Como iluminar bem a sala de estar

Acertar na iluminação da sala de estar é algo fundamental para trazer comodidade e beleza ao ambiente. Mas não é orientado apenas comprar as melhores luminárias. O importante é conseguir harmonizar no projeto luminotécnico e utilizar bem as diferentes formas de iluminar.

O trabalho inicia na busca pela melhor aplicação da entrada de luz natural. Informações como pé-direito alto, grandes janelas e claraboias são recursos que auxiliam nesta tarefa. O próximo passo é completar, sem exageros, a iluminação geral da sala.

Uma idéia para garantir a iluminação geral é arriscar em rasgos no forro de gesso, spots espalhados no teto ou as charmosas sancas. Mas se a ideia for ter um fluxo luminoso uniforme, seria melhor investir em plafons e luzes difusas. Alguns profissionais recorrem ainda ao efeito “Wall Washing”. A técnica utiliza vários pontos de luz ao longo da parede, o que permite e destacar quadros e esculturas. Os lustres ainda são uma probabilidade na sala de estar, contudo, não admitem regular a luminosidade dos fachos.

Esculturas, obras de arte e design são alguns exemplos de itens que fazer jus a receber fachos diferenciados.
A iluminação focal é alcançada por meio de luminárias reguláveis em trilhos ou spots direcionáveis. E o espaço de leitura é um dos cantos da sala que estabelece tal proposta luminotécnica.

Pendentes, abajures e luminárias de piso instaladas ao lado da poltrona são indicados na hora de acrescer a visibilidade no ambiente. Impeça somente a presença de fachos de luz diretos sobre quem estiver sentado no móvel.

Outra maneira de iluminar a sala é investir em arandelas. O recurso admite criar ambientes intimistas, graças à luz indireta, e aproveitar melhor os pilares que não podem ser retirados. Mas é fundamental observar que a peça deve ser instalada na altura correta: entre 2 metros e 2,2 metros (nas casas de pé-direito tradicional).

O BÁSICO PARA ILUMINAR BEM CADA AMBIENTE DA CASA – A SALA

A iluminação de uma casa, além de ser bonita, tem que ser funcional. Por isso, como em cada ambiente são executadas atividades diferentes, a forma de iluminar também é diferente. Quando temos ambientes integrados ou onde se concretizam diversas atividades é preciso planejar para escolher e distribuir da melhor forma as luminárias.

Veja o que você não pode esquecer:

Em todos os ambientes:

a) Todos os ambientes carecem de ter uma iluminação central, que iluminará o ambiente inteiro, para o dia-a-dia e limpeza. Mas só um plafon central é muito pouco: Não atende necessidades específicas, não consente criar “climas” diferentes e não ajuda a enfatizar pontos interessantes ou “esconder” aqueles que você não quer chamar atenção.

Como iluminar uma sala

Uma boa iluminação é muito importante em qualquer cômodo da nossa moradia e na sala também, porque é, juntamente com a cozinha, um dos ambientes mais usados. Uma sala bem iluminada aceitará desenvolver todas as atividades ali de forma mais aconchegada e acolhedora. Mesmo que também dependa do tamanho da sala e da entrada de luz natural, o que você deve ter em conta quando ilumina a sala é muito simples:

Instruções:

1. Procure luminárias e acessórios de iluminação que te deixem gerar diferentes possibilidades de iluminação.

2 O ideal é poder ajustar três tipos de iluminação na sala: geral, ambiente e pontual.

3 A iluminação geral dá uma luz uniforme em toda a sala e não cria sombras. Esta iluminação central você pode arranjar com uma luminária de teto ou com plafons embutidos provocando vários pontos de luz.

4 A luz geral é alocada na zona central onde também habituam situar-se a mesa ou o sofá, ou ainda você pode aproveitar nesta zona uma luminária pendente a meia altura, nem muito alta nem muito baixa.

5 A iluminação pontual é para conseguir destacar certas zonas ou objetos, de uma vitrine ou biblioteca até um quadro.

6 A luz de led é muito brilhante e você pode usá-la para destacar um canto da sala, bem como as alógenas que dão uma luz branca intensa.

7 A iluminação ambiente é mais sutil e cria um jogo entre luzes e sombras que é benéfica para delimitar diferentes zonas da sala.

8 Para esta iluminação você pode aproveitar luminárias de pé ou de mesa em móveis secundários que também são perfeitas se você tiver uma zona de leitura em sua sala.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *