Dicas de como colocar piso – assentamento passo a passo

Um piso de boa qualidade é fundamental para ter uma casa de qualidade, durabilidade e de fácil limpeza. Quando se coloca um piso, é muito difícil refazer todo o trabalho em caso de serviço mal feito, portanto é necessário montar o piso com cuidado e seguindo os passos adequados para ser capaz de desfrutar de um piso seguro, nivelado, de fácil higiene, duradouro para conviver de maneira mais confortável.

Dicas de como colocar piso – assentamento passo a passo

Aprenda como fazer um lindo telhado embutido em sua casa 

Colocar piso – passo a passo

Assentar placas de concreto – Deve começar tudo fazendo um contrapiso com placas de concreto, em caso de haver um lastro de madeira em sua propriedade, pois apesar de ser possível iniciar o trabalho muitas vezes direto na madeira isto não é recomendável, já que a madeira não permite a junção firme e estável, fazendo o piso ficar instável e irregular. As placas de concreto às vezes encarecem a obra, mas valem a pena, pois quanto melhor e mais regular o suporte mais equilibrado e duradouro será o piso

Equipamentos de segurança – O cimento contido em argamassas e reboques é altamente tóxico podendo causar problemas na visão, então para manuseá-lo é necessário utilizar roupas seguras como mangas e calças compridas, óculos com proteção lateral, sapatos impermeáveis e luvas para produtos alcalinos. Use um ventilador ao menos no momento de despejar e misturar o pó de argamassa, embora se recomende que ele seja utilizado todo o tempo. Utilize um traje sem aberturas, que não possibilite o contato da argamassa com a pele.

Colocar a argamassa – Ponha argamassa aditivada na madeira. Você tem dez minutos para fazer isso, porque depois desse tempo o material começa a secar, certifique-se de nivelar bem a argamassa com uma desempenadeira com dentes da largura das placas de concreto.

Começar a colocar as placas de concreto – Comece pelo canto do cômodo posicionando a primeira placa com o peso do corpo e fixando com uma parafusadeira. Na lateral da placa de concreto, coloque um parafuso a cada vinte cm e, no meio, a cada vinte e cinco a trinta cm.

Separando as placas – Isso se faz colocando a primeira e segunda placas em pontas opostas do cômodo, impedindo assim que fiquem encavaladas.

Cortar placas – Se você precisar cortar as placas para que elas caibam no cômodo use uma serra ou um cortador de pisos de carbureto que não custa mais de quarenta reais . Tudo isso para que fiquem perfeitas.

Rejuntar – Espalhe um pouco de argamassa com a espátula e coloque a fita de fibra de vidro na junção. Deslizando a espátula na fita e apertando os cantos para fixá-la .

Limpando antes de ladrilhar – Tire todos os restos de sujeira de cima do trabalho já feito, isto permitirá uma maior firmeza entre piso e concreto.

Ladrilhar – Teste várias formas de fazer o trabalho, como começar do centro para as bordas, o que deixa um belo efeito, ou ao contrário, se as peças forem irregulares.

Encontrar o centro da sala – Usando um carretel de linha de giz faça uma linha em cada parede e continue a linha até chegar do outro lado

Reunir e abrir as caixas de azulejos – Abra as caixas alternando a ordem de acordo com a sua necessidade

Despejar argamassa – Jogue argamassa onde pretende começar a instalação do piso espalhando o produto com o lado plano da desempenadeira. Depois o distribua de forma homogênea em linhas retas com o lado dentado, criando um pano regular, para o piso ficar bem fixado a argamassa. Se estiver usando argamassa use no máximo dez minutos, se estiver usando cimento-cola espere quinze minutos para começar. Use cimento-cola com pisos de linóleo e vinil, e argamassa com pisos de cerâmica e porcelana.

Assentando pisos – Inicie pelo meio do cômodo pressionando com cuidado cada peça sobre a argamassa. Esse serviço também pode ser feito com uma marreta de borracha no fim de cada setor trabalhado.

Colocar espaçadores – A cada peça posta ponha espaçadores nas suas quinas para colocar perfeitamente as outras peças. Sempre limpe os excessos de argamassa para não deformar o serviço.

Menos das bordas – Ponha todos os ladrilhos menos os das bordas para depois poder medir o espaço que sobrou e poder cortar corretamente.

Argamassa diretamente – Nessas bordas coloque argamassa direto nas peças fragmentadas e depois deixe secar de um dia para o outro e remova os espaçadores.

Começar o rejunte – Misture o rejunte como diz na embalagem, espere dez minutos e com a depenadeira espalhe entre os azulejos. Depois remova o excesso com uma esponja e deixe secar várias horas.

Calafetar – Com uma pistola de calafetação espalhe a massa com cuidado para não atingir nenhum dos azulejos

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *