, já que existem diversos tipos de tamanhos e mantas que possuem dois lados de alumínio e outras que possuem um só.

Já a manta asfáltica é utilizada principalmente em divisórias de telhados, onde há risco de infiltração de água, porém existem mantas asfálticas líquidas que são espalhadas ao longo de telhados de alumínio para cortar o calor excessivo, a adesiva possui uma cola de alta fixação de um lado e pode ser toda preta ou ter alumínio. Sua função impermeabilizar o ambiente em que ela for instalada, sendo usada principalmente em rachaduras ou espaços vazios que correm o risco de serem infiltrados por água.

Veja também: PISO DE CONCRETO: VANTAGENS, PREÇOS E TIPOS

MANTA TÉRMICA E ASFÁLTICA NO TELHADO

A manta asfáltica é impermeável, podendo ser vendida líquida ou em fitas adesivas, sendo excelente pra vedar o telhado contra chuvas fortes e também contra a alta temperatura do sol, geralmente sua instalação é feita por cima do telhado, a fim de que se houverem trincados nas telhas, a mesma poderá ser usada para veda-los.

Outra forma de utilizar as mantas no telhado é na junção deles com a parede, principalmente em telhados feitos em locais já construídos como numa varanda, ou seja, se houver chuva e a água escorrer pelas paredes a manta fará com que essa água não infiltre no telhado devido seu sistema de vedação, gerando transtornos aos moradores do local.

Ela é muito utilizada em empresas e em casas com telhado embutido, onde a chance de uma infiltração é bem maior. Já a finalidade da manta térmica é proteger o ambiente do frio e do calor excessivo, fazendo com que a temperatura ambiente fique estável e confortável, ela também é impermeável e por isso evita goteiras e outros tipos de infiltrações.

Sua instalação é feita por baixo das telhas e do caibro e ripas que as sustentam, para que elas não fiquem soltas de baixo do telhado, a mesma pode ser pregada ou grampeada á madeira, já que o vento passa por de baixo das telhas, ocorrendo o risco da manta se soltar ou amassar, fazendo com que seu efeito seja prejudicado.

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

A semelhança dessas mantas é que elas ocupam papeis levemente parecidos, já que as duas são mantas responsáveis pela impermeabilização do ambiente, sendo a térmica responsável pela temperatura e a asfáltica pela água. Outra semelhança é que as duas são instaladas no telhado. Já as diferenças se encontram mais focadas no valor já que as térmicas possuem um valor mais acessível, porém as asfálticas têm um preço mais elevado já que se utilizada ao longo do telhado, acaba por fazer o papel da manta térmica também, porém para cobrir o telhado inteiro com manta asfáltica de alumínio, irá custar um preço mais elevado.

PRECAUÇÕES A SEREM TOMADAS

Algumas precauções precisam ser tomadas no momento da aplicação desses materiais, principalmente quanto ao local que receberá as mantas. Para a recepção das mantas asfálticas, a superfície deverá estar totalmente limpa, sem ciscos ou outras partículas que podem interferir na colagem dessa manta, que deve ser feita com pressão, do meio em direção às bordas, caso contrário poderão ser formadas bolhas que irão estragar a manta.

Outra precaução, que é pouco conhecida, é a temperatura em que as mantas asfálticas devem ser aplicadas, geralmente a temperatura deve estar acima dos 22°C para que haja melhor efeito da cola.

Já as mantas térmicas exigem menos precauções, já que para sua aplicação basta apenas que as madeiras do telhado estejam postas para dar suporte à manta, com isso ela é aplicada e necessita ser fixada, já que seu material é bastante leve, com isso são utilizados pregos ou grampos para melhor fixação da manta.

Após isso, o telhado deve ser posto no lugar de forma correta, para que na presença de chuva, a infiltração não seja exagerada. É interessante também fazer a combinação das duas mantas. Em locais quentes, mas de muita chuva, a combinação das mantas irá gerar uma forte proteção para a casa, evitando o calor e a umidade.

Sabendo disso, fica a dica de como tornar sua casa um ambiente mais confortável no quesito temperatura e protegida das ações da chuva, basta apenas pesquisar um pouco e procurar se informar sobre coisas simples, mas que são muito úteis no seu dia-a-dia.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *