Ambiente multifuncional: Aproveite o espaço da sua sala

Com a crise do mercado imobiliário, é normal que o preço do metro quadrado cresça cada dia mais. E que a tendência seja a de oferecer apartamentos com metragens cada vez mais reduzidas. Sem falar que existe também uma procura maior por apartamentos para uma ou duas pessoas. E então surge o grande dilema: como caber um apartamento todo em um pequeno espaço? Ambiente multifuncional é a resposta!

É nessa hora que entram em campo arquitetos e decoradores, que tem conseguido ultrapassar este desafio, conseguindo transformar qualquer cubículo em um lugar aprazível e muito funcional. É seguindo esta tendência que surgiu o conceito de ambiente multifuncional!

Ambiente multifuncional

Transformar um ambiente em um espaço multifuncional é uma necessidade para quem vive em apartamentos pequenos. Foi pensando em tornar estes “apertamentos” em locais aconchegantes que os profissionais bolaram ideias muito interessantes para você se inspirar:

#1. Mobiliário conversível

Não temos somente o sofá-cama como um móvel conversível. Os designers tem encontrado cada vez mais soluções compatíveis para quem não tem espaço em casa. Existem mesas que dão para dobrar e guardar em um canto que ninguém veja. Assim como há cadeiras que podem ser montadas a partir de quadro decorativos.

Temos também os banquinhos que dá para esconder em baixo da mesa e utilizar quando chegar visita ou se fizer necessário. Esse tipo de mobília permite manter a casa organizada, sem móveis que fiquem ocupando o caminho.

VEJA TAMBÉM: Como construir uma casa economizando

Uma ideia interessante é a colocação de televisão em um tripé móvel em um projeto de cozinha conjugada com sala de estar, que permite a quem estiver cozinhando não perder o capítulo da novela ou o jogo de futebol. Existem sofás também com somente um encosto, mas com assento para os dois lados.

#2. Armário é essencial

O que mais faz falta em apartamentos pequenos são armários onde dê para guardar a tralha toda, pratos panelas, materiais de limpeza, colcha, roupas.

Aproveite também para utilizar os cantos das paredes, existem muitos móveis projetados justamente para os cantos da casa. Outra ideia são as camas baú  que permitem guardar o que for necessário.

#3. Espelhos

Abuse dos espelhos porque eles causam uma sensação de amplitude muito grande. Reserve uma parede da sala para os espelhos, pode ser um bem grande ou muitos de vários tamanhos. O resultado é o mesmo.

#4. Divisórias flexíveis 

Quem mora em um apartamento quarto e sala pode utilizar portas divisórias que permitem uma abertura completa do quarto para a sala, aumentando o espaço para quando receber visitas e podendo privar o quarto quando sentir vontade.

Outra dica legal é colocar portas de correr na cozinha – e no banheiro – o que economiza espaço e ainda ajuda a disfarçar a bagunça que não se quer que os outros vejam.

#5. Transparência

Opte por móveis e objetos de vidro ou acrílico para dar profundidade à sala, quarto e banheiro.

#6. Mesa

A mesa redonda acomoda mais gente sem interferir na passagem. Se o tampo for de vidro, melhor ainda.

#7. Cozinha americana

Uma tendência cada vez mais em voga, a cozinha americana é uma solução importante para um melhor aproveitamento dos espaços e que dá uma sensação de amplitude muito maior. É preciso ver se o projeto de seu prédio permite esse tipo de alteração.

#8. Suspensão

Se o chão já está todo ocupado, não tem outro jeito! Explore as paredes com nichos, estantes suspensas e ganchos. Você também pode trocar o rack da TV por um painel pendurado na parede que também é uma solução para quem quer economizar espaço.

#9. Cores

Morar em ambiente diminutos  requer cores mais sóbrias nas paredes. E não se preocupe, pois a sua casa não vai se transformar em um hospital, mas sim ficar clean e mais espaçosa. Use a criatividade e procure derivações, criando assim uma combinação de paleta ‘tom sobre tom’.

VEJA TAMBÉM: Pintura da casa: veja como começar

#10. Use iluminações diferentes

Em um apartamento de quarto e sala, ou numa quitinete, a iluminação é um pequeno detalhe que faz toda a diferença. Uma dica é compor dois espaços com duas iluminações distintas, montando uma sala de jantar no mesmo ambiente que a sala de estar.

No lugar onde se fazem as refeições, coloque uma luz mais clara e incidente; para receber os amigos, as luzes podem ser mais amenas.

#11. Varanda

Se você tem varanda e pode investir um pouco mais, uma dica é integrar a varanda à sala. Assim, você aumenta o ambiente e aproveita um espaço que seria mal utilizado. 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *