Como escolher o lustre perfeito para o seu cantinho

Deixar uma habitação com boa aparência e personalidade depende muito da decoração como um todo, mas basta colocar um lustre para deixar qualquer cômodo mais sofisticado. Veja como escolher o lustre perfeito!

O lustre é um dos principais representantes da elegância em uma casa e pode agregar não somente beleza ao ambiente, mas também uma boa iluminação, ajudando na composição de todo plano decorativo de uma residência.

Não tem como não reconhecer: cheio de braços que saem do seu centro, com diversas lâmpadas e pequenas peças decorativas esculpidas com delicadeza, é um item que pode ser encontrado nos mais diversos modelos e materiais, satisfazendo a todo tipo de gosto e permitindo a escolha certa que irá favorecer ainda mais a decoração de sua casa.

Muitas vezes, os lustres são itens exclusivos, que embelezam e decoram todo o ambiente. Eles podem ser discretos ou roubar toda a cena, mas são, sem sombra de dúvidas, um elemento que agrega valor a uma casa. Ou seja, além da decoração do espaço se tornar mais atrativa, é também um elemento que irá valorizar qualquer imóvel que esteja à venda.

Como escolher o lustre perfeito para a sua casa

escolher lustre perfeito

Por isso, é fundamental escolher o modelo certo para ter um ambiente bem harmonizado. Como ele é parte intrínseca da decoração, a escolha do lustre deve ser feita em consonância com os demais itens decorativos.

O mesmo deve ser pensado na situação contrária: quando ainda não se começou a decorar a casa, mas o lustre já foi instalado, o ideal é adequar o resto da decoração ao modelo já instalado.

Os lustres são mais usados em salas de estar e de jantar, mas também podem ser utilizados nos quartos de dormir. Não existem modelos específicos para cada cômodo, o que vai determinar é o gosto e o estilo da pessoa.

Também é preciso considerar o espaço disponível para o lustre, onde deve haver cuidado para sobrecarregar o ambiente com um acessório maior que o espaço pode comportar.

VEJA TAMBÉM: Melhores cores para cozinha: Veja dicas e fotos incríveis

Outro ponto que não deve ser subestimado é o material do lustre, afinal, ele irá fazer toda a diferença na combinação com outros itens da decoração, como as cores do cômodo, mesas e cadeiras.

Os mais procurados ainda são os lustres de cristal, mas essa é uma tendência que está mudando com o surgimento de novas tendências na decoração de interiores, onde lustres e pendentes mais arrojados saem fortalecidos.

Por conta disso, os lustres acabam sendo um diferencial na hora de adquirir um imóvel. Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam escolhendo um imóvel em um estágio mais completo no que diz respeito à decoração e à iluminação, entre outros itens, não precisando se preocupar e perder tempo com a resolução desses detalhes.

Para escolher bem o lustre, é preciso levar em conta:

#1. Altura certa

Para evitar que o lustre atrapalhe a visão das pessoas, procure deixar o acessório de 70 centímetros a um metro acima da mesa. Se o acessório estiver no centro de um espaço aberto, como uma sala ou um hall, posicione-se em baixo do lustre e meça uma distância de 30,4 cm entre a sua cabeça e o ponto mais baixo do lustre. A medida mínima de 2,13 metros de distância do piso também funciona.

#2. Diâmetro do lustre

Para facilitar a medição correta do acessório, existem duas regrinhas: a) adicionar o comprimento e a largura do ambiente e converter o valor para centímetros – esse é o diâmetro perfeito para esse espaço; b) se o lustre se localizar em cima de uma mesa, o diâmetro ideal deve medir entre 30,5 e 38 centímetros.

#3. Material da mesa

Se a mesa for de vidro, invista em um lustre que emita sua luz para cima, de modo a não refletir na mesa e causar desconforto.

#4. Evite exageros na quantidade

Se o cômodo for pequeno, coloque um único lustre e de tamanho reduzido para não sobrecarregar o ambiente.

#5. Considere os outros elementos do ambiente

Um lustre fora de contexto pode até ser muito bonito, mas ele precisa harmonizar com a composição geral do ambiente. Por isso, quando for escolher o acessório, tenha em mente o estilo que já existe no espaço. Se a decoração é mínima, um lustre escultural irá causar um bom impacto nos visitantes. Ao mesmo tempo, se já existem muitas peças no ambiente, um lustre simples pode ser bem mais eficaz. 

#6. Formato do ambiente

O formato do ambiente deve ser analisado na hora de escolher um lustre que se encaixe no espaço em si e não somente na decoração. Por exemplo, corredores, cozinhas e banheiros, que são espaços estreitos, combinam com um lustre mais linear que valoriza as proporções espaciais do ambiente. 

#7. Não tenha receio de decorar com múltiplos

Não se esqueça que a disposição dos móveis também influi na localização do lustre. Não é preciso que ele fique sempre no centro do ambiente. Por exemplo, em espaços maiores, com diferentes áreas separadas por móveis, a utilização de um lustre de tamanho apropriado sobre cada espaço deixa o ambiente cheio de alma. 

#7.  Que tal um design feito sob medida?

Se você sabe muito bem aquilo que quer para a sua casa, um lustre sob medida pode ser uma ótima opção, principalmente se você tiver orçamento para adquirir uma peça verdadeiramente assinada. 

VEJA TAMBÉM: Planta baixa de arquitetura: O que é e para que serve

#8. O tipo de ambiente não limita o lustre

Se você acha que lustres não combinam com banheiros e cozinhas, repense os seus conceitos. Tenha em mente que todo ambiente deve ser considerado incrível e o lustre na medida certa adiciona personalidade. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *